Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fries, Patrícia Regina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva.
id P_RS_f4ce86368e315face1a94bd09bebfb22
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3521
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Chagas, Eva Regina CarrazoniCPF:21605505072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785478D6CPF:77043480000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130874J4Fries, Patrícia Regina2015-04-14T14:13:16Z2007-10-022007-03-27FRIES, Patrícia Regina. Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395064.pdf: 178040 bytes, checksum: c98c0e3610b12bb3c50e7dc3583c7293 (MD5) Previous issue date: 2007-03-27A presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12775/395064.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOOFICINAS PEDAGÓGICASTRANSDISCIPLINARIDADEAPRENDIZAGEMPLANTAS MEDICINAISEDUCAÇÃO E SAÚDECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395064.pdf.jpg395064.pdf.jpgimage/jpeg2907http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/3/395064.pdf.jpgc9da1f6e607b031ba752dfab41c14f3aMD53TEXT395064.pdf.txt395064.pdf.txttext/plain207885http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/2/395064.pdf.txtf4f2f84a14dbe2e0c067b437192b4319MD52ORIGINAL395064.pdfapplication/pdf178040http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/1/395064.pdfc98c0e3610b12bb3c50e7dc3583c7293MD51tede/35212015-04-29 17:10:46.319oai:tede2.pucrs.br:tede/3521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-29T20:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
title Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
spellingShingle Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
Fries, Patrícia Regina
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
TRANSDISCIPLINARIDADE
APRENDIZAGEM
PLANTAS MEDICINAIS
EDUCAÇÃO E SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
title_full Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
title_fullStr Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
title_full_unstemmed Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
title_sort Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem
author Fries, Patrícia Regina
author_facet Fries, Patrícia Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chagas, Eva Regina Carrazoni
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21605505072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785478D6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:77043480000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130874J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Fries, Patrícia Regina
contributor_str_mv Chagas, Eva Regina Carrazoni
dc.subject.por.fl_str_mv MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
TRANSDISCIPLINARIDADE
APRENDIZAGEM
PLANTAS MEDICINAIS
EDUCAÇÃO E SAÚDE
topic MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
TRANSDISCIPLINARIDADE
APRENDIZAGEM
PLANTAS MEDICINAIS
EDUCAÇÃO E SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRIES, Patrícia Regina. Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521
identifier_str_mv FRIES, Patrícia Regina. Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/3/395064.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/2/395064.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3521/1/395064.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9da1f6e607b031ba752dfab41c14f3a
f4f2f84a14dbe2e0c067b437192b4319
c98c0e3610b12bb3c50e7dc3583c7293
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293800620032