Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou investigar como a criança se apropria da língua escrita numa perspectiva psicogenética e/ou sociogenética. Foi realizado um estudo com cinco crianças de uma escola pública municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante à pesquisa realizada pela teórica psicogenética Emília Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crianças utilizaram para se apropriar da língua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros teóricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogenética. O relatório apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hipóteses psicogenéticas não são evidentes e universais na aquisição da escrita por parte da criança. É, igualmente, necessário considerar os fatores sócioculturais que influenciam na aprendizagem do código escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de interações sociais e históricas que ocorrem através da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano também, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, é, em sua essência, um processo sociogenético; sendo assim consideramos os fatores genéticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente teórica consistente para se elucidar os processos de alfabetização que são interpretados como um fenômeno sóciocultural. |
id |
P_RS_ff6759f3a92c626ebffd748e30c7cdae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3674 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abrahão, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:90572270020http://lattes.cnpq.br/2702243531378858Castro, Flávia da Silva2015-04-14T14:23:12Z2011-04-082011-01-05CASTRO, Flávia da Silva. Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430595.pdf: 5897887 bytes, checksum: 756d0b236edcf232ecb3bdfecdd14ba2 (MD5) Previous issue date: 2011-01-05Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou investigar como a criança se apropria da língua escrita numa perspectiva psicogenética e/ou sociogenética. Foi realizado um estudo com cinco crianças de uma escola pública municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante à pesquisa realizada pela teórica psicogenética Emília Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crianças utilizaram para se apropriar da língua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros teóricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogenética. O relatório apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hipóteses psicogenéticas não são evidentes e universais na aquisição da escrita por parte da criança. É, igualmente, necessário considerar os fatores sócioculturais que influenciam na aprendizagem do código escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de interações sociais e históricas que ocorrem através da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano também, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, é, em sua essência, um processo sociogenético; sendo assim consideramos os fatores genéticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente teórica consistente para se elucidar os processos de alfabetização que são interpretados como um fenômeno sóciocultural.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13365/430595.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISESCRITA - APRENDIZAGEMCOGNIÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430595.pdf.jpg430595.pdf.jpgimage/jpeg2775http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/3/430595.pdf.jpge46bc144dea4c036932e100fcf3a9271MD53TEXT430595.pdf.txt430595.pdf.txttext/plain260258http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/2/430595.pdf.txtb189ee2b1b4abfccb80f76b70f3d1b68MD52ORIGINAL430595.pdfapplication/pdf5897887http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/1/430595.pdf756d0b236edcf232ecb3bdfecdd14ba2MD51tede/36742015-04-17 15:54:58.772oai:tede2.pucrs.br:tede/3674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
title |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
spellingShingle |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? Castro, Flávia da Silva ALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS ESCRITA - APRENDIZAGEM COGNIÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
title_full |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
title_fullStr |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
title_full_unstemmed |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
title_sort |
Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita? |
author |
Castro, Flávia da Silva |
author_facet |
Castro, Flávia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:05525225034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:90572270020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2702243531378858 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Flávia da Silva |
contributor_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS ESCRITA - APRENDIZAGEM COGNIÇÃO |
topic |
ALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS ESCRITA - APRENDIZAGEM COGNIÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou investigar como a criança se apropria da língua escrita numa perspectiva psicogenética e/ou sociogenética. Foi realizado um estudo com cinco crianças de uma escola pública municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante à pesquisa realizada pela teórica psicogenética Emília Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crianças utilizaram para se apropriar da língua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros teóricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogenética. O relatório apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hipóteses psicogenéticas não são evidentes e universais na aquisição da escrita por parte da criança. É, igualmente, necessário considerar os fatores sócioculturais que influenciam na aprendizagem do código escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de interações sociais e históricas que ocorrem através da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano também, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, é, em sua essência, um processo sociogenético; sendo assim consideramos os fatores genéticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente teórica consistente para se elucidar os processos de alfabetização que são interpretados como um fenômeno sóciocultural. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Flávia da Silva. Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Flávia da Silva. Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/3/430595.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/2/430595.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3674/1/430595.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e46bc144dea4c036932e100fcf3a9271 b189ee2b1b4abfccb80f76b70f3d1b68 756d0b236edcf232ecb3bdfecdd14ba2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295059959808 |