A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Pedro Franco de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza Mafra, José Ricardo e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90
Resumo: O presente artigo traz de forma sintética um percurso introdutório sobre discussões voltadas para a compreensão de abordagens de pesquisa desenvolvidas em educação matemática. A partir de uma breve explanação de aspectos relacionados ao desenvolvimento dos percursos das tendências ou abordagens em educação matemática, apresenta-se um panorama relacionado com a multiplicidade e diversidades de procedimentos de pesquisa, ações e delineamentos instrumentais e metodológicos, configurados nas últimas décadas, de uma forma progressiva. Este panorama, de certa forma, projeta uma amplitude de possibilidades de pesquisas, apresentando alguns exemplos de configurações, instrumentos, procedimentos ou denominações de investigações. Concluímos, apresentando uma discussão envolvendo o futuro da pesquisa em educação matemática, projetando epistemologias de abordagens possíveis e uma discussão sobre alguns cuidados e precauções que os investigadores em educação matemática necessitam ter quando do delineamento e organização das suas pesquisas.
id UFPA-6_f2ce4630f582aa7bd17352969d6c39c8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/90
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemáticaEducação matemáticaAbordagens metodológicasPesquisa educacionalO presente artigo traz de forma sintética um percurso introdutório sobre discussões voltadas para a compreensão de abordagens de pesquisa desenvolvidas em educação matemática. A partir de uma breve explanação de aspectos relacionados ao desenvolvimento dos percursos das tendências ou abordagens em educação matemática, apresenta-se um panorama relacionado com a multiplicidade e diversidades de procedimentos de pesquisa, ações e delineamentos instrumentais e metodológicos, configurados nas últimas décadas, de uma forma progressiva. Este panorama, de certa forma, projeta uma amplitude de possibilidades de pesquisas, apresentando alguns exemplos de configurações, instrumentos, procedimentos ou denominações de investigações. Concluímos, apresentando uma discussão envolvendo o futuro da pesquisa em educação matemática, projetando epistemologias de abordagens possíveis e uma discussão sobre alguns cuidados e precauções que os investigadores em educação matemática necessitam ter quando do delineamento e organização das suas pesquisas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/9010.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p192-209.id305REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 192-2092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90/89Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Pedro Franco de Souza Mafra, José Ricardo e2022-11-17T22:38:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/90Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
title A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
spellingShingle A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
Sá, Pedro Franco de
Educação matemática
Abordagens metodológicas
Pesquisa educacional
title_short A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
title_full A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
title_fullStr A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
title_full_unstemmed A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
title_sort A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática
author Sá, Pedro Franco de
author_facet Sá, Pedro Franco de
Souza Mafra, José Ricardo e
author_role author
author2 Souza Mafra, José Ricardo e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Pedro Franco de
Souza Mafra, José Ricardo e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Abordagens metodológicas
Pesquisa educacional
topic Educação matemática
Abordagens metodológicas
Pesquisa educacional
description O presente artigo traz de forma sintética um percurso introdutório sobre discussões voltadas para a compreensão de abordagens de pesquisa desenvolvidas em educação matemática. A partir de uma breve explanação de aspectos relacionados ao desenvolvimento dos percursos das tendências ou abordagens em educação matemática, apresenta-se um panorama relacionado com a multiplicidade e diversidades de procedimentos de pesquisa, ações e delineamentos instrumentais e metodológicos, configurados nas últimas décadas, de uma forma progressiva. Este panorama, de certa forma, projeta uma amplitude de possibilidades de pesquisas, apresentando alguns exemplos de configurações, instrumentos, procedimentos ou denominações de investigações. Concluímos, apresentando uma discussão envolvendo o futuro da pesquisa em educação matemática, projetando epistemologias de abordagens possíveis e uma discussão sobre alguns cuidados e precauções que os investigadores em educação matemática necessitam ter quando do delineamento e organização das suas pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p192-209.id305
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p192-209.id305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90/89
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 192-209
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002789355520