Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Karine Monteiro de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2100
Resumo: This thesis aims to contribute for studies in Psycholinguistics, focusing on the development of reading comprehension through reading prediction activities of lexical cohesive elements in fables in English. The subjects of the study are three Psycholinguistic experts and three English teachers who are evaluators of the pedagogical materials created: Guide of the appropriateness of the activities Experts in Psycholinguistic and Guide of the appropriateness of the activities English Teachers. The instruments are intended to: regarding the teachers, evaluate whether the activities show correct use of the English language and check the suitability for their future use in classrooms with students from intermediate to post advanced levels of proficiency in English; regarding the experts, evaluate the relevance of the Reading prediction activities and the correct Psycholinguistic approach, respectively. The pedagogical materials are the Pre activities of reading prediction and the Main activities of reading prediction. The obtained results with the study are: a bank of 15 main activities and 9 pre reading activities which are adequate to be used in schools, laboratories/centers of language and courses/institution, the verification of the contribution on the work with the reading prediction in the development of the reading comprehension; as well as the relevance of the work as a reading facilitator through the analyses of the participant s evaluations
id P_RS_a3dfd5e4ae726f6fa0d6d4197b187d7e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2100
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:01234182084http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236479Y2Souza, Karine Monteiro de2015-04-14T13:38:52Z2013-04-192013-01-10SOUZA, Karine Monteiro de. Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2100This thesis aims to contribute for studies in Psycholinguistics, focusing on the development of reading comprehension through reading prediction activities of lexical cohesive elements in fables in English. The subjects of the study are three Psycholinguistic experts and three English teachers who are evaluators of the pedagogical materials created: Guide of the appropriateness of the activities Experts in Psycholinguistic and Guide of the appropriateness of the activities English Teachers. The instruments are intended to: regarding the teachers, evaluate whether the activities show correct use of the English language and check the suitability for their future use in classrooms with students from intermediate to post advanced levels of proficiency in English; regarding the experts, evaluate the relevance of the Reading prediction activities and the correct Psycholinguistic approach, respectively. The pedagogical materials are the Pre activities of reading prediction and the Main activities of reading prediction. The obtained results with the study are: a bank of 15 main activities and 9 pre reading activities which are adequate to be used in schools, laboratories/centers of language and courses/institution, the verification of the contribution on the work with the reading prediction in the development of the reading comprehension; as well as the relevance of the work as a reading facilitator through the analyses of the participant s evaluationsEsta dissertação tem como objetivo contribuir para estudos na área de Psicolinguística, com foco no desenvolvimento da compreensão leitora por intermédio de atividades de predição de elementos coesivos lexicais em fábulas em Língua Inglesa, não tendo seu foco, portanto, no trabalho com o gênero textual. Constituem-se em participantes da pesquisa três professores de Língua Inglesa e três especialistas em Psicolinguística, os quais são avaliadores dos materiais pedagógicos criados, respondendo aos seguintes instrumentos de pesquisa, respectivamente: Roteiro de investigação da adequação das atividades Especialistas em Psicolinguística e Roteiro de investigação da adequação das atividades Professores de Língua Inglesa. Os objetivos de tais instrumentos são: no instrumento dos especialistas em Psicolinguística, avaliar a pertinência das atividades de predição leitora em relação à abordagem da Psicolinguística; no instrumento dos professores de Língua Inglesa, avaliar a pertinência das atividades elaboradas em relação à correta utilização da Língua Inglesa e à adequação para futuras utilizações em sala de aula com alunos de nível intermediário a pós-avançado de proficiência na língua.Os materiais pedagógicos constituem-se nas Pré-atividades de predição leitora e nas Atividades principais de predição leitora. São resultados alcançados: a constituição de um banco de 15 atividades principais e de 9 pré-atividades de predição leitora que podem ser utilizadas em escolas, laboratórios/centros de línguas, cursos livres e/ou em outras instituições que visem ao desenvolvimento da leitura em Língua Inglesa; a confirmação da contribuição do trabalho com a predição leitora para o desenvolvimento da compreensão leitora, bem como da pertinência do trabalho, através de análises das avaliações da predição como facilitadora da leitura de fábulas, pelos sujeitos.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447278.pdf: 1867199 bytes, checksum: 3d058b1793c0b0c344a96077039ec445 (MD5) Previous issue date: 2013-01-10application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9594/447278.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAPSICOLINGUÍSTICAINGLÊS - APRENDIZAGEMLEITURA - COMPREENSÃOLEXICOGRAFIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPredição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL447278.pdf.jpg447278.pdf.jpgimage/jpeg3045http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/3/447278.pdf.jpgc854eb6e2c7782f1e21be22d61c0af77MD53TEXT447278.pdf.txt447278.pdf.txttext/plain273104http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/2/447278.pdf.txt1033b5d9a8113303e3a08eede5ae7c67MD52ORIGINAL447278.pdfapplication/pdf1867199http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/1/447278.pdf3d058b1793c0b0c344a96077039ec445MD51tede/21002015-04-30 08:15:33.971oai:tede2.pucrs.br:tede/2100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
title Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
spellingShingle Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
Souza, Karine Monteiro de
LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
LEITURA - COMPREENSÃO
LEXICOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
title_full Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
title_fullStr Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
title_full_unstemmed Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
title_sort Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa
author Souza, Karine Monteiro de
author_facet Souza, Karine Monteiro de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01234182084
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236479Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Karine Monteiro de
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
LEITURA - COMPREENSÃO
LEXICOGRAFIA
topic LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
LEITURA - COMPREENSÃO
LEXICOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This thesis aims to contribute for studies in Psycholinguistics, focusing on the development of reading comprehension through reading prediction activities of lexical cohesive elements in fables in English. The subjects of the study are three Psycholinguistic experts and three English teachers who are evaluators of the pedagogical materials created: Guide of the appropriateness of the activities Experts in Psycholinguistic and Guide of the appropriateness of the activities English Teachers. The instruments are intended to: regarding the teachers, evaluate whether the activities show correct use of the English language and check the suitability for their future use in classrooms with students from intermediate to post advanced levels of proficiency in English; regarding the experts, evaluate the relevance of the Reading prediction activities and the correct Psycholinguistic approach, respectively. The pedagogical materials are the Pre activities of reading prediction and the Main activities of reading prediction. The obtained results with the study are: a bank of 15 main activities and 9 pre reading activities which are adequate to be used in schools, laboratories/centers of language and courses/institution, the verification of the contribution on the work with the reading prediction in the development of the reading comprehension; as well as the relevance of the work as a reading facilitator through the analyses of the participant s evaluations
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Karine Monteiro de. Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2100
identifier_str_mv SOUZA, Karine Monteiro de. Predição leitora e coesão lexical na fábula : ensino da língua inglesa. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/3/447278.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/2/447278.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2100/1/447278.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c854eb6e2c7782f1e21be22d61c0af77
1033b5d9a8113303e3a08eede5ae7c67
3d058b1793c0b0c344a96077039ec445
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284053057536