Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636 |
Resumo: | Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias. |
id |
P_RS_8c3c521125248a703d8923388b79d566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4636 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Juremir Machado daCPF:40617700044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9CPF:95482865053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769693U6Piedras, Elisa Reinhardt2015-04-14T14:42:21Z2008-01-222007-11-21PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397521.pdf: 1726919 bytes, checksum: bf53e10d62542ae399eca0b06910ace6 (MD5) Previous issue date: 2007-11-21Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14968/397521.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialPUBLICIDADEANÚNCIO (PUBLICIDADE)COTIDIANO - MULHERESIMAGINAÇÃOCONSUMOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184826006006007651647212179642901-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL397521.pdf.jpg397521.pdf.jpgimage/jpeg3018http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/3/397521.pdf.jpg92b6d69913bf1612a9dacfe58938c5c3MD53TEXT397521.pdf.txt397521.pdf.txttext/plain503731http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/2/397521.pdf.txt3de08abcca9cd18ec575f0b481feab44MD52ORIGINAL397521.pdfapplication/pdf1726919http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/1/397521.pdfbf53e10d62542ae399eca0b06910ace6MD51tede/46362015-04-18 20:27:24.989oai:tede2.pucrs.br:tede/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T23:27:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
spellingShingle |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino Piedras, Elisa Reinhardt PUBLICIDADE ANÚNCIO (PUBLICIDADE) COTIDIANO - MULHERES IMAGINAÇÃO CONSUMO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_full |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_fullStr |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_full_unstemmed |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_sort |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
author |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_facet |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Juremir Machado da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:40617700044 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:95482865053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769693U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt |
contributor_str_mv |
Silva, Juremir Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PUBLICIDADE ANÚNCIO (PUBLICIDADE) COTIDIANO - MULHERES IMAGINAÇÃO CONSUMO |
topic |
PUBLICIDADE ANÚNCIO (PUBLICIDADE) COTIDIANO - MULHERES IMAGINAÇÃO CONSUMO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Diante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:42:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636 |
identifier_str_mv |
PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/3/397521.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/2/397521.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4636/1/397521.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92b6d69913bf1612a9dacfe58938c5c3 3de08abcca9cd18ec575f0b481feab44 bf53e10d62542ae399eca0b06910ace6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765302247948288 |