Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168 |
Resumo: | This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom. |
id |
P_RS_79733e5dcc6375cfd41c6751075af014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/10168 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gutfreind, Cristiane Freitashttp://lattes.cnpq.br/3277381991746025http://lattes.cnpq.br/3470950687776414Wandscheer, João Paulo Pinto2022-04-28T18:17:19Z2022-03-18https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom.Esta dissertação analisa os filmes Tinta Bruta (2018), dirigido por Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e Corpo Elétrico, (2017) de Marcelo Caetano, por meio das cenas de festa e de sexo com o objetivo de analisar aproximações entre homossexualidade e o conceito de queer nas duas obras cinematográficas. Utilizamos como metodologia a análise fílmica e encontramos embasamento teórico em obras e no pensamento de autores como Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) e García (2007). Compreendemos a festa como um espaço e o sexo como uma prática que nos possibilitam analisar aproximações entre atitudes dos protagonistas de cada filme e o termo queer, o qual se distancia do conceito de assimilação. Em Tinta Bruta, notamos nas cenas de festa que os protagonistas vivenciam um contexto que podemos associar a um não-lugar. Em Corpo Elétrico, é possível notar que os protagonistas apresentam um desapego a um núcleo familiar tradicional. Em relação às cenas de sexo, podemos notar - no filme Corpo Elétrico - um distanciamento maior em relação à monogamia. Já em Tinta Bruta, percebemos um afastamento de papéis rígidos na relação sexual, os quais envolvem a ideia de que um homem deve exercer apenas o papel ativo e o outro, o passivo.Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2022-04-26T19:13:03Z No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2022-04-28T17:33:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-28T18:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 João Paulo Wandscheer - dissertação.pdf: 4049856 bytes, checksum: 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a (MD5) Previous issue date: 2022-03-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183765/Jo%c3%a3o%20Paulo%20Wandscheer%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignCinema BrasileiroHomossexualidadeQueerFestaSexoCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOHomossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745733590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.jpgJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.jpgimage/jpeg5796https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/4/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.jpgddeeda1240ff8d53939e3bd6c04fed90MD54TEXTJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.txtJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdf.txttext/plain243721https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/3/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.txta1ec135280bf62a95b8eb46b290ca316MD53ORIGINALJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdfJoão Paulo Wandscheer - dissertação.pdfapplication/pdf4049856https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/2/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9aMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/101682022-04-29 20:00:19.172oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2022-04-29T23:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
title |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
spellingShingle |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico Wandscheer, João Paulo Pinto Cinema Brasileiro Homossexualidade Queer Festa Sexo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
title_full |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
title_fullStr |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
title_full_unstemmed |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
title_sort |
Homossexualidade e cinema queer brasileiro : uma análise das cenas de festa e de sexo nos filmes Tinta bruta e Corpo elétrico |
author |
Wandscheer, João Paulo Pinto |
author_facet |
Wandscheer, João Paulo Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutfreind, Cristiane Freitas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3277381991746025 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3470950687776414 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wandscheer, João Paulo Pinto |
contributor_str_mv |
Gutfreind, Cristiane Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Brasileiro Homossexualidade Queer Festa Sexo |
topic |
Cinema Brasileiro Homossexualidade Queer Festa Sexo CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This dissertation analyzes the films Hard Paint (2018), directed by Marcio Reolon and Filipe Matzembacher, and Body Electric (2017), by Marcelo Caetano, through the scenes of party and sex with the objective of analyzing approximations between homossexuality and the concept of queer in both movies. We used film analysis as a methodology and found theoretical basement in the books and thoughts of authors such as Nagime (2016), Lacerda Júnior (2015), Lopes (2016), Rich (2013), Moreno (2001), Trevisan (2018) and García (2007). We comprehend the party as a space and the sex as practice that enables us to analyze approximations between each movie's protagonists' attitudes with the term queer, which presents distance from the concept of assimilation. In Hard Paint, we can see through the scenes of party that the protagonists live a context which we can associate with a non-place. In Body Electric, it's possible to notice that the protagonists present a detachment towards the traditional family nucleus. As for the scenes of sex, we can notice - in Body Electric - a longer distance towards monogamy. In Hard Paint, we perceive distancing from rigid sexual roles, which involve the idea of a man being only the top and the other, the bottom. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-28T18:17:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168 |
url |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8181374082451029683 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
3590462550136975366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação, Arte e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/4/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.jpg https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/3/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.txt https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/2/Jo%C3%A3o+Paulo+Wandscheer+-+disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10168/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddeeda1240ff8d53939e3bd6c04fed90 a1ec135280bf62a95b8eb46b290ca316 60d402b6f8a9491f9c3813949976cd9a 220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765354820403200 |