Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo. |
id |
P_RS_7737144b05c1090b2e6696464e150451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3584 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Marta Luz Sisson deCPF:31692362020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6CPF:10544690087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267569Y5Weber, Bernardete2015-04-14T14:22:48Z2009-03-192009-01-14WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410253.pdf: 4778486 bytes, checksum: 3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728d (MD5) Previous issue date: 2009-01-14Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13013/410253.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO HOSPITALARRELAÇÕES HUMANASRECURSOS HUMANOS EM SAÚDEASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTESERVIÇOS DE SAÚDECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAssistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410253.pdf.jpg410253.pdf.jpgimage/jpeg3568http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/3/410253.pdf.jpgcda5123637bc9b9ec4c3be161630fd11MD53TEXT410253.pdf.txt410253.pdf.txttext/plain134171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/2/410253.pdf.txtf1fac4edc69870f7d6a6a6d8728595d1MD52ORIGINAL410253.pdfapplication/pdf4778486http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/1/410253.pdf3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728dMD51tede/35842015-04-30 08:15:38.713oai:tede2.pucrs.br:tede/3584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
title |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
spellingShingle |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa Weber, Bernardete ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RELAÇÕES HUMANAS RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE SERVIÇOS DE SAÚDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
title_full |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
title_fullStr |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
title_full_unstemmed |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
title_sort |
Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa |
author |
Weber, Bernardete |
author_facet |
Weber, Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31692362020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:10544690087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267569Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Bernardete |
contributor_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RELAÇÕES HUMANAS RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE SERVIÇOS DE SAÚDE |
topic |
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RELAÇÕES HUMANAS RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE SERVIÇOS DE SAÚDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-03-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584 |
identifier_str_mv |
WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/3/410253.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/2/410253.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/1/410253.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda5123637bc9b9ec4c3be161630fd11 f1fac4edc69870f7d6a6a6d8728595d1 3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294407745536 |