A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098 |
Resumo: | Nutrition labeling has become strategically important with the increasing awareness of consumers about the importance of nutrition for health promotion and disease prevention. The attention of researchers in the marketing area is thus turning to the impact of food packaging in the purchase decision process. This study seeks to identify whether the different forms of presentation of nutrition information (also called information systems) on the front panel of food labels have an impact on the perception of healthiness and purchase intent. For this, we evaluated the factors "individual characteristics" and "nutritional knowledge", categorized by Drichoutis, Lazaridis and Nayga (2005); "General attitude toward information systems," suggested by Kaltcheva, Patino and Leventhal (2013); and "perception of healthiness" and "user friendliness", as proposed by Feunekes et al. (2008). An online descriptive survey, with quantitative variables, has focused on parents with children aged from 2 to 12 years. The results show significant differences in the perception of healthiness and purchase intent based on different information systems used in food packaging. The results, academic and managerial implications are thoroughly discussed and improvements for future research are suggested. |
id |
P_RS_cd97b45fb0612b830c41af42f9482a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/7098 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil, Vinícius Sittoni474.259.700-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0009.743.970-32http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8707987E6Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi2016-12-15T19:01:37Z2016-08-31http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098Nutrition labeling has become strategically important with the increasing awareness of consumers about the importance of nutrition for health promotion and disease prevention. The attention of researchers in the marketing area is thus turning to the impact of food packaging in the purchase decision process. This study seeks to identify whether the different forms of presentation of nutrition information (also called information systems) on the front panel of food labels have an impact on the perception of healthiness and purchase intent. For this, we evaluated the factors "individual characteristics" and "nutritional knowledge", categorized by Drichoutis, Lazaridis and Nayga (2005); "General attitude toward information systems," suggested by Kaltcheva, Patino and Leventhal (2013); and "perception of healthiness" and "user friendliness", as proposed by Feunekes et al. (2008). An online descriptive survey, with quantitative variables, has focused on parents with children aged from 2 to 12 years. The results show significant differences in the perception of healthiness and purchase intent based on different information systems used in food packaging. The results, academic and managerial implications are thoroughly discussed and improvements for future research are suggested.A rotulagem nutricional ganhou importância estratégica com o aumento do conhecimento dos consumidores acerca da importância da alimentação para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, a atenção de pesquisadores na área do marketing vem se voltando ao impacto das embalagens de alimentos no processo de decisão de compra. O presente estudo busca identificar se as diferentes formas de apresentação da informação nutricional (também chamados sistemas de informação) no painel frontal dos rótulos de alimentos têm impacto na percepção de saudabilidade e na intenção de compra. Para isso, foram avaliados os fatores “características individuais” e “conhecimento nutricional” categorizados por Drichoutis, Lazaridis e Nayga (2005); “atitude geral para com os sistemas de informação”, categorizada por Kaltcheva, Patino e Leventhal (2013); e “percepção de saudabilidade” e “simpatia do consumidor”, conforme proposta de Feunekes et al. (2008). Foi realizado um levantamento do tipo survey, on line, de natureza descritiva, contendo variáveis quantitativas, com uma amostra de pais de crianças com idade entre 2 e 12 anos. O resultado identificou diferenças significativas na percepção de saudabilidade e na intenção de compra diante de diferentes formas de apresentação da informação nas embalagens de alimentos. A inclusão de uma informação nutricional ao painel frontal aumenta a percepção de saudabilidade dos pais em relação ao produto. As embalagens que reúnem mais informações foram apontadas como de maior credibilidade, de mais fácil compreensão, que mais agradam, percebidas como de produtos mais saudáveis e ainda aumentam a intenção de compra. O trabalho discute minuciosamente os resultados encontrados, implicações acadêmicas e gerenciais, bem como sugere avanços para pesquisas futuras.Submitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-12-15T19:01:37Z No. of bitstreams: 1 DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf: 3403137 bytes, checksum: 364366bbfcef3064d3693b2cc7adefd0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-15T19:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf: 3403137 bytes, checksum: 364366bbfcef3064d3693b2cc7adefd0 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167002/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBrasilFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORMARKETINGTOMADA DE DECISÕESADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis324412906709383637460060060044104941039521891468024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.jpgDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.jpgimage/jpeg3156http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/5/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.jpg645eb788e0dc11653474ce61a7edeef0MD55TEXTDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.txtDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.txttext/plain235418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/4/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.txt8e1319026309d8b788ce4d458478b7acMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/3/license.txt5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1beMD53ORIGINALDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdfDIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdfapplication/pdf3403137http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/2/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf364366bbfcef3064d3693b2cc7adefd0MD52tede/70982016-12-15 20:00:43.55oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-12-15T22:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
title |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
spellingShingle |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MARKETING TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
title_full |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
title_fullStr |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
title_full_unstemmed |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
title_sort |
A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais |
author |
Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi |
author_facet |
Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brasil, Vinícius Sittoni |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
474.259.700-15 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
009.743.970-32 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8707987E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi |
contributor_str_mv |
Brasil, Vinícius Sittoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MARKETING TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MARKETING TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Nutrition labeling has become strategically important with the increasing awareness of consumers about the importance of nutrition for health promotion and disease prevention. The attention of researchers in the marketing area is thus turning to the impact of food packaging in the purchase decision process. This study seeks to identify whether the different forms of presentation of nutrition information (also called information systems) on the front panel of food labels have an impact on the perception of healthiness and purchase intent. For this, we evaluated the factors "individual characteristics" and "nutritional knowledge", categorized by Drichoutis, Lazaridis and Nayga (2005); "General attitude toward information systems," suggested by Kaltcheva, Patino and Leventhal (2013); and "perception of healthiness" and "user friendliness", as proposed by Feunekes et al. (2008). An online descriptive survey, with quantitative variables, has focused on parents with children aged from 2 to 12 years. The results show significant differences in the perception of healthiness and purchase intent based on different information systems used in food packaging. The results, academic and managerial implications are thoroughly discussed and improvements for future research are suggested. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-15T19:01:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
8024035432632778221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/5/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/4/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/3/license.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7098/2/DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
645eb788e0dc11653474ce61a7edeef0 8e1319026309d8b788ce4d458478b7ac 5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1be 364366bbfcef3064d3693b2cc7adefd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765323374657536 |