A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Auxiliadora Baggio da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2119
Resumo: The motivation is one of the most important factors in the acquisition process of a second language. The use of motivational strategies in the classroom may constitute a great auxiliary in the task of arouse and keep the student´s motivation in the learning of L2. A proposal of Portuguese teaching as L2 for deaf students must consider the pedagogical activities as part of these motivational strategies. The use of pedagogical activities as motivational strategy will increase the motivation for Portuguese learning and bring a better performance of the students in the writting of this language. In order to empirically prove these hypothesis, an experimental research was developed with two highschool classes of deaf students. The teorical basis of this assignment takes place on the contributions of Applied Psycholinguistic, Text Linguistic and Projects Education. The research results show that although the use of pedagogical activities as motivation instrument hasn t influenced on the motivation increase for Portuguese learning, its use implied a significant improvement on the composing performance of the experimental group´s students, in which the strategies were applied, compared with the performance of the control group´s students.
id P_RS_bb29f4695bd464dc24e477ecf197080d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2119
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Poersch, José MarcelinoCPF:08412723015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9CPF:31705880010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167011E1Silva, Maria Auxiliadora Baggio da2015-04-14T13:38:58Z2013-10-232007-01-08http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2119The motivation is one of the most important factors in the acquisition process of a second language. The use of motivational strategies in the classroom may constitute a great auxiliary in the task of arouse and keep the student´s motivation in the learning of L2. A proposal of Portuguese teaching as L2 for deaf students must consider the pedagogical activities as part of these motivational strategies. The use of pedagogical activities as motivational strategy will increase the motivation for Portuguese learning and bring a better performance of the students in the writting of this language. In order to empirically prove these hypothesis, an experimental research was developed with two highschool classes of deaf students. The teorical basis of this assignment takes place on the contributions of Applied Psycholinguistic, Text Linguistic and Projects Education. The research results show that although the use of pedagogical activities as motivation instrument hasn t influenced on the motivation increase for Portuguese learning, its use implied a significant improvement on the composing performance of the experimental group´s students, in which the strategies were applied, compared with the performance of the control group´s students.A motivação é fator determinante no processo de aquisição de uma segunda língua. O uso de estratégias motivacionais em sala de aula pode se constituir em um importante auxiliar na tarefa de despertar e manter a motivação do aluno na aprendizagem de L2. Uma proposta de ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos deve considerar as atividades pedagógicas como parte integrante dessas estratégias motivacionais. O uso das atividades pedagógicas como estratégia de motivação contribuirá para aumentar a motivação para a aprendizagem da língua portuguesa e implicará melhor desempenho dos alunos na modalidade escrita dessa língua. Para comprovar empiricamente essas hipóteses foi desenvolvida uma pesquisa experimental junto a duas turmas de 1 ano do Ensino Médio de uma escola para surdos. A base teórica do presente trabalho encontra-se nas contribuições da Psicolingüística Aplicada, da Lingüística do Texto e na Pedagogia de Projetos. Os resultados da pesquisa mostram que embora o uso das atividades pedagógicas como instrumento de motivação não tenha influenciado no aumento da motivação para a aprendizagem do português, tal uso implicou uma melhora significativa no desempenho da produção escrita dos alunos do grupo experimental, no qual as estratégias foram aplicadas, em comparação com o desempenho dos alunos do grupo controle.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 451701.pdf: 785865 bytes, checksum: 95743e2f578a6c87b9da8b22fd0938ab (MD5) Previous issue date: 2007-01-08application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9704/451701.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasPSICOLINGUÍSTICAPESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃOMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)LINGUÍSTICA DO TEXTOPEDAGOGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL451701.pdf.jpg451701.pdf.jpgimage/jpeg3557http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/3/451701.pdf.jpg7ed03cf18400e0290c25baf3792aeed9MD53TEXT451701.pdf.txt451701.pdf.txttext/plain190899http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/2/451701.pdf.txtf84fe11e23d009818b5739aecc5cf7beMD52ORIGINAL451701.pdfapplication/pdf785865http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/1/451701.pdf95743e2f578a6c87b9da8b22fd0938abMD51tede/21192015-04-17 16:57:01.848oai:tede2.pucrs.br:tede/2119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
title A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
spellingShingle A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
Silva, Maria Auxiliadora Baggio da
PSICOLINGUÍSTICA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
LINGUÍSTICA DO TEXTO
PEDAGOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
title_full A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
title_fullStr A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
title_full_unstemmed A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
title_sort A atividade pedagógica como estratégia de motivação : implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
author Silva, Maria Auxiliadora Baggio da
author_facet Silva, Maria Auxiliadora Baggio da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:08412723015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:31705880010
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167011E1
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Auxiliadora Baggio da
contributor_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLINGUÍSTICA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
LINGUÍSTICA DO TEXTO
PEDAGOGIA
topic PSICOLINGUÍSTICA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
LINGUÍSTICA DO TEXTO
PEDAGOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The motivation is one of the most important factors in the acquisition process of a second language. The use of motivational strategies in the classroom may constitute a great auxiliary in the task of arouse and keep the student´s motivation in the learning of L2. A proposal of Portuguese teaching as L2 for deaf students must consider the pedagogical activities as part of these motivational strategies. The use of pedagogical activities as motivational strategy will increase the motivation for Portuguese learning and bring a better performance of the students in the writting of this language. In order to empirically prove these hypothesis, an experimental research was developed with two highschool classes of deaf students. The teorical basis of this assignment takes place on the contributions of Applied Psycholinguistic, Text Linguistic and Projects Education. The research results show that although the use of pedagogical activities as motivation instrument hasn t influenced on the motivation increase for Portuguese learning, its use implied a significant improvement on the composing performance of the experimental group´s students, in which the strategies were applied, compared with the performance of the control group´s students.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-08
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2119
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/3/451701.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/2/451701.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2119/1/451701.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ed03cf18400e0290c25baf3792aeed9
f84fe11e23d009818b5739aecc5cf7be
95743e2f578a6c87b9da8b22fd0938ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284109680640