Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Matheus Augusto Bannack
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80065
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
id UFPR_d744f274bb64c7c7cc56a1d8d55c7cb4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80065
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-Diniz, Matheus Augusto Bannack2022-12-01T20:26:41Z2022-12-01T20:26:41Z2022https://hdl.handle.net/1884/80065Orientador: Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2022Inclui referênciasResumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à utilização desse recurso. Buscou-se, nesse sentido, perceber sua relação com eles, destacando aspectos positivos e elencando eventuais dificuldades enfrentadas quando se trata do uso desse tipo de material didático. Levantamos, também, se os docentes fazem adaptações nesses materiais ou se os usam exatamente como são propostos pelos autores e pelas editoras. Para tanto, foram entrevistados quatro professores de Matemática do ensino médio que, em 2020, utilizaram livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Valemo-nos de referenciais teóricos que nos auxiliaram na construção desejada - principalmente quando tratamos das atividades de design. Os dados obtidos foram categorizados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD, surgiram quatro categorias que foram analisadas: o LDM como ferramenta de apoio, dependência do LDM, avaliação do LDM e modificações feitas pelos professores no LDM. Acredita-se que os resultados encontrados possam contribuir para aqueles que se dedicam à escrita de materiais didáticos e aos pesquisadores interessados no tema.Abstract: This study aimed to understand in which way mathematics high school teachers use textbooks in their teaching practice, as well as their perspectives on this resource. We sought to comprehend the teacher's relationship with it, highlighting positive aspects and listing possible difficulties faced during the use of courseware. We also researched if the teachers made adaptations or used the materials exactly as they were proposed by the authors and publishers. To this end, four high school mathematics teachers who used textbooks approved by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD) in 2020 were interviewed. We used theoretical references that helped us with the intended construction - especially when dealing with design activities. The data obtained were categorized through Discursive Textual Analysis. Through the ATD, four categories were analysed: the LDM as a support tool, dependence on the LDM, evaluation of the LDM and modifications made by teachers in the LDM. It is expected that the results found may contribute to those who are dedicated to writing textbooks and courseware and to researchers interested in this topic.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoProfessoresEnsino médioLivros didáticosMatemáticaLivro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATHEUS AUGUSTO BANNACK DINIZ.pdfapplication/pdf1623451https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80065/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20AUGUSTO%20BANNACK%20DINIZ.pdf41a81c6a1bad255db3f0f781f573307fMD51open access1884/800652022-12-01 17:26:41.511open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80065Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T20:26:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
title Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
spellingShingle Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
Diniz, Matheus Augusto Bannack
Matemática - Estudo e ensino
Professores
Ensino médio
Livros didáticos
Matemática
title_short Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
title_full Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
title_fullStr Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
title_full_unstemmed Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
title_sort Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
author Diniz, Matheus Augusto Bannack
author_facet Diniz, Matheus Augusto Bannack
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Matheus Augusto Bannack
contributor_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores
Ensino médio
Livros didáticos
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores
Ensino médio
Livros didáticos
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T20:26:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T20:26:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80065
url https://hdl.handle.net/1884/80065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80065/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20AUGUSTO%20BANNACK%20DINIZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41a81c6a1bad255db3f0f781f573307f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860486127419392