A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1835 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de aquisição das seqüências de obstruintes monomorfêmicas finais do inglês (L2) por falantes do Sul do Brasil. A partir da investigação empírica, propomos uma análise à luz da Teoria da Otimidade (Prince & Smolensky 1993,2004) para explicar os diferentes padrões silábicos encontrados nas tentativas de produção das codas complexas do inglês. A investigação empírica contou com 32 participantes, pertencentes a 4 diferentes níveis de proficiência. Ao descrevermos os outputs produzidos por esses informantes, tivemos a intenção de discutir quais formas diferem do falar nativo, concentrando-nos, sobretudo, nos padrões que caracterizam uma alteração da estrutura silábica da L2. A verificação dos dados apontou ser a epêntese a estratégia de reparo mais empregada para adaptar as formas da L2 a um padrão silábico mais próximo daquele da L1. Para verificarmos, à luz da OT, a trajetória desenvolvimental dos aprendizes desde o ranking da L1 até a gramática responsável pela emergência das formas-alvo, desenvolvemos nossa análise com base no Algoritmo de Aprendizagem Gradual (Boersma & Hayes, 2001). Especial atenção foi dada, ao longo da análise, à questão da formalização das restrições de marcação. Para obtermos as restrições a partir de escalas lingüísticas primitivas, recorremos a dois mecanismos: Alinhamento Harmônico (para formalizar, em termos de ranking, as diferenças de sonoridade entre os elementos de coda) e Conjunção Local (para expressar as diferenças de ponto em coda). Argumentamos, em nossa análise, que o mecanismo de Conjunção Local se mostra disponível ao longo do processo de aquisição de L2, sendo tal mecanismo restrito a condições que limitam o seu poder de atuação. Acreditamos que o presente trabalho se caracteriza como pertinente não somente para os pesquisadores voltados à investigação do processo de aquisição de linguagem, mas também para todos aqueles envolvidos com o estudo de modelos formais de análise lingüística, tal como a Teoria da Otimidade. |
id |
P_RS_d996266e3dadd61f89c1e6d4e52d41ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1835 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bisol, LedaCPF:01040421091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5CPF:93619790000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750120E4Alves, Ubiratã Kickhöfel2015-04-14T13:37:27Z2008-03-282008-01-11ALVES, Ubiratã Kickhöfel. A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1835Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399693.pdf: 2405831 bytes, checksum: 7d7db2ac72dee0542bfe5f8f7cf7ac85 (MD5) Previous issue date: 2008-01-11O presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de aquisição das seqüências de obstruintes monomorfêmicas finais do inglês (L2) por falantes do Sul do Brasil. A partir da investigação empírica, propomos uma análise à luz da Teoria da Otimidade (Prince & Smolensky 1993,2004) para explicar os diferentes padrões silábicos encontrados nas tentativas de produção das codas complexas do inglês. A investigação empírica contou com 32 participantes, pertencentes a 4 diferentes níveis de proficiência. Ao descrevermos os outputs produzidos por esses informantes, tivemos a intenção de discutir quais formas diferem do falar nativo, concentrando-nos, sobretudo, nos padrões que caracterizam uma alteração da estrutura silábica da L2. A verificação dos dados apontou ser a epêntese a estratégia de reparo mais empregada para adaptar as formas da L2 a um padrão silábico mais próximo daquele da L1. Para verificarmos, à luz da OT, a trajetória desenvolvimental dos aprendizes desde o ranking da L1 até a gramática responsável pela emergência das formas-alvo, desenvolvemos nossa análise com base no Algoritmo de Aprendizagem Gradual (Boersma & Hayes, 2001). Especial atenção foi dada, ao longo da análise, à questão da formalização das restrições de marcação. Para obtermos as restrições a partir de escalas lingüísticas primitivas, recorremos a dois mecanismos: Alinhamento Harmônico (para formalizar, em termos de ranking, as diferenças de sonoridade entre os elementos de coda) e Conjunção Local (para expressar as diferenças de ponto em coda). Argumentamos, em nossa análise, que o mecanismo de Conjunção Local se mostra disponível ao longo do processo de aquisição de L2, sendo tal mecanismo restrito a condições que limitam o seu poder de atuação. Acreditamos que o presente trabalho se caracteriza como pertinente não somente para os pesquisadores voltados à investigação do processo de aquisição de linguagem, mas também para todos aqueles envolvidos com o estudo de modelos formais de análise lingüística, tal como a Teoria da Otimidade.