Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506 |
Resumo: | PINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116. |
id |
UFC-7_43fde3596ca5bd5ef9be5ff39d91cf03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37506 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médioCompreensão leitoraConcepção de leituraAvaliaçãoEnsino MédioPINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116.A compreensão da leitura é um processo que envolve as informações contidas no texto e as que o leitor já possui, que são somadas àquelas. Nesse processo, somente a decodificação das informações visuais do texto não é suficiente para a compreensão da leitura. É necessário o conhecimento de informações que não estão explícitas no texto, como as inferências e a interpretação do contexto social mais amplo daquele evento. Nesse sentido, o leitor é ativo, pois mobiliza todos os componentes de conhecimento e estratégias cognitivas que possui para a construção do sentido. Desse modo, o processamento textual (produção ou compreensão) depende de uma de interação verbal entre autor e leitor, via texto, no qual uma série de estratégias – sociocognitiva, interacional e textual – são mobilizadas para a construção dos sentidos (Koch, 2002). Para essa interação, são necessários três elementos básicos: o produtor, o texto e o leitor. O primeiro planeja seu “projeto de dizer”, recorrendo a uma série de estratégias de organização textual e orientando o interlocutor para a construção dos possíveis sentidos. O texto, organizado a partir das diversas possibilidades que a língua oferece, objetiva dar pistas e sinalizações ao interlocutor para que este construa seu sentido dentro dos possíveis para aquela leitura. Finalmente, o leitor/ouvinte procede a construção dos sentidos a partir da organização textual, bem como mobilizando o contexto relevante à interpretação (Koch, 2002).III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-21T15:25:48Z2018-11-21T15:25:48Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPinheiro, R. C. (2006)85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506Pinheiro, Regina Cláudiaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37506Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:18.533844Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
title |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
spellingShingle |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio Pinheiro, Regina Cláudia Compreensão leitora Concepção de leitura Avaliação Ensino Médio |
title_short |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
title_full |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
title_fullStr |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
title_sort |
Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio |
author |
Pinheiro, Regina Cláudia |
author_facet |
Pinheiro, Regina Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Regina Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Concepção de leitura Avaliação Ensino Médio |
topic |
Compreensão leitora Concepção de leitura Avaliação Ensino Médio |
description |
PINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-11-21T15:25:48Z 2018-11-21T15:25:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pinheiro, R. C. (2006) 85 7485 098 5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506 |
identifier_str_mv |
Pinheiro, R. C. (2006) 85 7485 098 5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028796927836160 |