Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173231
Resumo: Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade.
id UFRGS-2_79124238fefffbccc63d64caac5357f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173231
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piedras, Elisa Reinhardt2018-03-08T02:25:55Z20081808-2599http://hdl.handle.net/10183/173231000758955Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade.In this research, we start from the following problem: How do imaginary and consumption cross people’s everyday life relation to advertising? How do they define their relation to advertising, which use do they make of it, which competence do they develop to comprehend it, how do they appropriate advertising flow? Therefore, we explored how imaginary crosses advertising, its relations with consumption in a post-modern configuration; and persuasive communication as an imaginary seduction, its everyday life background, form and practice. Through the methodological strategy that mixes interviews and focal groups, we analyze how adult women report on their imaginary, their consumption practice, and especially their relation to advertising; obtaining results that set out conditions related to income and schooling.En esta investigación empezamos desde el siguiente problema: ¿Cómo el imaginario y el consumo atraviesan la relación cotidiana de las personas a través de la publicidad? ¿Cómo ellas definen su relación con la publicidad, cuáles los usos que hacen de ella, qué capacidades han desarrollado para comprenderla, cómo se apropian del flujo publicitario? Posteriormente, exploramos como el imaginario cruza la publicidad, su relación con el consumo en su configuración posmoderna; y la comunicación vehemente como tecnología del imaginario y de la seducción, su fondo, formas y prácticas del cotidiano. A través de una estrategia metodológica que mezcla entrevistas y grupos de discusión, observamos las narraciones de mujeres adultas sobre su imaginario, sus prácticas de consumo y en especial su relación con la publicidad; llegando a resultados que explicitan condicionantes relacionados a la renta y al nivel de escolaridad.application/pdfporE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 11, n. 3, (2008), p. 1/17PublicidadeImaginárioConsumoAdvertisingImaginaryConsumptionEveryday lifeWomanPublicidadImaginarioConsumoCotidianoMujerPublicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano femininoPublicity, imaginary and consumption: ads in feminine everyday lifePublicidad, imaginario y consumo: anuncios en el cotidiano femeninoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758955.pdf000758955.pdfTexto completoapplication/pdf174448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/1/000758955.pdf0118bde2fe1d18c1548c192d1c22206eMD51TEXT000758955.pdf.txt000758955.pdf.txtExtracted Texttext/plain53557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/2/000758955.pdf.txtc13331a6ddb314b4706bb46076780e94MD52THUMBNAIL000758955.pdf.jpg000758955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/3/000758955.pdf.jpg52400b95ec33a259f62b7b07b81b8635MD5310183/1732312018-10-30 08:29:19.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:29:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Publicity, imaginary and consumption: ads in feminine everyday life
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Publicidad, imaginario y consumo: anuncios en el cotidiano femenino
title Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
spellingShingle Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Piedras, Elisa Reinhardt
Publicidade
Imaginário
Consumo
Advertising
Imaginary
Consumption
Everyday life
Woman
Publicidad
Imaginario
Consumo
Cotidiano
Mujer
title_short Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_full Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_fullStr Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_full_unstemmed Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
title_sort Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Imaginário
Consumo
topic Publicidade
Imaginário
Consumo
Advertising
Imaginary
Consumption
Everyday life
Woman
Publicidad
Imaginario
Consumo
Cotidiano
Mujer
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Imaginary
Consumption
Everyday life
Woman
dc.subject.spa.fl_str_mv Publicidad
Imaginario
Consumo
Cotidiano
Mujer
description Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-08T02:25:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173231
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-2599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758955
identifier_str_mv 1808-2599
000758955
url http://hdl.handle.net/10183/173231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv E-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 11, n. 3, (2008), p. 1/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/1/000758955.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/2/000758955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173231/3/000758955.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0118bde2fe1d18c1548c192d1c22206e
c13331a6ddb314b4706bb46076780e94
52400b95ec33a259f62b7b07b81b8635
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224938591354880