Evidências psicométricas do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Marcia Fortes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/757
Resumo: Esta tese de doutorado descreve o processo de adaptação para a realidade brasileira do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30), instrumento de avaliação do Transtorno de Ansiedade Social (TAS)/Fobia Social(FS). Caracteriza-se por fazer parte de um estudo transcultural desenvolvido nos países iberoamericanos Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, por meio de uma parceria com a Universidade de Granada, na Espanha, tendo como coordenador o Professor Dr. Vicente Caballo. Trata-se de um projeto que integra a linha de pesquisa PROINSTRU: Desenvolvimento, Adaptação, Validação e Padronização de Instrumentos psicológicos à realidade brasileira desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pela professora Dra. Margareth da Silva Oliveira. A tese consta de três seções, sendo a primeira teórica, a segunda empírica com os estudos das propriedades psicométricas do instrumento e a terceira uma pesquisa com aplicação do instrumento antes e depois de uma intervenção grupal breve. A seção 1 apresenta a revisão de literatura intitulada Habilidades sociais no contexto do Transtorno de Ansiedade Social e Dependência de Álcool, na qual o TAS é conceitualizado e são explorados estudos de associação entre o TAS e a Dependência do Álcool. O estudo investigou as principais proposições discutidas no meio científico relacionadas ao déficit de habilidades sociais enquanto fator de risco ao desenvolvimento destes quadros clínicos e concluiu que uma das intervenções que demonstram eficácia pode ser o Treinamento de Habilidades Sociais. Tal intervenção visa instrumentalizar o indivíduo a desenvolver habilidades sociais e relações interpessoais mais satisfatórias, estimulando estratégias de enfrentamento, resolução de problemas, como resistir ao oferecimento de bebida alcoólica e conseguir dizer não. A Seção 2 apresenta um estudo empírico intitulado Estudos de Adaptação do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO A30), o qual tem o objetivo de estudar as propriedades psicométricas e descrever os estudos de evidência de validade do CASO-A30, viabilizando-o como um novo instrumento de avaliação do transtorno de ansiedade social. A amostra foi constituída de 951 sujeitos, dos quais 537 eram mulheres e 414 homens, correspondendo a 183 pessoas do grupo clínico e 768 de população geral. A média de idade das pessoas foi de 28,58 anos (DP= 11,39). A população clínica foi organizada em dois grupos: 82 sujeitos com TAS e 101 alcoolistas. O CASO-A30 obteve um coeficiente de Alfa de Cronbach de 0,93, demonstrando uma consistência interna altamente satisfatória. A análise fatorial indicou a presença de cinco fatores, tal como nos estudos originais de seus autores, cada um com seis itens e boa consistência interna. A Seção 3 descreve o estudo Treinamento em habilidades sociais com uso do CASO-A30: estudo de intervenção grupal, no qual são apresentados os resultados de uma intervenção breve grupal de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários que possuem TAS. Através da aplicação do CASO-A30 antes e depois do THS, buscou-se verificar se o instrumento consegue monitorar mudanças de comportamento nos indivíduos, avaliando a melhora dos sintomas do TAS nos sujeitos submetidos à intervenção. Essa tese revelou que o CASO-A30 em sua versão brasileira apresentou os requisitos necessários em termos de consistência interna e validade fatorial para ser amplamente utilizado como escolha para a avaliação do TAS tanto no âmbito da pesquisa científica quanto na prática clínica.
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Caracteriza-se por fazer parte de um estudo transcultural desenvolvido nos países iberoamericanos Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, por meio de uma parceria com a Universidade de Granada, na Espanha, tendo como coordenador o Professor Dr. Vicente Caballo. Trata-se de um projeto que integra a linha de pesquisa PROINSTRU: Desenvolvimento, Adaptação, Validação e Padronização de Instrumentos psicológicos à realidade brasileira desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pela professora Dra. Margareth da Silva Oliveira. A tese consta de três seções, sendo a primeira teórica, a segunda empírica com os estudos das propriedades psicométricas do instrumento e a terceira uma pesquisa com aplicação do instrumento antes e depois de uma intervenção grupal breve. A seção 1 apresenta a revisão de literatura intitulada Habilidades sociais no contexto do Transtorno de Ansiedade Social e Dependência de Álcool, na qual o TAS é conceitualizado e são explorados estudos de associação entre o TAS e a Dependência do Álcool. O estudo investigou as principais proposições discutidas no meio científico relacionadas ao déficit de habilidades sociais enquanto fator de risco ao desenvolvimento destes quadros clínicos e concluiu que uma das intervenções que demonstram eficácia pode ser o Treinamento de Habilidades Sociais. Tal intervenção visa instrumentalizar o indivíduo a desenvolver habilidades sociais e relações interpessoais mais satisfatórias, estimulando estratégias de enfrentamento, resolução de problemas, como resistir ao oferecimento de bebida alcoólica e conseguir dizer não. A Seção 2 apresenta um estudo empírico intitulado Estudos de Adaptação do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO A30), o qual tem o objetivo de estudar as propriedades psicométricas e descrever os estudos de evidência de validade do CASO-A30, viabilizando-o como um novo instrumento de avaliação do transtorno de ansiedade social. A amostra foi constituída de 951 sujeitos, dos quais 537 eram mulheres e 414 homens, correspondendo a 183 pessoas do grupo clínico e 768 de população geral. A média de idade das pessoas foi de 28,58 anos (DP= 11,39). A população clínica foi organizada em dois grupos: 82 sujeitos com TAS e 101 alcoolistas. 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