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9519/399693.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMFONOLOGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399693.pdf.jpg399693.pdf.jpgimage/jpeg3109http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/3/399693.pdf.jpg6b5e3673b396ea2ab9fbbabe8bb23b4eMD53TEXT399693.pdf.txt399693.pdf.txttext/plain610873http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/2/399693.pdf.txt86b41397e46273863fd763db9c58fc23MD52ORIGINAL399693.pdfapplication/pdf2405831http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/1/399693.pdf7d7db2ac72dee0542bfe5f8f7cf7ac85MD51tede/18352015-04-17 16:57:00.925oai:tede2.pucrs.br:tede/1835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
title |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
spellingShingle |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade Alves, Ubiratã Kickhöfel LINGÜÍSTICA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM FONOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
title_full |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
title_fullStr |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
title_full_unstemmed |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
title_sort |
A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade |
author |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_facet |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisol, Leda |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040421091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:93619790000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750120E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
contributor_str_mv |
Bisol, Leda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM FONOLOGIA |
topic |
LINGÜÍSTICA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM FONOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de aquisição das seqüências de obstruintes monomorfêmicas finais do inglês (L2) por falantes do Sul do Brasil. A partir da investigação empírica, propomos uma análise à luz da Teoria da Otimidade (Prince & Smolensky 1993,2004) para explicar os diferentes padrões silábicos encontrados nas tentativas de produção das codas complexas do inglês. A investigação empírica contou com 32 participantes, pertencentes a 4 diferentes níveis de proficiência. Ao descrevermos os outputs produzidos por esses informantes, tivemos a intenção de discutir quais formas diferem do falar nativo, concentrando-nos, sobretudo, nos padrões que caracterizam uma alteração da estrutura silábica da L2. A verificação dos dados apontou ser a epêntese a estratégia de reparo mais empregada para adaptar as formas da L2 a um padrão silábico mais próximo daquele da L1. Para verificarmos, à luz da OT, a trajetória desenvolvimental dos aprendizes desde o ranking da L1 até a gramática responsável pela emergência das formas-alvo, desenvolvemos nossa análise com base no Algoritmo de Aprendizagem Gradual (Boersma & Hayes, 2001). Especial atenção foi dada, ao longo da análise, à questão da formalização das restrições de marcação. Para obtermos as restrições a partir de escalas lingüísticas primitivas, recorremos a dois mecanismos: Alinhamento Harmônico (para formalizar, em termos de ranking, as diferenças de sonoridade entre os elementos de coda) e Conjunção Local (para expressar as diferenças de ponto em coda). Argumentamos, em nossa análise, que o mecanismo de Conjunção Local se mostra disponível ao longo do processo de aquisição de L2, sendo tal mecanismo restrito a condições que limitam o seu poder de atuação. Acreditamos que o presente trabalho se caracteriza como pertinente não somente para os pesquisadores voltados à investigação do processo de aquisição de linguagem, mas também para todos aqueles envolvidos com o estudo de modelos formais de análise lingüística, tal como a Teoria da Otimidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1835 |
identifier_str_mv |
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. A aquisição das seqüências finais de obstruintes do inglês (L2) por falantes do sul do Brasil : análise via teoria da otimidade. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/3/399693.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/2/399693.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1835/1/399693.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b5e3673b396ea2ab9fbbabe8bb23b4e 86b41397e46273863fd763db9c58fc23 7d7db2ac72dee0542bfe5f8f7cf7ac85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282570371072 |