Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Regina Cláudia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506
Resumo: PINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116.
id UFC-7_43fde3596ca5bd5ef9be5ff39d91cf03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37506
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médioCompreensão leitoraConcepção de leituraAvaliaçãoEnsino MédioPINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116.A compreensão da leitura é um processo que envolve as informações contidas no texto e as que o leitor já possui, que são somadas àquelas. Nesse processo, somente a decodificação das informações visuais do texto não é suficiente para a compreensão da leitura. É necessário o conhecimento de informações que não estão explícitas no texto, como as inferências e a interpretação do contexto social mais amplo daquele evento. Nesse sentido, o leitor é ativo, pois mobiliza todos os componentes de conhecimento e estratégias cognitivas que possui para a construção do sentido. Desse modo, o processamento textual (produção ou compreensão) depende de uma de interação verbal entre autor e leitor, via texto, no qual uma série de estratégias – sociocognitiva, interacional e textual – são mobilizadas para a construção dos sentidos (Koch, 2002). Para essa interação, são necessários três elementos básicos: o produtor, o texto e o leitor. O primeiro planeja seu “projeto de dizer”, recorrendo a uma série de estratégias de organização textual e orientando o interlocutor para a construção dos possíveis sentidos. O texto, organizado a partir das diversas possibilidades que a língua oferece, objetiva dar pistas e sinalizações ao interlocutor para que este construa seu sentido dentro dos possíveis para aquela leitura. Finalmente, o leitor/ouvinte procede a construção dos sentidos a partir da organização textual, bem como mobilizando o contexto relevante à interpretação (Koch, 2002).III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-21T15:25:48Z2018-11-21T15:25:48Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPinheiro, R. C. (2006)85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506Pinheiro, Regina Cláudiaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37506Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:18.533844Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
title Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
spellingShingle Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
Pinheiro, Regina Cláudia
Compreensão leitora
Concepção de leitura
Avaliação
Ensino Médio
title_short Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
title_full Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
title_fullStr Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
title_full_unstemmed Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
title_sort Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
author Pinheiro, Regina Cláudia
author_facet Pinheiro, Regina Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Regina Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Concepção de leitura
Avaliação
Ensino Médio
topic Compreensão leitora
Concepção de leitura
Avaliação
Ensino Médio
description PINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-11-21T15:25:48Z
2018-11-21T15:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinheiro, R. C. (2006)
85 7485 098 5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506
identifier_str_mv Pinheiro, R. C. (2006)
85 7485 098 5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028796927836160