Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Flávia da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou investigar como a criança se apropria da língua escrita numa perspectiva psicogenética e/ou sociogenética. Foi realizado um estudo com cinco crianças de uma escola pública municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante à pesquisa realizada pela teórica psicogenética Emília Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crianças utilizaram para se apropriar da língua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros teóricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogenética. O relatório apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hipóteses psicogenéticas não são evidentes e universais na aquisição da escrita por parte da criança. É, igualmente, necessário considerar os fatores sócioculturais que influenciam na aprendizagem do código escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de interações sociais e históricas que ocorrem através da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano também, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, é, em sua essência, um processo sociogenético; sendo assim consideramos os fatores genéticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente teórica consistente para se elucidar os processos de alfabetização que são interpretados como um fenômeno sóciocultural.
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