Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_5d09310ea943c6dace1f0e4f27a32260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91005 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)EducaçãoPesquisa educacionalMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoO presente trabalho analisa a produção científica apresentada, sob a forma de artigos, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Anped, especificamente no Grupo de Trabalho 19 - Educação Matemática - no período de 2000 a 2007. Para a realização deste trabalho, buscou-se os aportes teórico-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, do enfoque Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Além do estudo da bibliografia referente ao quadro teórico que orientou a elaboração desta dissertação, o principal procedimento de pesquisa realizado foi a leitura dos 93 trabalhos aceitos para apresentação disponibilizados integralmente pela referida Associação na rede mundial de computadores. Inicialmente identificou-se: a) quais questões, conteúdos ou problemáticas estão inquietando os pesquisadores que abordam as relações entre Educação e Matemática; b) quais são os objetos e sujeitos das pesquisas referidas nos artigos; c) quais autores e escolas de pensamento são indicados na produção científica sobre as relações entre Educação e Matemática. Como esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Infância, bem como para uma primeira aproximação das produções acadêmicas sobre as relações entre Matemática e Educação, surgiu a necessidade de realizar a consulta ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - com ênfase para o conhecimento matemático, ensino e criança. A constituição da "Educação Matemática" como campo científico e profissional autônomo, com a qual não se tem acordo, também está abordada nesta dissertação. Por fim, a partir da evidência de elementos mais recorrentes no universo analisado, constatou-se que a maioria da produção dos trabalhos apresentados no GT 19 da Anped pode ser caracterizada como: um conjunto de pesquisas empírico-analíticas; que se utilizam de metodologias qualitativas, experimentações de seqüências didáticas ou pesquisas de opinião; com referência teórica na Didática Francesa ou na Produção sobre o Professor Reflexivo; tendo como principais temas a Formação de Professores, Linguagem e Representação, relacionadas ao âmbito educacional institucional (em escolas ou universidades). No entanto, há uma pequena quantidade de trabalhos que apresentam elementos que permitem considerar o conhecimento como instrumento de compreensão da realidade na perspectiva de sua transformação e assim sendo ficou identificado um corte de classe na produção analisada distante dos explorados (FERNANDES, Florestan). Diante do que foi estudado, o desafio posto é o de buscar conhecer cada vez mais a realidade e indicar algumas alternativas nos diversos campos de atuação, ao ensinar matemática, ao propor elementos para a estruturação deste ensino, ao compreender como históricos os sujeitos da Educação como prática social e ao se construir uma prática política e profissional coerente com esta perspectiva e organicamente vinculada a outras esferas do ser social.Florianópolis, SCSerrão, Maria Isabel BatistaUniversidade Federal de Santa CatarinaVilela, Elenira Oliveira2012-10-23T17:42:12Z2012-10-23T17:42:12Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255006http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
title |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
spellingShingle |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) Vilela, Elenira Oliveira Educação Pesquisa educacional Matematica Estudo e ensino |
title_short |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
title_full |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
title_fullStr |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
title_full_unstemmed |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
title_sort |
Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007) |
author |
Vilela, Elenira Oliveira |
author_facet |
Vilela, Elenira Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrão, Maria Isabel Batista Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Elenira Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pesquisa educacional Matematica Estudo e ensino |
topic |
Educação Pesquisa educacional Matematica Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T17:42:12Z 2012-10-23T17:42:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
255006 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005 |
identifier_str_mv |
255006 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652125708746752 |