Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Elenira Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005
Resumo: Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_5d09310ea943c6dace1f0e4f27a32260
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91005
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)EducaçãoPesquisa educacionalMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoO presente trabalho analisa a produção científica apresentada, sob a forma de artigos, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Anped, especificamente no Grupo de Trabalho 19 - Educação Matemática - no período de 2000 a 2007. Para a realização deste trabalho, buscou-se os aportes teórico-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, do enfoque Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Além do estudo da bibliografia referente ao quadro teórico que orientou a elaboração desta dissertação, o principal procedimento de pesquisa realizado foi a leitura dos 93 trabalhos aceitos para apresentação disponibilizados integralmente pela referida Associação na rede mundial de computadores. Inicialmente identificou-se: a) quais questões, conteúdos ou problemáticas estão inquietando os pesquisadores que abordam as relações entre Educação e Matemática; b) quais são os objetos e sujeitos das pesquisas referidas nos artigos; c) quais autores e escolas de pensamento são indicados na produção científica sobre as relações entre Educação e Matemática. Como esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Infância, bem como para uma primeira aproximação das produções acadêmicas sobre as relações entre Matemática e Educação, surgiu a necessidade de realizar a consulta ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - com ênfase para o conhecimento matemático, ensino e criança. A constituição da "Educação Matemática" como campo científico e profissional autônomo, com a qual não se tem acordo, também está abordada nesta dissertação. Por fim, a partir da evidência de elementos mais recorrentes no universo analisado, constatou-se que a maioria da produção dos trabalhos apresentados no GT 19 da Anped pode ser caracterizada como: um conjunto de pesquisas empírico-analíticas; que se utilizam de metodologias qualitativas, experimentações de seqüências didáticas ou pesquisas de opinião; com referência teórica na Didática Francesa ou na Produção sobre o Professor Reflexivo; tendo como principais temas a Formação de Professores, Linguagem e Representação, relacionadas ao âmbito educacional institucional (em escolas ou universidades). No entanto, há uma pequena quantidade de trabalhos que apresentam elementos que permitem considerar o conhecimento como instrumento de compreensão da realidade na perspectiva de sua transformação e assim sendo ficou identificado um corte de classe na produção analisada distante dos explorados (FERNANDES, Florestan). Diante do que foi estudado, o desafio posto é o de buscar conhecer cada vez mais a realidade e indicar algumas alternativas nos diversos campos de atuação, ao ensinar matemática, ao propor elementos para a estruturação deste ensino, ao compreender como históricos os sujeitos da Educação como prática social e ao se construir uma prática política e profissional coerente com esta perspectiva e organicamente vinculada a outras esferas do ser social.Florianópolis, SCSerrão, Maria Isabel BatistaUniversidade Federal de Santa CatarinaVilela, Elenira Oliveira2012-10-23T17:42:12Z2012-10-23T17:42:12Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255006http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
title Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
spellingShingle Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
Vilela, Elenira Oliveira
Educação
Pesquisa educacional
Matematica
Estudo e ensino
title_short Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
title_full Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
title_fullStr Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
title_full_unstemmed Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
title_sort Eu pesquiso, tu pesquisas, eles ... e quem ensina e quem aprende matemática?: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000 - 2007)
author Vilela, Elenira Oliveira
author_facet Vilela, Elenira Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Maria Isabel Batista
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Elenira Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pesquisa educacional
Matematica
Estudo e ensino
topic Educação
Pesquisa educacional
Matematica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T17:42:12Z
2012-10-23T17:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 255006
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005
identifier_str_mv 255006
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652125708746752