Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wandscheer, João Paulo Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168
Resumo: This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom.
id P_RS_79733e5dcc6375cfd41c6751075af014
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/10168
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Gutfreind, Cristiane Freitashttp://lattes.cnpq.br/3277381991746025http://lattes.cnpq.br/3470950687776414Wandscheer, João Paulo Pinto2022-04-28T18:17:19Z2022-03-18https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom.Esta dissertação analisa os filmes Tinta Bruta (2018), dirigido por Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e Corpo Elétrico, (2017) de Marcelo Caetano, por meio das cenas de festa e de sexo com o objetivo de analisar aproximações entre homossexualidade e o conceito de queer nas duas obras cinematográficas. Utilizamos como metodologia a análise fílmica e encontramos embasamento teórico em obras e no pensamento de autores como Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) e García (2007). Compreendemos a festa como um espaço e o sexo como uma prática que nos possibilitam analisar aproximações entre atitudes dos protagonistas de cada filme e o termo queer, o qual se distancia do conceito de assimilação. Em Tinta Bruta, notamos nas cenas de festa que os protagonistas vivenciam um contexto que podemos associar a um não-lugar. Em Corpo Elétrico, é possível notar que os protagonistas apresentam um desapego a um núcleo familiar tradicional. Em relação às cenas de sexo, podemos notar - no filme Corpo Elétrico - um distanciamento maior em relação à monogamia. Já em Tinta Bruta, percebemos um afastamento de papéis rígidos na relação sexual, os quais envolvem a ideia de que um homem deve exercer apenas o papel ativo e o outro, o passivo.Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2022-04-26T19:13:03Z No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2022-04-28T17:33:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-28T18:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5) Previous issue date: 2022-03-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183765/Jo%c3%a3o%20Paulo%20Wandscheer%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignCinema BrasileiroHomossexualidadeQueerFestaSexoCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOHomossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745733590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.jpgJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.jpgimage/jpeg5796https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/4/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.jpgddeeda1240ff8d53939e3bd6c04fed90MD54TEXTJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.txtJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.txttext/plain243721https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/3/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.txta1ec135280bf62a95b8eb46b290ca316MD53ORIGINALJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdfJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdfapplication/pdf4049856https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/2/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9aMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/101682022-04-29 20:00:19.172oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2022-04-29T23:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
title Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
spellingShingle Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
Wandscheer, João Paulo Pinto
Cinema Brasileiro
Homossexualidade
Queer
Festa
Sexo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
title_full Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
title_fullStr Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
title_full_unstemmed Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
title_sort Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
author Wandscheer, João Paulo Pinto
author_facet Wandscheer, João Paulo Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutfreind, Cristiane Freitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3277381991746025
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3470950687776414
dc.contributor.author.fl_str_mv Wandscheer, João Paulo Pinto
contributor_str_mv Gutfreind, Cristiane Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema Brasileiro
Homossexualidade
Queer
Festa
Sexo
topic Cinema Brasileiro
Homossexualidade
Queer
Festa
Sexo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-28T18:17:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168
url https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8181374082451029683
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 3590462550136975366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação, Arte e Design
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/4/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.jpg
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/3/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.txt
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/2/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddeeda1240ff8d53939e3bd6c04fed90
a1ec135280bf62a95b8eb46b290ca316
60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765354820403200