De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228 |
Resumo: | Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literatura |
id |
P_RS_b7ea513abc21401b91a7ea45b333ec98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2228 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amodeo, Maria TerezaCPF:27877027087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2CPF:92423590091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737480T9Bortolon, Daniela2015-04-14T13:39:33Z2007-06-062007-03-28BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390385.pdf: 2673027 bytes, checksum: 52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091c (MD5) Previous issue date: 2007-03-28Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literaturaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10252/390385.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLEITURA - ENSINO MÉDIOLEITORES - FORMAÇÃOHÁBITO DE LEITURAMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOLITERATURA - ENSINO MÉDIOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDe Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390385.pdf.jpg390385.pdf.jpgimage/jpeg2329http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/3/390385.pdf.jpgdbb625ee0a5531d53227711d9b8260e6MD53TEXT390385.pdf.txt390385.pdf.txttext/plain411748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/2/390385.pdf.txtebb8245a1f8de6abde7a010e9fbac99fMD52ORIGINAL390385.pdfapplication/pdf2673027http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/1/390385.pdf52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091cMD51tede/22282015-04-17 16:57:03.561oai:tede2.pucrs.br:tede/2228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
title |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
spellingShingle |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador Bortolon, Daniela LEITURA - ENSINO MÉDIO LEITORES - FORMAÇÃO HÁBITO DE LEITURA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO LITERATURA - ENSINO MÉDIO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
title_full |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
title_fullStr |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
title_full_unstemmed |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
title_sort |
De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
author |
Bortolon, Daniela |
author_facet |
Bortolon, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amodeo, Maria Tereza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:27877027087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92423590091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737480T9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolon, Daniela |
contributor_str_mv |
Amodeo, Maria Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LEITURA - ENSINO MÉDIO LEITORES - FORMAÇÃO HÁBITO DE LEITURA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO LITERATURA - ENSINO MÉDIO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
topic |
LEITURA - ENSINO MÉDIO LEITORES - FORMAÇÃO HÁBITO DE LEITURA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO LITERATURA - ENSINO MÉDIO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literatura |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:39:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228 |
identifier_str_mv |
BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/3/390385.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/2/390385.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/1/390385.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbb625ee0a5531d53227711d9b8260e6 ebb8245a1f8de6abde7a010e9fbac99f 52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765285273600000 |