Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917 |
Resumo: | Este artigo aborda a circulação das memórias de violência racial/étnica praticada pela ditadura civil-militar, que foram divulgadas a partir da fase de sua distensão. Três filmes são analisados: O homem que virou suco (João Batista de Andrade, 1980); Mato eles? (Sérgio Bianchi, 1982) e O dia em que Dorival encarou a guarda (Jorge Furtado e José Pedro Goulart, 1985). |
id |
RAN-0_cc2edb46e40ae396bfd2af7df8ff72c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/917 |
network_acronym_str |
RAN-0 |
network_name_str |
Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985)cinema brasileiromemóriacensura.Este artigo aborda a circulação das memórias de violência racial/étnica praticada pela ditadura civil-militar, que foram divulgadas a partir da fase de sua distensão. Três filmes são analisados: O homem que virou suco (João Batista de Andrade, 1980); Mato eles? (Sérgio Bianchi, 1982) e O dia em que Dorival encarou a guarda (Jorge Furtado e José Pedro Goulart, 1985).Arquivo Nacional2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917Acervo; Vol. 31 No. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-148Acervo; Vol. 31 Núm. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-148Acervo; v. 31 n. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-1482237-87230102-700Xreponame:Acervo (Rio de Janeiro. Online)instname:Arquivo Nacional (AN)instacron:RANporhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917/904Lapera, Pedro Vinicius Asteritoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-16T20:25:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/917Revistahttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervoPUBhttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervo/oairevista.acervo@arquivonacional.gov.br || revista.acervo@arquivonacional.gov.br2237-87230102-700-Xopendoar:2022-08-16T20:25:57Acervo (Rio de Janeiro. Online) - Arquivo Nacional (AN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
title |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
spellingShingle |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) Lapera, Pedro Vinicius Asterito cinema brasileiro memória censura. |
title_short |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
title_full |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
title_fullStr |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
title_full_unstemmed |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
title_sort |
Fragmentos da dor: violência racial e étnica no cinema brasileiro no crepúsculo da ditadura civil-militar (1979-1985) |
author |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
author_facet |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema brasileiro memória censura. |
topic |
cinema brasileiro memória censura. |
description |
Este artigo aborda a circulação das memórias de violência racial/étnica praticada pela ditadura civil-militar, que foram divulgadas a partir da fase de sua distensão. Três filmes são analisados: O homem que virou suco (João Batista de Andrade, 1980); Mato eles? (Sérgio Bianchi, 1982) e O dia em que Dorival encarou a guarda (Jorge Furtado e José Pedro Goulart, 1985). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917 |
url |
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/917/904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Arquivo Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Arquivo Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acervo; Vol. 31 No. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-148 Acervo; Vol. 31 Núm. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-148 Acervo; v. 31 n. 1 (jan/abr - 2018): Diversidades e(m) arquivos; 133-148 2237-8723 0102-700X reponame:Acervo (Rio de Janeiro. Online) instname:Arquivo Nacional (AN) instacron:RAN |
instname_str |
Arquivo Nacional (AN) |
instacron_str |
RAN |
institution |
RAN |
reponame_str |
Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acervo (Rio de Janeiro. Online) - Arquivo Nacional (AN) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.acervo@arquivonacional.gov.br || revista.acervo@arquivonacional.gov.br |
_version_ |
1798042241349976064 |