Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schein, Zenar Pedro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo estudar como um experimento centrado na produção e na aplicação de um objeto técnico, a balança analítica, pode favorecer a aprendizagem e o estabelecimento de relações entre o referencial empírico, os conceitos, as leis, as teorias e as linguagens simbólicas e matemáticas, envolvendo alunos de quatorze a dezesseis anos de idade, da primeira e segunda séries do Ensino Médio, do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Taquara. Optou-se por uma abordagem construtivista, tendo por hipóteses a educação pela pesquisa e a atividade científica como prática social de referência. A metodologia utilizada nesta dissertação caracteriza-se como pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-abertas e oficinas. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador, entre outros aspectos, possíveis alterações a serem realizadas nos planejamentos das oficinas. A coleta dos dados das entrevistas e oficinas foi feita por meio de gravações dos dizeres do pesquisador e dos alunos, registros de fotografias, relatórios dos pesquisados e anotações do pesquisador. Tanto nas entrevistas quanto nas oficinas, foram desenvolvidas atividades experimentais, as quais foram finalizadas com a construção de uma balança analítica e suas aplicações. Quanto aos resultados desta investigação, apresentouse a didática desenvolvida pelo pesquisador. Pode-se dizer que esta didática, desenvolver o planejamento das entrevistas e oficinas, flexibilizar este planejamento, mediar e dialogar, valorizar o conhecimento prévio dos alunos, saber ouvi-los, deixálos livres para pensar, dizer e fazer, considerar as intervenções dos aprendentes, considerar os procedimentos experimentais adotados pelos alunos, foi fundamental para auxiliar os aprendentes na construção do seu conhecimento. Outro resultado refere-se aos papéis do experimento. Denota-se a importância da atividade experimental no sentido de favorecer a construção de elos entre o referencial empírico e os conceitos, apresentando-se exemplos de evolução dos alunos no que se refere à formulação de conceitos e exemplos de como o conhecimento matemático intervém como estruturante do conhecimento físico. Outro papel do experimentro, ao considerar a atividade científica como referência, consiste em favorecer ao aluno o desenvolvimento de atitudes, de métodos e de conceitos. Salienta-se, com relação a estes aspectos, que os mesmos estão interligados, ou seja, um aspecto interfere no outro. Pretende-se que esta pesquisa possa beneficiar professores de Física e de outras áreas, suscitando questionamentos e reflexões sobre a didática do professor, os papéis do experimento, a importância das atividades experimentais, que possam servir de alicerce à prática do professor na sala de aula
id P_RS_8c3a7cd6b439924f9a3e3bd1ff8e70c8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3525
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Coelho, Suzana MariaCPF:21298491053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6CPF:43742408020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751068Z6Schein, Zenar Pedro2015-04-14T14:13:17Z2007-10-232004-06-04SCHEIN, Zenar Pedro. Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 323102.pdf: 1369936 bytes, checksum: e75434d00e2f5e036c18f4e8b733df4a (MD5) Previous issue date: 2004-06-04Esta pesquisa teve por objetivo estudar como um experimento centrado na produção e na aplicação de um objeto técnico, a balança analítica, pode favorecer a aprendizagem e o estabelecimento de relações entre o referencial empírico, os conceitos, as leis, as teorias e as linguagens simbólicas e matemáticas, envolvendo alunos de quatorze a dezesseis anos de idade, da primeira e segunda séries do Ensino Médio, do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Taquara. Optou-se por uma abordagem construtivista, tendo por hipóteses a educação pela pesquisa e a atividade científica como prática social de referência. A metodologia utilizada nesta dissertação caracteriza-se como pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-abertas e oficinas. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador, entre outros aspectos, possíveis alterações a serem realizadas nos planejamentos das oficinas. A coleta dos dados das entrevistas e oficinas foi feita por meio de gravações dos dizeres do pesquisador e dos alunos, registros de fotografias, relatórios dos pesquisados e anotações do pesquisador. Tanto nas entrevistas quanto nas oficinas, foram desenvolvidas atividades experimentais, as quais foram finalizadas com a construção de uma balança analítica e suas aplicações. Quanto aos resultados desta investigação, apresentouse a didática desenvolvida pelo pesquisador. Pode-se dizer que esta didática, desenvolver o planejamento das entrevistas e oficinas, flexibilizar este planejamento, mediar e dialogar, valorizar o conhecimento prévio dos alunos, saber ouvi-los, deixálos livres para pensar, dizer e fazer, considerar as intervenções dos aprendentes, considerar os procedimentos experimentais adotados pelos alunos, foi fundamental para auxiliar os aprendentes na construção do seu conhecimento. Outro resultado refere-se aos papéis do experimento. Denota-se a importância da atividade experimental no sentido de favorecer a construção de elos entre o referencial empírico e os conceitos, apresentando-se exemplos de evolução dos alunos no que se refere à formulação de conceitos e exemplos de como o conhecimento matemático intervém como estruturante do conhecimento físico. Outro papel do experimentro, ao considerar a atividade científica como referência, consiste em favorecer ao aluno o desenvolvimento de atitudes, de métodos e de conceitos. Salienta-se, com relação a estes aspectos, que os mesmos estão interligados, ou seja, um aspecto interfere no outro. Pretende-se que esta pesquisa possa beneficiar professores de Física e de outras áreas, suscitando questionamentos e reflexões sobre a didática do professor, os papéis do experimento, a importância das atividades experimentais, que possam servir de alicerce à prática do professor na sala de aulaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12807/323102.