Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488 |
Resumo: | A dissertação Educar pela pesquisa na pré-escola: a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável relata e analisa a evolução de um grupo de professoras que se dispôs à reflexão-ação-reflexão sobre atividades matemáticas pré-escolares realizadas em sala de aula. A investigação foi feita em uma escola privada de Porto Alegre, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de cinco professoras - incluindo a coordenadora da Educação Infantil e as professoras atuantes no Jardim de Infância níveis A e B - e a pesquisadora. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a opção metodológica adotada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a concretude do educar pela pesquisa na matemática préescolar para além do visível e do manipulável. O desenvolvimento da proposta aconteceu na conciliação entre as intenções da pesquisa e o desejo do grupo de professoras em rever seu fazer docente em sala de aula. Foram realizados encontros sistemáticos com as professoras e a pesquisadora, em um grupo de aprendizagem, durante um período de oito meses, para estudo de textos, relatos, gravações e transcrições produzidas, participantes na investigação. As reflexões e os projetos de trabalho produzidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do grupo de aprendizagem apontam para o educar pela pesquisa na pré-escola como uma proposta concreta para o ensino e aprendizagem de Matemática, evidenciando a necessidade de uma melhor compreensão do que significa aprender e ensinar Matemática no concreto, a fim de entender os movimentos de aprendizagem que acontecem nos professores e nos alunos no educar pela pesquisa. Além disso, este trabalho mostra tanto a importância de um espaço de reflexão-ação-reflexão para a capacitação docente, como a possibilidade de uma transformação no fazer docente de forma diferenciada, o que determinou o crescimento do grupo no que diz respeito à valorização das diferenças individuais e ao respeito às singularidades de alunos e professores. Ao se permitirem refletir sobre sua prática docente, planejar mudanças para a mesma e avaliá-la a partir da vivência do educar pela pesquisa, as professoras refletiram sobre o aprendizado de conviver com as incertezas quanto a um currículo que é construído a partir das demandas do contexto e revelaram a alegria de poder enfrentar tais dificuldades nas atividades e nos projetos de trabalho. O conjunto das atividades desenvolvidas pelas professoras no grupo de aprendizagem ajudou a superar as práticas existentes e avançar na compreensão de sua prática docente e de si mesmas. Finalmente, este estudo também mostra que, como conseqüência de um trabalho reflexivoprático- reflexivo de professoras e alunos a partir do educar pela pesquisa, é possível conferir concretude à educação matemática pré-escolar para além do visível e do manipulável. |
id |
P_RS_d4ac7ba22eee6f0da30b395cd9753afc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3488 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:71533249091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744707U0Soares, Leticia Quarti2015-04-14T14:13:08Z2007-05-112005-01-13SOARES, Leticia Quarti. Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330155.pdf: 633993 bytes, checksum: 9ea013ee920b23015b7f319e62af9294 (MD5) Previous issue date: 2005-01-13A dissertação Educar pela pesquisa na pré-escola: a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável relata e analisa a evolução de um grupo de professoras que se dispôs à reflexão-ação-reflexão sobre atividades matemáticas pré-escolares realizadas em sala de aula. A investigação foi feita em uma escola privada de Porto Alegre, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de cinco professoras - incluindo a coordenadora da Educação Infantil e as professoras atuantes no Jardim de Infância níveis A e B - e a pesquisadora. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a opção metodológica adotada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a concretude do educar pela pesquisa na matemática préescolar para além do visível e do manipulável. O desenvolvimento da proposta aconteceu na conciliação entre as intenções da pesquisa e o desejo do grupo de professoras em rever seu fazer docente em sala de aula. Foram realizados encontros sistemáticos com as professoras e a pesquisadora, em um grupo de aprendizagem, durante um período de oito meses, para estudo de textos, relatos, gravações e transcrições produzidas, participantes na investigação. As reflexões e os projetos de trabalho produzidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do grupo de aprendizagem apontam para o educar pela pesquisa na pré-escola como uma proposta concreta para o ensino e aprendizagem de Matemática, evidenciando a necessidade de uma melhor compreensão do que significa aprender e ensinar Matemática no concreto, a fim de entender os movimentos de aprendizagem que acontecem nos professores e nos alunos no educar pela pesquisa. Além disso, este trabalho mostra tanto a importância de um espaço de reflexão-ação-reflexão para a capacitação docente, como a possibilidade de uma transformação no fazer docente de forma diferenciada, o que determinou o crescimento do grupo no que diz respeito à valorização das diferenças individuais e ao respeito às singularidades de alunos e professores. Ao se permitirem refletir sobre sua prática docente, planejar mudanças para a mesma e avaliá-la a partir da vivência do educar pela pesquisa, as professoras refletiram sobre o aprendizado de conviver com as incertezas quanto a um currículo que é construído a partir das demandas do contexto e revelaram a alegria de poder enfrentar tais dificuldades nas atividades e nos projetos de trabalho. O conjunto das atividades desenvolvidas pelas professoras no grupo de aprendizagem ajudou a superar as práticas existentes e avançar na compreensão de sua prática docente e de si mesmas. Finalmente, este estudo também mostra que, como conseqüência de um trabalho reflexivoprático- reflexivo de professoras e alunos a partir do educar pela pesquisa, é possível conferir concretude à educação matemática pré-escolar para além do visível e do manipulável.