Família e aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Nelson Elinton Fonseca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares
id P_RS_dd25a18e6134190db0b049299eab8508
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3465
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:73551619034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283133A5Casarin, Nelson Elinton Fonseca2015-04-14T14:13:02Z2007-04-122007-01-15CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389091.pdf: 559241 bytes, checksum: c7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42 (MD5) Previous issue date: 2007-01-15Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementaresapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12534/389091.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaPSICOLOGIA EDUCACIONALAPRENDIZAGEM - DISTÚRBIOSAPRENDIZAGEM ESCOLARPAIS E FILHOSRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLARELAÇÕES FAMILIARESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFamília e aprendizagem escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389091.pdf.jpg389091.pdf.jpgimage/jpeg2914http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/3/389091.pdf.jpgef9d5b90757f75ae28846532376ed704MD53TEXT389091.pdf.txt389091.pdf.txttext/plain154522http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/2/389091.pdf.txta1df41484a276f7a5b3b4e943e379912MD52ORIGINAL389091.pdfapplication/pdf559241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/1/389091.pdfc7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42MD51tede/34652015-04-17 15:59:57.866oai:tede2.pucrs.br:tede/3465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Família e aprendizagem escolar
title Família e aprendizagem escolar
spellingShingle Família e aprendizagem escolar
Casarin, Nelson Elinton Fonseca
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
APRENDIZAGEM ESCOLAR
PAIS E FILHOS
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
RELAÇÕES FAMILIARES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Família e aprendizagem escolar
title_full Família e aprendizagem escolar
title_fullStr Família e aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Família e aprendizagem escolar
title_sort Família e aprendizagem escolar
author Casarin, Nelson Elinton Fonseca
author_facet Casarin, Nelson Elinton Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31673899072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:73551619034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283133A5
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarin, Nelson Elinton Fonseca
contributor_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
APRENDIZAGEM ESCOLAR
PAIS E FILHOS
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
RELAÇÕES FAMILIARES
topic PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
APRENDIZAGEM ESCOLAR
PAIS E FILHOS
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
RELAÇÕES FAMILIARES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
identifier_str_mv CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/3/389091.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/2/389091.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/1/389091.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef9d5b90757f75ae28846532376ed704
a1df41484a276f7a5b3b4e943e379912
c7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293633896448