Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Karina Harumi de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/117942
Resumo: O trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos.
id UNSP_f97c6a6b17019d76f1faf5df78f2cfea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/117942
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova EscolaPsicologia educacionalFamíliaPai e filhosRelação família-escolaO trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anaruma, Silvia Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Karina Harumi de [UNESP]2015-03-23T15:04:54Z2015-03-23T15:04:54Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisiii, 33 f.application/pdfABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/117942000635000abreu_kh_tcc_rcla.pdf0867713879212166Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:14:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:18:23.683962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
title Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
spellingShingle Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
Abreu, Karina Harumi de [UNESP]
Psicologia educacional
Família
Pai e filhos
Relação família-escola
title_short Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
title_full Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
title_fullStr Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
title_full_unstemmed Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
title_sort Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
author Abreu, Karina Harumi de [UNESP]
author_facet Abreu, Karina Harumi de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anaruma, Silvia Marina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Karina Harumi de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Família
Pai e filhos
Relação família-escola
topic Psicologia educacional
Família
Pai e filhos
Relação família-escola
description O trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:04:54Z
2015-03-23T15:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/117942
000635000
abreu_kh_tcc_rcla.pdf
0867713879212166
identifier_str_mv ABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000635000
abreu_kh_tcc_rcla.pdf
0867713879212166
url http://hdl.handle.net/11449/117942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iii, 33 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129050088046592