Avaliação neuropsicológica em crianças vítimas de maus-tratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dertelmann, Cibila de Fátima Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/741
Resumo: Maus-tratos contra crianças é um grave problema de saúde pública, amplamente conhecido pelo seu impacto no desenvolvimento físico, social, emocional, comportamental e cognitivo. Esta dissertação investigou a associação entre maus-tratos na infância e o desempenho em tarefas de funções executivas (FE) em dois estudos. O estudo teórico revisou, de forma sistemática, publicações contendo dados empíricos sobre o desempenho cognitivo em tarefas e/ou em testes neuropsicológicos relacionados às FE em crianças vítimas de maus-tratos. O estudo empírico investigou a presença de sintomas internalizantes e externalizantes, bem como transtornos mentais (problemas afetivos, problemas de ansiedade, problemas somáticos, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Desafiante Opositor e Transtorno de Conduta) e o desempenho em tarefas de FE em um grupo de crianças, vítimas de maus-tratos, em comparação a um grupo controle, pareado por idade e sexo. Os achados sugerem que crianças vítimas de maus-tratos apresentam desempenho abaixo da média em tarefas que avaliam memória de trabalho e flexibilidade mental. Verificou-se ainda importante interação entre psicopatologia e FE, como demonstrado pela associação entre problemas externalizantes e tarefas neuropsicológicas de controle inibitório.
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