Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632 |
Resumo: | Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora. |
id |
P_RS_baeb6731e811fab5f9ac38a0adc692d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3632 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosquera, Juan José MouriñoCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:39242773034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732360E5Martins, Silvana Neumann2015-04-14T14:23:02Z2010-03-192010-01-07MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421844.pdf: 1375082 bytes, checksum: 316aba548a5e304979efd9899d53ad15 (MD5) Previous issue date: 2010-01-07Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13337/421844.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOENSINO SUPERIOREMPREENDEDORISMOAPRENDIZAGEMPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421844.pdf.jpg421844.pdf.jpgimage/jpeg2748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/3/421844.pdf.jpg27232aef194862366c5e6cfa12c976c0MD53TEXT421844.pdf.txt421844.pdf.txttext/plain298628http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/2/421844.pdf.txt8d32e3bcdcdb69dcb85e089c26754657MD52ORIGINAL421844.pdfapplication/pdf1375082http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/1/421844.pdf316aba548a5e304979efd9899d53ad15MD51tede/36322015-04-17 15:54:58.707oai:tede2.pucrs.br:tede/3632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
title |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
spellingShingle |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores Martins, Silvana Neumann EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR EMPREENDEDORISMO APRENDIZAGEM PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
title_full |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
title_fullStr |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
title_full_unstemmed |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
title_sort |
Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
author |
Martins, Silvana Neumann |
author_facet |
Martins, Silvana Neumann |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040910025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:39242773034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732360E5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvana Neumann |
contributor_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR EMPREENDEDORISMO APRENDIZAGEM PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR EMPREENDEDORISMO APRENDIZAGEM PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/3/421844.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/2/421844.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/1/421844.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27232aef194862366c5e6cfa12c976c0 8d32e3bcdcdb69dcb85e089c26754657 316aba548a5e304979efd9899d53ad15 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294540914688 |