Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636
Resumo: Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.
id P_RS_8c3c521125248a703d8923388b79d566
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4636
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Silva, Juremir Machado daCPF:40617700044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9CPF:95482865053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769693U6Piedras, Elisa Reinhardt2015-04-14T14:42:21Z2008-01-222007-11-21PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397521.pdf: 1726919 bytes, checksum: bf53e10d62542ae399eca0b06910ace6 (MD5) Previous issue date: 2007-11-21Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14968/397521.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialPUBLICIDADEANÚNCIO (PUBLICIDADE)COTIDIANO - MULHERESIMAGINAÇÃOCONSUMOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184826006006007651647212179642901-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL397521.pdf.jpg397521.pdf.jpgimage/jpeg3018http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/3/397521.pdf.jpg92b6d69913bf1612a9dacfe58938c5c3MD53TEXT397521.pdf.txt397521.pdf.txttext/plain503731http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/2/397521.pdf.txt3de08abcca9cd18ec575f0b481feab44MD52ORIGINAL397521.pdfapplication/pdf1726919http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/1/397521.pdfbf53e10d62542ae399eca0b06910ace6MD51tede/46362015-04-18 20:27:24.989oai:tede2.pucrs.br:tede/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T23:27:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
spellingShingle Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Piedras, Elisa Reinhardt
PUBLICIDADE
ANÚNCIO (PUBLICIDADE)
COTIDIANO - MULHERES
IMAGINAÇÃO
CONSUMO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_full Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_fullStr Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_full_unstemmed Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_sort Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Juremir Machado da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:40617700044
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:95482865053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769693U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Silva, Juremir Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv PUBLICIDADE
ANÚNCIO (PUBLICIDADE)
COTIDIANO - MULHERES
IMAGINAÇÃO
CONSUMO
topic PUBLICIDADE
ANÚNCIO (PUBLICIDADE)
COTIDIANO - MULHERES
IMAGINAÇÃO
CONSUMO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-21
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:42:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636
identifier_str_mv PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/3/397521.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/2/397521.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/1/397521.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92b6d69913bf1612a9dacfe58938c5c3
3de08abcca9cd18ec575f0b481feab44
bf53e10d62542ae399eca0b06910ace6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765302247948288