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaPESQUISA EDUCACIONALAPRENDIZAGEMDIDÁTICACIÊNCIA - EXPERIÊNCIASENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL323102.pdf.jpg323102.pdf.jpgimage/jpeg3413http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/3/323102.pdf.jpg3ebe64f65b9f52aad1605095cd2e77a2MD53TEXT323102.pdf.txt323102.pdf.txttext/plain349870http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/2/323102.pdf.txt28925b1ddb23e15c0504ff3e32f93a43MD52ORIGINAL323102.pdfapplication/pdf1369936http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/1/323102.pdfe75434d00e2f5e036c18f4e8b733df4aMD51tede/35252015-04-17 15:59:58.957oai:tede2.pucrs.br:tede/3525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
title Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
spellingShingle Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
Schein, Zenar Pedro
PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
DIDÁTICA
CIÊNCIA - EXPERIÊNCIAS
ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
title_full Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
title_fullStr Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
title_full_unstemmed Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
title_sort Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
author Schein, Zenar Pedro
author_facet Schein, Zenar Pedro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Suzana Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21298491053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:43742408020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751068Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Schein, Zenar Pedro
contributor_str_mv Coelho, Suzana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
DIDÁTICA
CIÊNCIA - EXPERIÊNCIAS
ENSINO
topic PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
DIDÁTICA
CIÊNCIA - EXPERIÊNCIAS
ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve por objetivo estudar como um experimento centrado na produção e na aplicação de um objeto técnico, a balança analítica, pode favorecer a aprendizagem e o estabelecimento de relações entre o referencial empírico, os conceitos, as leis, as teorias e as linguagens simbólicas e matemáticas, envolvendo alunos de quatorze a dezesseis anos de idade, da primeira e segunda séries do Ensino Médio, do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Taquara. Optou-se por uma abordagem construtivista, tendo por hipóteses a educação pela pesquisa e a atividade científica como prática social de referência. A metodologia utilizada nesta dissertação caracteriza-se como pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-abertas e oficinas. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador, entre outros aspectos, possíveis alterações a serem realizadas nos planejamentos das oficinas. A coleta dos dados das entrevistas e oficinas foi feita por meio de gravações dos dizeres do pesquisador e dos alunos, registros de fotografias, relatórios dos pesquisados e anotações do pesquisador. Tanto nas entrevistas quanto nas oficinas, foram desenvolvidas atividades experimentais, as quais foram finalizadas com a construção de uma balança analítica e suas aplicações. Quanto aos resultados desta investigação, apresentouse a didática desenvolvida pelo pesquisador. Pode-se dizer que esta didática, desenvolver o planejamento das entrevistas e oficinas, flexibilizar este planejamento, mediar e dialogar, valorizar o conhecimento prévio dos alunos, saber ouvi-los, deixálos livres para pensar, dizer e fazer, considerar as intervenções dos aprendentes, considerar os procedimentos experimentais adotados pelos alunos, foi fundamental para auxiliar os aprendentes na construção do seu conhecimento. Outro resultado refere-se aos papéis do experimento. Denota-se a importância da atividade experimental no sentido de favorecer a construção de elos entre o referencial empírico e os conceitos, apresentando-se exemplos de evolução dos alunos no que se refere à formulação de conceitos e exemplos de como o conhecimento matemático intervém como estruturante do conhecimento físico. Outro papel do experimentro, ao considerar a atividade científica como referência, consiste em favorecer ao aluno o desenvolvimento de atitudes, de métodos e de conceitos. Salienta-se, com relação a estes aspectos, que os mesmos estão interligados, ou seja, um aspecto interfere no outro. Pretende-se que esta pesquisa possa beneficiar professores de Física e de outras áreas, suscitando questionamentos e reflexões sobre a didática do professor, os papéis do experimento, a importância das atividades experimentais, que possam servir de alicerce à prática do professor na sala de aula
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-06-04
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHEIN, Zenar Pedro. Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
identifier_str_mv SCHEIN, Zenar Pedro. Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/3/323102.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/2/323102.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3525/1/323102.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ebe64f65b9f52aad1605095cd2e77a2
28925b1ddb23e15c0504ff3e32f93a43
e75434d00e2f5e036c18f4e8b733df4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293811105792