Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173231 |
Resumo: | Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade. |
id |
UFRGS-2_79124238fefffbccc63d64caac5357f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173231 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piedras, Elisa Reinhardt2018-03-08T02:25:55Z20081808-2599http://hdl.handle.net/10183/173231000758955Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade.In this research, we start from the following problem: How do imaginary and consumption cross people’s everyday life relation to advertising? How do they define their relation to advertising, which use do they make of it, which competence do they develop to comprehend it, how do they appropriate advertising flow? Therefore, we explored how imaginary crosses advertising, its relations with consumption in a post-modern configuration; and persuasive communication as an imaginary seduction, its everyday life background, form and practice. Through the methodological strategy that mixes interviews and focal groups, we analyze how adult women report on their imaginary, their consumption practice, and especially their relation to advertising; obtaining results that set out conditions related to income and schooling.En esta investigación empezamos desde el siguiente problema: ¿Cómo el imaginario y el consumo atraviesan la relación cotidiana de las personas a través de la publicidad? ¿Cómo ellas definen su relación con la publicidad, cuáles los usos que hacen de ella, qué capacidades han desarrollado para comprenderla, cómo se apropian del flujo publicitario? Posteriormente, exploramos como el imaginario cruza la publicidad, su relación con el consumo en su configuración posmoderna; y la comunicación vehemente como tecnología del imaginario y de la seducción, su fondo, formas y prácticas del cotidiano. A través de una estrategia metodológica que mezcla entrevistas y grupos de discusión, observamos las narraciones de mujeres adultas sobre su imaginario, sus prácticas de consumo y en especial su relación con la publicidad; llegando a resultados que explicitan condicionantes relacionados a la renta y al nivel de escolaridad.application/pdfporE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 11, n. 3, (2008), p. 1/17PublicidadeImaginárioConsumoAdvertisingImaginaryConsumptionEveryday lifeWomanPublicidadImaginarioConsumoCotidianoMujerPublicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano femininoPublicity, imaginary and consumption: ads in feminine everyday lifePublicidad, imaginario y consumo: anuncios en el cotidiano femeninoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758955.pdf000758955.pdfTexto completoapplication/pdf174448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/1/000758955.pdf0118bde2fe1d18c1548c192d1c22206eMD51TEXT000758955.pdf.txt000758955.pdf.txtExtracted Texttext/plain53557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/2/000758955.pdf.txtc13331a6ddb314b4706bb46076780e94MD52THUMBNAIL000758955.pdf.jpg000758955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/3/000758955.pdf.jpg52400b95ec33a259f62b7b07b81b8635MD5310183/1732312018-10-30 08:29:19.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:29:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Publicity, imaginary and consumption: ads in feminine everyday life |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Publicidad, imaginario y consumo: anuncios en el cotidiano femenino |
title |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
spellingShingle |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino Piedras, Elisa Reinhardt Publicidade Imaginário Consumo Advertising Imaginary Consumption Everyday life Woman Publicidad Imaginario Consumo Cotidiano Mujer |
title_short |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_full |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_fullStr |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_full_unstemmed |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
title_sort |
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino |
author |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_facet |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Imaginário Consumo |
topic |
Publicidade Imaginário Consumo Advertising Imaginary Consumption Everyday life Woman Publicidad Imaginario Consumo Cotidiano Mujer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Imaginary Consumption Everyday life Woman |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Publicidad Imaginario Consumo Cotidiano Mujer |
description |
Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-08T02:25:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173231 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-2599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758955 |
identifier_str_mv |
1808-2599 000758955 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
E-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 11, n. 3, (2008), p. 1/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/1/000758955.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/2/000758955.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/3/000758955.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0118bde2fe1d18c1548c192d1c22206e c13331a6ddb314b4706bb46076780e94 52400b95ec33a259f62b7b07b81b8635 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447655084457984 |