Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/117942 |
Resumo: | O trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos. |
id |
UNSP_f97c6a6b17019d76f1faf5df78f2cfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/117942 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova EscolaPsicologia educacionalFamíliaPai e filhosRelação família-escolaO trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anaruma, Silvia Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Karina Harumi de [UNESP]2015-03-23T15:04:54Z2015-03-23T15:04:54Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisiii, 33 f.application/pdfABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/117942000635000abreu_kh_tcc_rcla.pdf0867713879212166Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:14:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:18:23.683962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
title |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
spellingShingle |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola Abreu, Karina Harumi de [UNESP] Psicologia educacional Família Pai e filhos Relação família-escola |
title_short |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
title_full |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
title_fullStr |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
title_full_unstemmed |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
title_sort |
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola |
author |
Abreu, Karina Harumi de [UNESP] |
author_facet |
Abreu, Karina Harumi de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anaruma, Silvia Marina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Karina Harumi de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Família Pai e filhos Relação família-escola |
topic |
Psicologia educacional Família Pai e filhos Relação família-escola |
description |
O trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:04:54Z 2015-03-23T15:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/117942 000635000 abreu_kh_tcc_rcla.pdf 0867713879212166 |
identifier_str_mv |
ABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000635000 abreu_kh_tcc_rcla.pdf 0867713879212166 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/117942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iii, 33 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129050088046592 |