Família e aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares |
id |
P_RS_dd25a18e6134190db0b049299eab8508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3465 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:73551619034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283133A5Casarin, Nelson Elinton Fonseca2015-04-14T14:13:02Z2007-04-122007-01-15CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389091.pdf: 559241 bytes, checksum: c7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42 (MD5) Previous issue date: 2007-01-15Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementaresapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12534/389091.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaPSICOLOGIA EDUCACIONALAPRENDIZAGEM - DISTÚRBIOSAPRENDIZAGEM ESCOLARPAIS E FILHOSRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLARELAÇÕES FAMILIARESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFamília e aprendizagem escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389091.pdf.jpg389091.pdf.jpgimage/jpeg2914http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/3/389091.pdf.jpgef9d5b90757f75ae28846532376ed704MD53TEXT389091.pdf.txt389091.pdf.txttext/plain154522http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/2/389091.pdf.txta1df41484a276f7a5b3b4e943e379912MD52ORIGINAL389091.pdfapplication/pdf559241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/1/389091.pdfc7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42MD51tede/34652015-04-17 15:59:57.866oai:tede2.pucrs.br:tede/3465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Família e aprendizagem escolar |
title |
Família e aprendizagem escolar |
spellingShingle |
Família e aprendizagem escolar Casarin, Nelson Elinton Fonseca PSICOLOGIA EDUCACIONAL APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS APRENDIZAGEM ESCOLAR PAIS E FILHOS RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA RELAÇÕES FAMILIARES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Família e aprendizagem escolar |
title_full |
Família e aprendizagem escolar |
title_fullStr |
Família e aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
Família e aprendizagem escolar |
title_sort |
Família e aprendizagem escolar |
author |
Casarin, Nelson Elinton Fonseca |
author_facet |
Casarin, Nelson Elinton Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31673899072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:73551619034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283133A5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casarin, Nelson Elinton Fonseca |
contributor_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS APRENDIZAGEM ESCOLAR PAIS E FILHOS RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA RELAÇÕES FAMILIARES |
topic |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS APRENDIZAGEM ESCOLAR PAIS E FILHOS RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA RELAÇÕES FAMILIARES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465 |
identifier_str_mv |
CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/3/389091.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/2/389091.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3465/1/389091.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef9d5b90757f75ae28846532376ed704 a1df41484a276f7a5b3b4e943e379912 c7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293633896448 |