As dificuldades no cálculo matemático: Estudo exploratório com alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4630 |
Resumo: | O objetivo geral do presente trabalho consistiu na investigação das dificuldades de aprendizagem no cálculo numa turma do 1º ano do Ensino Básico, de modo a aferir se esses alunos poderão vir a ter discalculia, e, paralelamente, conhecer as conceções das professoras da turma, (professora titular e professora de Educação Especial), sobre este tipo de dificuldades de aprendizagem. Para o efeito, foram criados dois instrumentos de recolha de dados: uma ficha de trabalho composta por oito dimensões com três questões cada, destinada aos alunos e um inquérito por questionário composto por oito questões, destinado às professoras. Os resultados referentes à ficha de trabalho foram analisados através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A análise de conteúdo aos dados do questionário revelou que ambas as professoras possuem os conhecimentos necessários sobre as dificuldades de aprendizagem, e, em particular, das dificuldades ao nível do cálculo. A análise dos dados da ficha de trabalho, revelou que grande parte dos alunos apresentam algumas dificuldades que podemos considerar como sendo “normais” para a faixa etária e para esta competência matemática. Estamos convictos que estas dificuldades podem ser colmatadas com a realização de algum trabalho específico com estes alunos, por parte da professor titular e da responsável pela Educação Especial, de forma a capacitá-los e a conduzi-los ao sucesso pleno. No entanto, foram detetados quatro alunos que requerem uma atenção especial uma vez que acertaram num número muito reduzido de questões da ficha de trabalho, verificando-se nestes estudantes maiores dificuldades no domínio da Contagem, das Operações Aritméticas Simples e do Cálculo Mental. Os resultados permitem concluir que existe a necessidade de desenvolver um trabalho específico para ser aplicado à turma, e apesar de se tratar de uma turma do 1º ano, estas dificuldades devem ser identificadas e estudadas precocemente de forma a resolvê-las o mais cedo possível combatendo, entre muitos outros aspetos, situações como o “desagrado” dos alunos perante a disciplina de Matemática. |
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