Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/35245 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo Negrelli |
id |
UFPR_c0d25d529159ea6b0cac8982be8da5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35245 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaNegrelli, Leônia GabardoSiqueira, Marcio Alexandre2024-04-08T13:29:09Z2024-04-08T13:29:09Z2014https://hdl.handle.net/1884/35245Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo NegrelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 28/02/2014Inclui referênciasResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender e situar a modelagem matemática como estratégia de ensino no cenário atual do Ensino Médio, no que diz respeito ao livro didático, um recurso atual e disponível em função do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após um estudo acerca de norteadores atuais do Ensino Médio como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as orientações complementares a esses parâmetros, os PCN+, o PNLD e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), exploramos contribuições que o livro didático e a modelagem matemática podem ter no Ensino Médio. Em seguida, realizamos uma pesquisa documental analisando os manuais dos livros didáticos de matemática para o Ensino Médio, indicados pelo PNLD do triênio 2012-2013-2014, buscando menção explícita ou implícita da modelagem matemática. Constatamos que existe um espaço a essa estratégia de ensino nesses documentos, embora o tratamento destaque que a ela é dado pode não ser suficiente para sua existência seja constatada na prática.Abstract: The objective of this research is to understand and situate the Mathematical Modeling as a teaching strategy in the current High School scenery, regarding to the textbook, a current and available resource as a function of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). After a study of current legal guiding documents to the High School as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the supplementary guidance to these parameters, the PCN+, the PNLD and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), we explore contributions that the didactic book and mathematical modeling can have in High School. Then conducted a documentary research analyzing the manuals of mathematics textbooks for High School, suitable to the PNLD in the triennial 2012-2013-2014, seeking explicit mentions or implicit mentions of Mathematical Modeling. We noticed that there is space to this teaching strategy in these documents, although the highlighted treatment that is given to it, may not be sufficient for its existence in the practice.131f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaModelos matemáticosLivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdfapplication/pdf1509467https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf19e69aac340ce5b1894b1780967ec619MD51open accessTEXTR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain254010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.txt4a2d9672d4b0d0979425800910d4bb6fMD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.jpg57e24440246a0830fb98078dff0a7f9bMD53open access1884/352452024-04-08 10:29:09.061open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35245Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:29:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
title |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
spellingShingle |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD Siqueira, Marcio Alexandre Matemática Modelos matemáticos Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio) Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
title_short |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
title_full |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
title_fullStr |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
title_sort |
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD |
author |
Siqueira, Marcio Alexandre |
author_facet |
Siqueira, Marcio Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Negrelli, Leônia Gabardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Marcio Alexandre |
contributor_str_mv |
Negrelli, Leônia Gabardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Modelos matemáticos Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio) Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
topic |
Matemática Modelos matemáticos Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio) Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
description |
Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo Negrelli |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T13:29:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T13:29:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/35245 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/35245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19e69aac340ce5b1894b1780967ec619 4a2d9672d4b0d0979425800910d4bb6f 57e24440246a0830fb98078dff0a7f9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898919177879552 |