De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolon, Daniela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228
Resumo: Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literatura
id P_RS_b7ea513abc21401b91a7ea45b333ec98
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2228
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Amodeo, Maria TerezaCPF:27877027087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2CPF:92423590091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737480T9Bortolon, Daniela2015-04-14T13:39:33Z2007-06-062007-03-28BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390385.pdf: 2673027 bytes, checksum: 52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091c (MD5) Previous issue date: 2007-03-28Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literaturaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10252/390385.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLEITURA - ENSINO MÉDIOLEITORES - FORMAÇÃOHÁBITO DE LEITURAMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOLITERATURA - ENSINO MÉDIOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDe Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390385.pdf.jpg390385.pdf.jpgimage/jpeg2329http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/3/390385.pdf.jpgdbb625ee0a5531d53227711d9b8260e6MD53TEXT390385.pdf.txt390385.pdf.txttext/plain411748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/2/390385.pdf.txtebb8245a1f8de6abde7a010e9fbac99fMD52ORIGINAL390385.pdfapplication/pdf2673027http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/1/390385.pdf52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091cMD51tede/22282015-04-17 16:57:03.561oai:tede2.pucrs.br:tede/2228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
title De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
spellingShingle De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
Bortolon, Daniela
LEITURA - ENSINO MÉDIO
LEITORES - FORMAÇÃO
HÁBITO DE LEITURA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
LITERATURA - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
title_full De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
title_fullStr De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
title_full_unstemmed De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
title_sort De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador
author Bortolon, Daniela
author_facet Bortolon, Daniela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amodeo, Maria Tereza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:27877027087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92423590091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737480T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolon, Daniela
contributor_str_mv Amodeo, Maria Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv LEITURA - ENSINO MÉDIO
LEITORES - FORMAÇÃO
HÁBITO DE LEITURA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
LITERATURA - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
topic LEITURA - ENSINO MÉDIO
LEITORES - FORMAÇÃO
HÁBITO DE LEITURA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
LITERATURA - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literatura
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228
identifier_str_mv BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/3/390385.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/2/390385.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2228/1/390385.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbb625ee0a5531d53227711d9b8260e6
ebb8245a1f8de6abde7a010e9fbac99f
52cdda48eac724c97b4eb15f42ea091c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765285273600000