Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5138
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
id RCAP_85c524651463bb0024d12b7ae3fc17e6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e intervenção em problemáticas específicas de leituraDificuldades de aprendizagemDificuldades de leituraDislexiaTestes de leituraDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoAs escolas debatem-se todos os dias com alunos que apresentam dificuldades inesperadas de leitura (Fonseca, 2002; Morais, 2007/2004; Shaywitz, 2008/2003), no entanto não têm um instrumento de avaliação da leitura que minimize a subjectividade das avaliações que cada professor faz nas suas aulas (Castro, 2000). Sucena e Castro (2008) fizeram a adaptação para o português europeu do Lobrot L3, ao qual chamaram Teste de Velocidade de Leitura (TIL), que avalia a velocidade e compreensão leitoras. Nesta segunda aplicação, pretendeu-se verificar se os resultados coincidiam com os das autoras (85 jovens do 5.º ano), para isso aplicou-se o TIL a 253 jovens (120 do sexo masculino e 133 do sexo feminino) do 5.º ano, com 11 anos de idade média. Os resultados mostraram algumas diferenças entre as duas aplicações, contudo verificou-se que o TIL é um bom instrumento de diagnóstico inicial de dificuldades específicas de leitura/dislexia (Sucena & Castro, 2008), o que pode ajudar as escolas a tomarem as decisões mais indicadas para cada situação de leitores com dificuldades.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCunha, Brigitte DetryRUNCunha, Jorge Paulo Carvalho da2011-02-16T15:04:31Z2010-022010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:32Zoai:run.unl.pt:10362/5138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:06.715061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
title Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
spellingShingle Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de leitura
Dislexia
Testes de leitura
title_short Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
title_full Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
title_fullStr Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
title_full_unstemmed Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
title_sort Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
author Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
author_facet Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Brigitte Detry
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de leitura
Dislexia
Testes de leitura
topic Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de leitura
Dislexia
Testes de leitura
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02
2010-02-01T00:00:00Z
2011-02-16T15:04:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5138
url http://hdl.handle.net/10362/5138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137811036635136