A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730 |
Resumo: | This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being |
id |
P_RS_abb7271a700423803c343b792078053f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3730 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosquera, Juan José MouriñoCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:92399320034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449697E4Santos, Douglas Leal dos2015-04-14T14:23:27Z2012-11-222012-01-18SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-beingO objetivo do presente trabalho foi analisar qual o papel da gestão escolar no bem estar dos professores, bem como a percepção de professores de uma escola particular sobre seus líderes educacionais. O referencial teórico aponta diversas relações entre atitudes, comportamentos, estilos e abordagens de liderança que podem resultar em sentimentos relacionados ao bem estar dos professores em diferentes contextos. No primeiro capítulo é apresentada uma síntese a respeito dos conceitos de mal estar e bem estar docente, bem como as estratégias utilizadas por professores para evitar o mal estar. No segundo capítulo são apresentados os aspectos e teorias mais significativas a respeito da temática da liderança. No terceiro capítulo, são apresentados estudos cujo foco era a relação entre os comportamentos, atitudes e habilidades de liderança em contextos escolares e suas influências sobre os sentimentos e percepções dos professores. No capítulo quatro os aspectos metodológicos do trabalho são apresentados. A abordagem utilizada para a pesquisa foi quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário, elaborado para analisar as percepções de professores sobre seus líderes educacionais. A população foi composta de todos os professores da Educação Infantil ao ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os resultados mostraram que há uma percepção positiva dos professores em relação a atuação da liderança. Ao final do trabalho foram relacionadas algumas sugestões para a equipe gestora da escola, com o intuito de promover um aprimoramento das ações de gestão no sentido de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do bem estar nos docentesMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 443980.pdf: 937947 bytes, checksum: 5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776 (MD5) Previous issue date: 2012-01-18application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13515/443980.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO ESCOLARPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSLIDERANÇA (EDUCAÇÃO)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL443980.pdf.jpg443980.pdf.jpgimage/jpeg3597http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/3/443980.pdf.jpgffa71ca60a652ebef081b85a7524001cMD53TEXT443980.pdf.txt443980.pdf.txttext/plain153076http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/2/443980.pdf.txt2d2181d925d59764d35051edaf6b36b2MD52ORIGINAL443980.pdfapplication/pdf937947http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/1/443980.pdf5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776MD51tede/37302015-04-17 15:54:59.165oai:tede2.pucrs.br:tede/3730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
title |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
spellingShingle |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre Santos, Douglas Leal dos ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS LIDERANÇA (EDUCAÇÃO) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
title_full |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
title_fullStr |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
title_sort |
A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre |
author |
Santos, Douglas Leal dos |
author_facet |
Santos, Douglas Leal dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040910025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92399320034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449697E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Douglas Leal dos |
contributor_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS LIDERANÇA (EDUCAÇÃO) |
topic |
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS LIDERANÇA (EDUCAÇÃO) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/3/443980.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/2/443980.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/1/443980.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffa71ca60a652ebef081b85a7524001c 2d2181d925d59764d35051edaf6b36b2 5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295243460608 |