Marca lugar Pernambuco: análise dos sentimentos dos usuários através das hashtags do Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/20578 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Analisar os sentimentos dos conteúdos gerados pelos usuários no Instagram, expressos em hashtags vinculadas à marca Pernambuco. objetivos específicos: realizar a análise de sentimentos dos usuários do Instagram a partir de hashtags relacionadas à marca Pernambuco; analisar o conteúdo atrelado aos sentimentos e suas polaridades.Metodologia/abordagem: Orientação metodológica de natureza qualitativa, no que tange a classificação de dados e quantitativa, considerando a frequência de dados. Para alcance dos objetivos, foi empreendida uma Análise de Sentimentos (AS) a partir dos comentários gerados no Instagram utilizando as hashtags #turismopernambuco, #descubrapernambuco, #borapernambucar, #passaportepernambuco e #pernambucomeupais.Principais resultados: Os conteúdos compartilhados nas hashtags possuem majoritariamente a valorização de aspectos ambientais, culturais e valores simbólicos da marca lugar nos sentimentos de polaridade positiva, reverberando na rede de interessados (residentes, turistas, governo e empresas), à medida que os sentimentos de polaridade negativa podem emergir diante de situações pontuais do contexto.Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados colaboram de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e suporte às estratégias contemporâneas acerca da concepção da marca lugar, levando em conta a perspectiva do residente e visitante em potencial.Relevância/originalidade: Uso de machine learning com o objetivo de compreender os valores que constituem a marca Pernambuco, possibilitando o alicerce de políticas públicas para o fomento do turismo na região.Implicações para a gestão ou sociais: Sugere-se que os estudos utilizando análise de sentimentos dos conteúdos dos usuários nas redes sociais, possam ser utilizados pelos gestores públicos para entender o comportamento do turista, por meio de pesquisa-ação, preparando e adaptando melhor o destino, a partir dos dados e informações obtidas. |
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Marca lugar Pernambuco: análise dos sentimentos dos usuários através das hashtags do InstagramPlace branding Pernambuco: analysis of the feelings of the users through Instagram hashtagsTurismo; Marca lugar; Marketing; Análise de SentimentosTourism; Place branding; Marketing; Sentiment AnalysisObjetivo do estudo: Analisar os sentimentos dos conteúdos gerados pelos usuários no Instagram, expressos em hashtags vinculadas à marca Pernambuco. objetivos específicos: realizar a análise de sentimentos dos usuários do Instagram a partir de hashtags relacionadas à marca Pernambuco; analisar o conteúdo atrelado aos sentimentos e suas polaridades.Metodologia/abordagem: Orientação metodológica de natureza qualitativa, no que tange a classificação de dados e quantitativa, considerando a frequência de dados. Para alcance dos objetivos, foi empreendida uma Análise de Sentimentos (AS) a partir dos comentários gerados no Instagram utilizando as hashtags #turismopernambuco, #descubrapernambuco, #borapernambucar, #passaportepernambuco e #pernambucomeupais.Principais resultados: Os conteúdos compartilhados nas hashtags possuem majoritariamente a valorização de aspectos ambientais, culturais e valores simbólicos da marca lugar nos sentimentos de polaridade positiva, reverberando na rede de interessados (residentes, turistas, governo e empresas), à medida que os sentimentos de polaridade negativa podem emergir diante de situações pontuais do contexto.Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados colaboram de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e suporte às estratégias contemporâneas acerca da concepção da marca lugar, levando em conta a perspectiva do residente e visitante em potencial.Relevância/originalidade: Uso de machine learning com o objetivo de compreender os valores que constituem a marca Pernambuco, possibilitando o alicerce de políticas públicas para o fomento do turismo na região.Implicações para a gestão ou sociais: Sugere-se que os estudos utilizando análise de sentimentos dos conteúdos dos usuários nas redes sociais, possam ser utilizados pelos gestores públicos para entender o comportamento do turista, por meio de pesquisa-ação, preparando e adaptando melhor o destino, a partir dos dados e informações obtidas.Study objective: Analyzing the feelings of the content generated by users on Instagram, expressed in hashtags linked to the Pernambuco brand. Specific objectives: analyzing the feelings of Instagram users from hashtags related to the Pernambuco brand; analyzing the content linked to feelings and their polarities.Methodology/approach: Qualitative Methodology regarding data classification. Quantitative when considering the frequency of the data. To reach the objectives, a Sentiment Analysis (SA) was performed from the comments generated on Instagram using the hashtags #turismopernambuco, #descubrapernambuco, #borapernambucar, #passaportepernambuco, and #pernambucomeupais.Main results: The content shared in the hashtags has mostly the appreciation of environmental, cultural, and symbolic values of the place brand in the feelings of positive polarity, reverberating in the network of stakeholders (residents, tourists, government, and companies), while the feelings of negative polarity can emerge in the face of specific situations.Theoretical/methodological contributions: The findings contribute significantly to sustainable development and support contemporary strategies regarding the design of the place brand, considering the perspective of the resident and potential visitor.Relevance/originality: Machine learning was used to understand the values that constitute the Pernambuco brand, underpinning public policies to promote tourism in the region.Management or social implications: It is suggested that studies that develop sentiment analysis of user content in social networks can be used by public managers to understand tourist behavior, through action research, using the data and information obtained to better prepare and adapt the destination.Universidade Nove de Julho - UninoveCAPESde Lima, Jorge Italo Macêdo PrudêncioPessanha, Gabriel Rodrigo GomesAraújo, Maria Valéria Pereira deAlves, Rebeka Coelho de AlmeidaCesário, Marilia Ferreira PaesRocha, Ana Clara Firmino de Oliveira2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/2057810.5585/remark.v21i1.20578ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 154-1842177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/20578/9461Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T11:51:15Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20578Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-02-01T11:51:15REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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