Fatores Sociodemográficos e a Relação com a Aceitação dos Consumidores quanto às Marcas Próprias no Varejo Supermercadista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Célio Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Thel Algusto, Giuliani, Antonio Carlos, Zaccaria, Rosana Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14230
Resumo: A adoo de marcas prprias trazem diversos benefcios, em especial, para o varejo supermercadista, contudo, no mercado brasileiro essa estratgia ainda atua de forma embrionria ao se comparar com o Reino Unido considerado o primeiro em marcas prprias nesta categoria. Nesse sentido, atravs de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, o estudo consiste em identificar o perfil do consumidor regular de marcas prprias quanto aceitao de dez categorias de produtos passveis de serem comercializadas no varejo supermercadista sob a perspectiva das principais variveis sociodemogrficas. Foi utilizada a escala Likert aplicada a 167 indivduos no perodo de Abril e Maio de 2016. Alguns estudos avaliam a significncia das relaes entre a aceitao das marcas prprias e variveis sociodemogrficas como idade, gnero, escolaridade e classe socioeconmica, contudo, no fazem recortes por categorias de produtos. Um dos resultados deste estudo refere-se ao fato de que para a amostra pesquisada, as classes socioeconmicas que mais aceitam as marcas prprias de forma geral so as de extremidade, ou seja: A, B1, D e E, sendo que as classes intermedirias apresentaram maior rejeio.
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