Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486 |
Resumo: | O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender . |
id |
P_RS_cf09471f8f7f9b25750feeeba2f245ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3486 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:31878040049Jaquês, Jussara da Rocha2015-04-14T14:13:08Z2007-05-112005-10-06JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340781.pdf: 382893 bytes, checksum: 76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9 (MD5) Previous issue date: 2005-10-06O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender .application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12593/340781.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaENSINO SUPERIORPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação mediadora : uma proposta para a educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL340781.pdf.jpg340781.pdf.jpgimage/jpeg3082http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/3/340781.pdf.jpgbf4ff11f0c8ee3e47194efcd9adcdd09MD53TEXT340781.pdf.txt340781.pdf.txttext/plain137966http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/2/340781.pdf.txt28ce63d0c88b96847ea07e25b7283973MD52ORIGINAL340781.pdfapplication/pdf382893http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/1/340781.pdf76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9MD51tede/34862015-04-30 08:15:38.468oai:tede2.pucrs.br:tede/3486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
title |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
spellingShingle |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior Jaquês, Jussara da Rocha ENSINO SUPERIOR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
title_full |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
title_fullStr |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
title_sort |
Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior |
author |
Jaquês, Jussara da Rocha |
author_facet |
Jaquês, Jussara da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00705080030 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:31878040049 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaquês, Jussara da Rocha |
contributor_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
topic |
ENSINO SUPERIOR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender . |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486 |
identifier_str_mv |
JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/3/340781.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/2/340781.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/1/340781.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf4ff11f0c8ee3e47194efcd9adcdd09 28ce63d0c88b96847ea07e25b7283973 76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293708345344 |