A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemmerich, Graziele Camargo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6949
Resumo: Presenting a message in terms of potential gains or potential losses is one of the Marketing's communication strategies used to convince people to accept an idea, product or service. Studies related to this persuasive tactic, treated in the literature as message framing, expanded understanding of how people process the information received and make their decisions. Despite the advances occured in terms of impact of this variable on people's behavior, few studies have explored the influence of message framing on the attitude certainty, a construct that reflects a more stable long-term perspective of the individual attitude. Similarly, they found no studies involving this relationship to the context in which decisions are made. Thus, this study aims to deepen the findings of Rucker, Petty and Briñol (2008) study who found that the relationship between the message structure with the certainty of attitude, adding this relationship a new variable: the type of decision. For this, we used the experimental method for the two studies via Mechanical Turk. The results showed that the type of decision moderates the relationship between message framing and attitude certainty, and the emotional context of a decision tends to increase the conviction that the individual hold his attitude.
id P_RS_d3873682adfe4a7216fd3b224a1df692
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/6949
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Cláudio Hoffmann378.927.200-06http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9011.300.660-88http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254929E9Kemmerich, Graziele Camargo2016-09-08T16:27:26Z2016-05-31http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6949Presenting a message in terms of potential gains or potential losses is one of the Marketing's communication strategies used to convince people to accept an idea, product or service. Studies related to this persuasive tactic, treated in the literature as message framing, expanded understanding of how people process the information received and make their decisions. Despite the advances occured in terms of impact of this variable on people's behavior, few studies have explored the influence of message framing on the attitude certainty, a construct that reflects a more stable long-term perspective of the individual attitude. Similarly, they found no studies involving this relationship to the context in which decisions are made. Thus, this study aims to deepen the findings of Rucker, Petty and Briñol (2008) study who found that the relationship between the message structure with the certainty of attitude, adding this relationship a new variable: the type of decision. For this, we used the experimental method for the two studies via Mechanical Turk. The results showed that the type of decision moderates the relationship between message framing and attitude certainty, and the emotional context of a decision tends to increase the conviction that the individual hold his attitude.Apresentar uma mensagem em termos de potenciais ganhos ou potenciais perdas é uma das estratégias utilizadas pela comunicação em Marketing para convencer pessoas a aceitarem uma ideia, produto ou serviço. Os estudos relacionados a essa tática persuasiva, tratada na literatura como message framing, ampliou o entendimento de como as pessoas processam a informação recebida e tomam suas decisões. Apesar dos avanços ocorridos em termos do impacto dessa variável no comportamento das pessoas, poucos estudos exploraram a influência do message framing na certeza da atitude, um construto que reflete uma perspectiva mais estável e duradoura da atitude individual. Da mesma forma, não foram constatados estudos que associem essa relação ao contexto pelo qual as decisões são tomadas. Sendo assim, o presente trabalho visa aprofundar os achados de Rucker, Petty e Briñol (2008), estudo que constatou a relação entre a estrutura da mensagem com a certeza da atitude, acrescentando a esta relação uma nova variável: o tipo de decisão. Para isso, utilizouse do método experimental para a realização de dois estudos via Mechanical Turk. Os resultados obtidos mostraram que o tipo de decisão modera a relação entre message framing e certeza da atitude, sendo que o contexto emocional de uma decisão tende a aumentar a convicção com que o indivíduo sustenta sua atitude.Submitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-09-08T16:27:26Z No. of bitstreams: 1 DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf: 1448782 bytes, checksum: 197a959b7ea4eebda122074320e305ee (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-08T16:27:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf: 1448782 bytes, checksum: 197a959b7ea4eebda122074320e305ee (MD5) Previous issue date: 2016-05-31application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/166220/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBrasilFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORTOMADA DE DECISÕESPERSUASÃOMARKETINGADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis324412906709383637460060060044104941039521891468024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.jpgDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.jpgimage/jpeg3332http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/5/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.jpg77dc190ab06a3871c28cd22d088cb021MD55TEXTDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.txtDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.txttext/plain149184http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/4/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.txtdb799ecfe24683522a2ddbdfdf2a2740MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/3/license.txt5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1beMD53ORIGINALDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdfDIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdfapplication/pdf1448782http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/2/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf197a959b7ea4eebda122074320e305eeMD52tede/69492016-09-08 20:00:43.477oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-09-08T23:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
title A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
spellingShingle A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
Kemmerich, Graziele Camargo
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
TOMADA DE DECISÕES
PERSUASÃO
MARKETING
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
title_full A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
title_fullStr A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
title_full_unstemmed A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
title_sort A influência da estrutura da mensagem na certeza de atitude do consumidor e o papel moderador do tipo de decisão como estratégia persuasiva
author Kemmerich, Graziele Camargo
author_facet Kemmerich, Graziele Camargo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Cláudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 378.927.200-06
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 011.300.660-88
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254929E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Kemmerich, Graziele Camargo
contributor_str_mv Sampaio, Cláudio Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
TOMADA DE DECISÕES
PERSUASÃO
MARKETING
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
TOMADA DE DECISÕES
PERSUASÃO
MARKETING
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Presenting a message in terms of potential gains or potential losses is one of the Marketing's communication strategies used to convince people to accept an idea, product or service. Studies related to this persuasive tactic, treated in the literature as message framing, expanded understanding of how people process the information received and make their decisions. Despite the advances occured in terms of impact of this variable on people's behavior, few studies have explored the influence of message framing on the attitude certainty, a construct that reflects a more stable long-term perspective of the individual attitude. Similarly, they found no studies involving this relationship to the context in which decisions are made. Thus, this study aims to deepen the findings of Rucker, Petty and Briñol (2008) study who found that the relationship between the message structure with the certainty of attitude, adding this relationship a new variable: the type of decision. For this, we used the experimental method for the two studies via Mechanical Turk. The results showed that the type of decision moderates the relationship between message framing and attitude certainty, and the emotional context of a decision tends to increase the conviction that the individual hold his attitude.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-08T16:27:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6949
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/5/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/4/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/3/license.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6949/2/DIS_GRAZIELE_CAMARGO_KEMMERICH_COMPLETO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 77dc190ab06a3871c28cd22d088cb021
db799ecfe24683522a2ddbdfdf2a2740
5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1be
197a959b7ea4eebda122074320e305ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765322113220608