Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645 |
Resumo: | Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores. |
id |
P_RS_971ebe3c49fff44d071e7558a23417a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3645 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:98588842068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718417Y7Verdum, Priscila de Lima2015-04-14T14:23:06Z2010-03-262010-01-20VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422044.pdf: 2166350 bytes, checksum: d1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064 (MD5) Previous issue date: 2010-01-20Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13271/422044.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPOLÍTICA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuada de professores da educação básica : políticas e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422044.pdf.jpg422044.pdf.jpgimage/jpeg3115http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/3/422044.pdf.jpg30850eadc4b5024bd537a1bdbc753baeMD53TEXT422044.pdf.txt422044.pdf.txttext/plain429466http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/2/422044.pdf.txt8e43804d45dea5e3c9cbc6d390e9cb5eMD52ORIGINAL422044.pdfapplication/pdf2166350http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/1/422044.pdfd1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064MD51tede/36452015-04-17 15:54:58.522oai:tede2.pucrs.br:tede/3645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
title |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
spellingShingle |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas Verdum, Priscila de Lima EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL POLÍTICA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
title_full |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
title_fullStr |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
title_sort |
Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas |
author |
Verdum, Priscila de Lima |
author_facet |
Verdum, Priscila de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:14887029004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:98588842068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718417Y7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdum, Priscila de Lima |
contributor_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL POLÍTICA EDUCACIONAL |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL POLÍTICA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645 |
identifier_str_mv |
VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/3/422044.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/2/422044.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/1/422044.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30850eadc4b5024bd537a1bdbc753bae 8e43804d45dea5e3c9cbc6d390e9cb5e d1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294981316608 |