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12721/330155.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAMATEMÁTICA - ENSINOCRIANÇAS - EDUCAÇÃOPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL330155.pdf.jpg330155.pdf.jpgimage/jpeg3025http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/3/330155.pdf.jpgfd01f4a7aefb9bb83af3dcc109efa9c5MD53TEXT330155.pdf.txt330155.pdf.txttext/plain293191http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/2/330155.pdf.txtc6cf7afe08a77ce9658bb3be25d02491MD52ORIGINAL330155.pdfapplication/pdf633993http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/1/330155.pdf9ea013ee920b23015b7f319e62af9294MD51tede/34882015-04-30 08:15:38.483oai:tede2.pucrs.br:tede/3488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
title |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
spellingShingle |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável Soares, Leticia Quarti EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO CRIANÇAS - EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
title_full |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
title_fullStr |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
title_full_unstemmed |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
title_sort |
Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
author |
Soares, Leticia Quarti |
author_facet |
Soares, Leticia Quarti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:06543260963 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:71533249091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744707U0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Leticia Quarti |
contributor_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO CRIANÇAS - EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO CRIANÇAS - EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A dissertação Educar pela pesquisa na pré-escola: a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável relata e analisa a evolução de um grupo de professoras que se dispôs à reflexão-ação-reflexão sobre atividades matemáticas pré-escolares realizadas em sala de aula. A investigação foi feita em uma escola privada de Porto Alegre, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de cinco professoras - incluindo a coordenadora da Educação Infantil e as professoras atuantes no Jardim de Infância níveis A e B - e a pesquisadora. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a opção metodológica adotada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a concretude do educar pela pesquisa na matemática préescolar para além do visível e do manipulável. O desenvolvimento da proposta aconteceu na conciliação entre as intenções da pesquisa e o desejo do grupo de professoras em rever seu fazer docente em sala de aula. Foram realizados encontros sistemáticos com as professoras e a pesquisadora, em um grupo de aprendizagem, durante um período de oito meses, para estudo de textos, relatos, gravações e transcrições produzidas, participantes na investigação. As reflexões e os projetos de trabalho produzidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do grupo de aprendizagem apontam para o educar pela pesquisa na pré-escola como uma proposta concreta para o ensino e aprendizagem de Matemática, evidenciando a necessidade de uma melhor compreensão do que significa aprender e ensinar Matemática no concreto, a fim de entender os movimentos de aprendizagem que acontecem nos professores e nos alunos no educar pela pesquisa. Além disso, este trabalho mostra tanto a importância de um espaço de reflexão-ação-reflexão para a capacitação docente, como a possibilidade de uma transformação no fazer docente de forma diferenciada, o que determinou o crescimento do grupo no que diz respeito à valorização das diferenças individuais e ao respeito às singularidades de alunos e professores. Ao se permitirem refletir sobre sua prática docente, planejar mudanças para a mesma e avaliá-la a partir da vivência do educar pela pesquisa, as professoras refletiram sobre o aprendizado de conviver com as incertezas quanto a um currículo que é construído a partir das demandas do contexto e revelaram a alegria de poder enfrentar tais dificuldades nas atividades e nos projetos de trabalho. O conjunto das atividades desenvolvidas pelas professoras no grupo de aprendizagem ajudou a superar as práticas existentes e avançar na compreensão de sua prática docente e de si mesmas. Finalmente, este estudo também mostra que, como conseqüência de um trabalho reflexivoprático- reflexivo de professoras e alunos a partir do educar pela pesquisa, é possível conferir concretude à educação matemática pré-escolar para além do visível e do manipulável. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-01-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Leticia Quarti. Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488 |
identifier_str_mv |
SOARES, Leticia Quarti. Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/3/330155.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/2/330155.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3488/1/330155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd01f4a7aefb9bb83af3dcc109efa9c5 c6cf7afe08a77ce9658bb3be25d02491 9ea013ee920b23015b7f319e62af9294 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293714636800 |