A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Leal dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730
Resumo: This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being
id P_RS_abb7271a700423803c343b792078053f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3730
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Mosquera, Juan José MouriñoCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:92399320034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449697E4Santos, Douglas Leal dos2015-04-14T14:23:27Z2012-11-222012-01-18SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-beingO objetivo do presente trabalho foi analisar qual o papel da gestão escolar no bem estar dos professores, bem como a percepção de professores de uma escola particular sobre seus líderes educacionais. O referencial teórico aponta diversas relações entre atitudes, comportamentos, estilos e abordagens de liderança que podem resultar em sentimentos relacionados ao bem estar dos professores em diferentes contextos. No primeiro capítulo é apresentada uma síntese a respeito dos conceitos de mal estar e bem estar docente, bem como as estratégias utilizadas por professores para evitar o mal estar. No segundo capítulo são apresentados os aspectos e teorias mais significativas a respeito da temática da liderança. No terceiro capítulo, são apresentados estudos cujo foco era a relação entre os comportamentos, atitudes e habilidades de liderança em contextos escolares e suas influências sobre os sentimentos e percepções dos professores. No capítulo quatro os aspectos metodológicos do trabalho são apresentados. A abordagem utilizada para a pesquisa foi quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário, elaborado para analisar as percepções de professores sobre seus líderes educacionais. A população foi composta de todos os professores da Educação Infantil ao ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os resultados mostraram que há uma percepção positiva dos professores em relação a atuação da liderança. Ao final do trabalho foram relacionadas algumas sugestões para a equipe gestora da escola, com o intuito de promover um aprimoramento das ações de gestão no sentido de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do bem estar nos docentesMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 443980.pdf: 937947 bytes, checksum: 5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776 (MD5) Previous issue date: 2012-01-18application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13515/443980.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO ESCOLARPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSLIDERANÇA (EDUCAÇÃO)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL443980.pdf.jpg443980.pdf.jpgimage/jpeg3597http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/3/443980.pdf.jpgffa71ca60a652ebef081b85a7524001cMD53TEXT443980.pdf.txt443980.pdf.txttext/plain153076http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/2/443980.pdf.txt2d2181d925d59764d35051edaf6b36b2MD52ORIGINAL443980.pdfapplication/pdf937947http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/1/443980.pdf5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776MD51tede/37302015-04-17 15:54:59.165oai:tede2.pucrs.br:tede/3730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
title A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
spellingShingle A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
Santos, Douglas Leal dos
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
title_full A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
title_fullStr A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
title_full_unstemmed A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
title_sort A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
author Santos, Douglas Leal dos
author_facet Santos, Douglas Leal dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mosquera, Juan José Mouriño
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01040910025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92399320034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449697E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Douglas Leal dos
contributor_str_mv Mosquera, Juan José Mouriño
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
topic ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730
identifier_str_mv SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/3/443980.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/2/443980.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3730/1/443980.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa71ca60a652ebef081b85a7524001c
2d2181d925d59764d35051edaf6b36b2
5e5672d5b2eac33dec3a24142a51b776
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295243460608