Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Estevão Rodrigues da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8685
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2011.
id UNB_483c93f4e230f3ff3e36811a0bfb3b82
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8685
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetizaçãoNeuropsicologiaPsicologia infantil - alfabetizaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2011.A avaliação neuropsicológica fornece informações, através de testes padronizados, que identificam alterações focais ou sistêmicas do sistema nervoso, viabilizando intervenções preventivas ou remediativas. A aquisição da leitura é um processo neuropsicológico complexo que exige o amadurecimento de diversas funções preditivas básicas para a sua habilitação. O alto índice de distúrbios de leitura tem exigido maior compreensão sobre eles, ações preventivas e estratégias de intervenção adequadas. Neste trabalho foi construída uma bateria neuropsicológica para avaliar as funções preditoras da leitura (BANLER), com vistas a identificar a prontidão para aprendizagem e futuramente subsidiar ações preventivas. Buscou-se, também, verificar quais funções neuropsicológicas foram desenvolvidas após aquisição da leitura. Crianças de 5 a 7 anos, de cinco escolas particulares de Brasília, foram avaliadas antes e depois da estimulação alfabética. Também foram construídos dois questionários para levantamento de variáveis interferentes no processo de aprendizagem e um teste para avaliação da aquisição da leitura. Como resultado, cinco subtestes da BANLER demonstraram sensibilidade para avaliar as funções preditoras: processamento fonológico, atenção auditiva, memória semântica e articulação da fala, confirmando estas como preditoras conforme encontrado na literatura. Foi verificado, também, que a habilitação da função leitura proporciona a habilitação de diversas funções neuropsicológicas avaliadas em 11 subtestes da BANLER. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTNeuropsychological assessment provides information through standardized tests, which identify focal or systemic changes of the nervous system, enabling preventive or remedial interventions. The acquisition of reading is a complex neuropsychological process that requires the maturation of various predictive skills in order to come into effect. The high incidence of reading disorders has demanded a greater understanding about them, preventive measures and adequate intervention strategies. In this work, a neuropsychological battery of tests was constructed to evaluate the predictive functions of reading (BANLER), in order to identify the readiness to learn and support future preventive actions. The work also aimed to identify which neuropsychological functions were developed after the acquisition of reading skills. Children between 5 to 7 years, from five private schools in Brasilia, were assessed before and after literacy stimulation. Two questionnaires were constructed in order to survey variables that could interfere with the learning process, along with a test for assessing the acquisition of reading skills. As a result, five BANLER subtests demonstrated sensitivity to evaluate the predictor functions: phonological processing, hearing attention, semantic memory and speech production, confirming these as predictors, as seen in the literature. It was also observed that enabling the reading function provides for the attainment of various neuropsychological functions assessed in 11 BANLER subtests.Souza, Wânia Cristina deSilva, Kátia Estevão Rodrigues da2011-06-27T19:21:08Z2011-06-27T19:21:08Z2011-06-272011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Kátia Estevão Rodrigues da. Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização. 2011. viii, 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8685info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/8685Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
title Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
spellingShingle Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
Silva, Kátia Estevão Rodrigues da
Neuropsicologia
Psicologia infantil - alfabetização
title_short Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
title_full Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
title_fullStr Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
title_sort Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização
author Silva, Kátia Estevão Rodrigues da
author_facet Silva, Kátia Estevão Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Wânia Cristina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Estevão Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Psicologia infantil - alfabetização
topic Neuropsicologia
Psicologia infantil - alfabetização
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27T19:21:08Z
2011-06-27T19:21:08Z
2011-06-27
2011-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kátia Estevão Rodrigues da. Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização. 2011. viii, 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8685
identifier_str_mv SILVA, Kátia Estevão Rodrigues da. Desenvolvimento de uma bateria neuropsicológica para avaliação de funções preditoras de aquisição da leitura em crianças submetidas à alfabetização. 2011. viii, 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580789367144448