A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1992 |
Resumo: | O presente trabalho constitui um levantamento de estudos referentes à prematuridade e desenvolvimento linguístico, disponíveis nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as possíveis consequências resultantes dessa relação. Nesta investigação são feitas duas análises, uma com relação aos aspectos linguísticos ditos afetados pela prematuridade e outra com relação aos processos motivadores de possíveis dificuldades linguísticas, como os fatores sociais e biológicos, as características de amostragem (o tipo de estudo, o componente linguístico avaliado e os instrumentos utilizados para a avaliação). Como hipótese geral, acreditamos que não é possível afirmar que crianças prematuras estão em risco para a linguagem, mesmo com a presença de resultados que apontem para alterações na aquisição da linguagem. Assim, as hipóteses específicas seriam: a) que os fatores biológicos e sociais presentes nos critérios de seleção dos sujeitos impossibilitam a comparação de resultados e a generalização de que a população pré-termo apresenta alterações de linguagem; b) que o tamanho da amostra, em vários estudos, não é o ideal para que a população-alvo seja representada, impossibilitando, assim, que os resultados sejam representativos; c) que há poucos aspectos linguísticos avaliados nas pesquisas, o que inviabiliza afirmar que há problemas na aquisição de linguagem nessa população; e d) que há diferentes tipos de instrumentos utilizados nas pesquisas, os quais revelam diferentes concepções de linguagem, e que impedem que os resultados sejam comparados entre eles. Para a verificação dessas hipóteses, este trabalho desenvolve-se da seguinte maneira: o primeiro capítulo refere-se à introdução; o segundo à revisão de literatura que fundamenta o trabalho; o terceiro à apresentação do método utilizado para seleção do corpus para a análise; o quarto à análise e discussão dos dados; e, por fim, as considerações finais |
id |
P_RS_ce6eb3f921941f70eeed1c3d1a582b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1992 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bisol, LedaCPF:01040421091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5CPF:01436819075http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230279Y3Cruz, Gabriela Fontana Abs da2015-04-14T13:38:23Z2011-04-282011-01-04CRUZ, Gabriela Fontana Abs da. A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1992Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431005.pdf: 1597945 bytes, checksum: fd16500869e7b33d1347a2c430ff1671 (MD5) Previous issue date: 2011-01-04O presente trabalho constitui um levantamento de estudos referentes à prematuridade e desenvolvimento linguístico, disponíveis nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as possíveis consequências resultantes dessa relação. Nesta investigação são feitas duas análises, uma com relação aos aspectos linguísticos ditos afetados pela prematuridade e outra com relação aos processos motivadores de possíveis dificuldades linguísticas, como os fatores sociais e biológicos, as características de amostragem (o tipo de estudo, o componente linguístico avaliado e os instrumentos utilizados para a avaliação). Como hipótese geral, acreditamos que não é possível afirmar que crianças prematuras estão em risco para a linguagem, mesmo com a presença de resultados que apontem para alterações na aquisição da linguagem. Assim, as hipóteses específicas seriam: a) que os fatores biológicos e sociais presentes nos critérios de seleção dos sujeitos impossibilitam a comparação de resultados e a generalização de que a população pré-termo apresenta alterações de linguagem; b) que o tamanho da amostra, em vários estudos, não é o ideal para que a população-alvo seja representada, impossibilitando, assim, que os resultados sejam representativos; c) que há poucos aspectos linguísticos avaliados nas pesquisas, o que inviabiliza afirmar que há problemas na aquisição de linguagem nessa população; e d) que há diferentes tipos de instrumentos utilizados nas pesquisas, os quais revelam diferentes concepções de linguagem, e que impedem que os resultados sejam comparados entre eles. Para a verificação dessas hipóteses, este trabalho desenvolve-se da seguinte maneira: o primeiro capítulo refere-se à introdução; o segundo à revisão de literatura que fundamenta o trabalho; o terceiro à apresentação do método utilizado para seleção do corpus para a análise; o quarto à análise e discussão dos dados; e, por fim, as considerações finaisapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10486/431005.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICALINGUAGEM - DESENVOLVIMENTOAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMLINGUAGEM - CRIANÇASPREMATUROSCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431005.pdf.jpg431005.pdf.jpgimage/jpeg3402http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/3/431005.pdf.jpg28f950700974dd37390161c159267389MD53TEXT431005.pdf.txt431005.pdf.txttext/plain217302http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/2/431005.pdf.txt15b69f2c509e2fd11130cba0db07f0efMD52ORIGINAL431005.pdfapplication/pdf1597945http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/1/431005.pdffd16500869e7b33d1347a2c430ff1671MD51tede/19922015-04-17 16:57:03.893oai:tede2.pucrs.br:tede/1992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
title |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
spellingShingle |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 Cruz, Gabriela Fontana Abs da LINGUÍSTICA LINGUAGEM - DESENVOLVIMENTO AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LINGUAGEM - CRIANÇAS PREMATUROS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
title_full |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
title_fullStr |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
title_full_unstemmed |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
title_sort |
A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010 |
author |
Cruz, Gabriela Fontana Abs da |
author_facet |
Cruz, Gabriela Fontana Abs da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisol, Leda |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040421091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01436819075 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230279Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Gabriela Fontana Abs da |
contributor_str_mv |
Bisol, Leda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA LINGUAGEM - DESENVOLVIMENTO AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LINGUAGEM - CRIANÇAS PREMATUROS |
topic |
LINGUÍSTICA LINGUAGEM - DESENVOLVIMENTO AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LINGUAGEM - CRIANÇAS PREMATUROS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho constitui um levantamento de estudos referentes à prematuridade e desenvolvimento linguístico, disponíveis nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as possíveis consequências resultantes dessa relação. Nesta investigação são feitas duas análises, uma com relação aos aspectos linguísticos ditos afetados pela prematuridade e outra com relação aos processos motivadores de possíveis dificuldades linguísticas, como os fatores sociais e biológicos, as características de amostragem (o tipo de estudo, o componente linguístico avaliado e os instrumentos utilizados para a avaliação). Como hipótese geral, acreditamos que não é possível afirmar que crianças prematuras estão em risco para a linguagem, mesmo com a presença de resultados que apontem para alterações na aquisição da linguagem. Assim, as hipóteses específicas seriam: a) que os fatores biológicos e sociais presentes nos critérios de seleção dos sujeitos impossibilitam a comparação de resultados e a generalização de que a população pré-termo apresenta alterações de linguagem; b) que o tamanho da amostra, em vários estudos, não é o ideal para que a população-alvo seja representada, impossibilitando, assim, que os resultados sejam representativos; c) que há poucos aspectos linguísticos avaliados nas pesquisas, o que inviabiliza afirmar que há problemas na aquisição de linguagem nessa população; e d) que há diferentes tipos de instrumentos utilizados nas pesquisas, os quais revelam diferentes concepções de linguagem, e que impedem que os resultados sejam comparados entre eles. Para a verificação dessas hipóteses, este trabalho desenvolve-se da seguinte maneira: o primeiro capítulo refere-se à introdução; o segundo à revisão de literatura que fundamenta o trabalho; o terceiro à apresentação do método utilizado para seleção do corpus para a análise; o quarto à análise e discussão dos dados; e, por fim, as considerações finais |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Gabriela Fontana Abs da. A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1992 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Gabriela Fontana Abs da. A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/3/431005.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/2/431005.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1992/1/431005.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28f950700974dd37390161c159267389 15b69f2c509e2fd11130cba0db07f0ef fd16500869e7b33d1347a2c430ff1671 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283366240256 |