Relações intersubjetivas como experiências de formação : revisitando uma trajetória docente da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comarú, Patrícia do Amaral
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3644
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar e refletir acerca das relações intersubjetivas estabelecidas ao longo das trajetórias de formação docente, buscando inferir como estas se configuram como experiências formativas na constituição do ser professor(a) da Educação Superior, enquanto relações pedagógicas que norteiam e se refletem na docência, de diferentes gerações, tendo por horizonte o processo de desenvolvimento profissional, no contexto acadêmico de uma IES privada. Para tanto, ressalta-se a seguinte questão norteadora central: que relações intersubjetivas podem se constituir como experiências de formação, ao longo da trajetória docente da professora-protagonista de uma Instituição de Ensino Superior? Como outra questão norteadora, coloca-se a seguinte: Que elementos-chave configuram a trajetória de formação dos professores da Educação Superior, enquanto sujeitos da aprendizagem, a partir das relações pedagógicas experienciadas, que podem influenciar a constituição do ser professor(a) universitário(a), ao longo do seu processo de desenvolvimento profissional? Tal pesquisa, que integra o Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) direciona-se aos princípios da natureza qualitativa, ao explorar um caminho ao encontro da abordagem biográfica, ou das histórias de vida, pela sua visão de reconstrução, dialética e teórico-prática, da reflexão do pensamento sobre a própria ação. Neste aspecto, o viés biográfico de pesquisa vai além das reconstituições objetivas de uma vida, já que prioriza a narração, o relato próprio de alguém que fala de si. A análise das narrativas centra-se na interpretação e estabelecimento de relações teórico-práticas contextualizadas, na busca do significado dos acontecimentos, como iniciativa de compreensão das etapas vividas e narradas, pelo sujeito interlocutor, participante da pesquisa. Algumas interlocuções compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho, baseadas em: Abraham (1986, 1987, 2000); Filloux (2004); Goodson (1995b, 2004); Heller (1982, 1994); Huberman (1989, 1995, 1998); Josso (2004) e Nóvoa (1992, 1995a, 1995b, 2002), entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que as relações intersubjetivas se constituem como experiências de formação, ao longo da trajetória de docente da Educação Superior, uma vez que é possível identificar que os vínculos familiares, as relações estabelecidas no contexto escolar e acadêmico em diferentes etapas da vida, as interações realizadas nos espaços de atuação profissional, bem como as parcerias efetivadas em projetos socioeducativos, podem ser valorizados como experiências de formação, por meio dessas relações intersubjetivas que, acima de tudo, contribuem ao autoconhecimento nessa trajetória construída. As trajetórias de formação se sustentam, dentre outros aspectos, por relações intersubjetivas, pedagogicamente vivenciadas entre professores-alunos, professores-professores, alunos-alunos e o contexto geral de sua IES. Ao desvelar os principais espaços, busco reafirmar que essas relações se constituem como experiências de formação do ser professor(a) a profissionais que, na Educação Superior, exercem a docência, mesmo sem ter formação pedagógica e, a partir desse envolvimento, projetam o próprio desenvolvimento profissional.
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