Uma contribuição para o ensino de Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luis Fernando dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319
Resumo: Esse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho.
id P_RS_99e36499af8998142545c989d633dc93
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3319
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Costa, Sayonara Salvador Cabral daCPF:21954615000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9CPF:98868829053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239517Y0Silveira, Luis Fernando dos Santos2015-04-14T14:12:23Z2008-05-272008-03-14SILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401333.pdf: 3407812 bytes, checksum: f2d36af6ae14c8245b412f77f6216d03 (MD5) Previous issue date: 2008-03-14Esse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12663/401333.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaGENÉTICA - ENSINO PROGRAMADOEPISTEMOLOGIA GENÉTICAEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALENSINO PÚBLICOEVASÃO ESCOLAR - BRASILCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma contribuição para o ensino de Genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401333.pdf.jpg401333.pdf.jpgimage/jpeg2867http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/3/401333.pdf.jpg6ccce4bc5f38887238b9b2c249d75647MD53TEXT401333.pdf.txt401333.pdf.txttext/plain226656http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/2/401333.pdf.txtbcbe271da10cd4c96b8efe0dadbec294MD52ORIGINAL401333.pdfapplication/pdf3407812http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/1/401333.pdff2d36af6ae14c8245b412f77f6216d03MD51tede/33192015-04-17 15:59:58.503oai:tede2.pucrs.br:tede/3319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma contribuição para o ensino de Genética
title Uma contribuição para o ensino de Genética
spellingShingle Uma contribuição para o ensino de Genética
Silveira, Luis Fernando dos Santos
GENÉTICA - ENSINO PROGRAMADO
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PÚBLICO
EVASÃO ESCOLAR - BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma contribuição para o ensino de Genética
title_full Uma contribuição para o ensino de Genética
title_fullStr Uma contribuição para o ensino de Genética
title_full_unstemmed Uma contribuição para o ensino de Genética
title_sort Uma contribuição para o ensino de Genética
author Silveira, Luis Fernando dos Santos
author_facet Silveira, Luis Fernando dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Sayonara Salvador Cabral da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21954615000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98868829053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239517Y0
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luis Fernando dos Santos
contributor_str_mv Costa, Sayonara Salvador Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv GENÉTICA - ENSINO PROGRAMADO
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PÚBLICO
EVASÃO ESCOLAR - BRASIL
topic GENÉTICA - ENSINO PROGRAMADO
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PÚBLICO
EVASÃO ESCOLAR - BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319
identifier_str_mv SILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/3/401333.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/2/401333.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3319/1/401333.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccce4bc5f38887238b9b2c249d75647
bcbe271da10cd4c96b8efe0dadbec294
f2d36af6ae14c8245b412f77f6216d03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292499337216