Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdum, Priscila de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645
Resumo: Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores.
id P_RS_971ebe3c49fff44d071e7558a23417a0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3645
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:98588842068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718417Y7Verdum, Priscila de Lima2015-04-14T14:23:06Z2010-03-262010-01-20VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422044.pdf: 2166350 bytes, checksum: d1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064 (MD5) Previous issue date: 2010-01-20Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13271/422044.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPOLÍTICA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuada de professores da educação básica : políticas e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422044.pdf.jpg422044.pdf.jpgimage/jpeg3115http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/3/422044.pdf.jpg30850eadc4b5024bd537a1bdbc753baeMD53TEXT422044.pdf.txt422044.pdf.txttext/plain429466http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/2/422044.pdf.txt8e43804d45dea5e3c9cbc6d390e9cb5eMD52ORIGINAL422044.pdfapplication/pdf2166350http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/1/422044.pdfd1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064MD51tede/36452015-04-17 15:54:58.522oai:tede2.pucrs.br:tede/3645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
title Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
spellingShingle Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
Verdum, Priscila de Lima
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
title_full Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
title_fullStr Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
title_sort Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas
author Verdum, Priscila de Lima
author_facet Verdum, Priscila de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14887029004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98588842068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718417Y7
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdum, Priscila de Lima
contributor_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas. Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645
identifier_str_mv VERDUM, Priscila de Lima. Formação continuada de professores da educação básica : políticas e práticas. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/3/422044.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/2/422044.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3645/1/422044.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30850eadc4b5024bd537a1bdbc753bae
8e43804d45dea5e3c9cbc6d390e9cb5e
d1bcae72c138f8e86b59aeee59bff064
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294981316608