Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Marcio Alexandre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35245
Resumo: Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo Negrelli
id UFPR_c0d25d529159ea6b0cac8982be8da5b8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35245
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaNegrelli, Leônia GabardoSiqueira, Marcio Alexandre2024-04-08T13:29:09Z2024-04-08T13:29:09Z2014https://hdl.handle.net/1884/35245Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo NegrelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 28/02/2014Inclui referênciasResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender e situar a modelagem matemática como estratégia de ensino no cenário atual do Ensino Médio, no que diz respeito ao livro didático, um recurso atual e disponível em função do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após um estudo acerca de norteadores atuais do Ensino Médio como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as orientações complementares a esses parâmetros, os PCN+, o PNLD e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), exploramos contribuições que o livro didático e a modelagem matemática podem ter no Ensino Médio. Em seguida, realizamos uma pesquisa documental analisando os manuais dos livros didáticos de matemática para o Ensino Médio, indicados pelo PNLD do triênio 2012-2013-2014, buscando menção explícita ou implícita da modelagem matemática. Constatamos que existe um espaço a essa estratégia de ensino nesses documentos, embora o tratamento destaque que a ela é dado pode não ser suficiente para sua existência seja constatada na prática.Abstract: The objective of this research is to understand and situate the Mathematical Modeling as a teaching strategy in the current High School scenery, regarding to the textbook, a current and available resource as a function of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). After a study of current legal guiding documents to the High School as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the supplementary guidance to these parameters, the PCN+, the PNLD and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), we explore contributions that the didactic book and mathematical modeling can have in High School. Then conducted a documentary research analyzing the manuals of mathematics textbooks for High School, suitable to the PNLD in the triennial 2012-2013-2014, seeking explicit mentions or implicit mentions of Mathematical Modeling. We noticed that there is space to this teaching strategy in these documents, although the highlighted treatment that is given to it, may not be sufficient for its existence in the practice.131f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaModelos matemáticosLivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdfapplication/pdf1509467https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf19e69aac340ce5b1894b1780967ec619MD51open accessTEXTR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain254010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.txt4a2d9672d4b0d0979425800910d4bb6fMD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.jpg57e24440246a0830fb98078dff0a7f9bMD53open access1884/352452024-04-08 10:29:09.061open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35245Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:29:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
title Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
spellingShingle Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
Siqueira, Marcio Alexandre
Matemática
Modelos matemáticos
Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
title_short Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
title_full Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
title_fullStr Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
title_full_unstemmed Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
title_sort Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD
author Siqueira, Marcio Alexandre
author_facet Siqueira, Marcio Alexandre
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Negrelli, Leônia Gabardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Marcio Alexandre
contributor_str_mv Negrelli, Leônia Gabardo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Modelos matemáticos
Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
topic Matemática
Modelos matemáticos
Livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
description Orientadora : Profª Drª Leônia Gabardo Negrelli
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:29:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:29:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35245
url https://hdl.handle.net/1884/35245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35245/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20ALEXANDRE%20SIQUEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e69aac340ce5b1894b1780967ec619
4a2d9672d4b0d0979425800910d4bb6f
57e24440246a0830fb98078dff0a7f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898919177879552