Marketing Interno em cooperativa de crédito do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16122 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo é analisar determinadas iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores.Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (1996), Lings e Greenley (2005) e Shekary et al. (2012).Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno, a saber a comunicação, a liderança e os sistemas de informação, é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram no contexto do Marketing Interno, principalmente em comunicação, uma vez que satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações.Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exercem funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos.Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento.Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustadas às gerações, principalmente a Y. |
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Marketing Interno em cooperativa de crédito do BrasilInternal marketing in Brazilian credite cooperativeMarketing Interno; Comunicação interna; Liderança; Sistemas de informação; Cooperativa de créditoInternal Marketing; Internal communication; Leadership; Information systems; Credit cooperativeObjetivo: O objetivo é analisar determinadas iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores.Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (1996), Lings e Greenley (2005) e Shekary et al. (2012).Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno, a saber a comunicação, a liderança e os sistemas de informação, é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram no contexto do Marketing Interno, principalmente em comunicação, uma vez que satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações.Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exercem funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos.Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento.Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustadas às gerações, principalmente a Y.Objective: The objective is to analyze Internal Marketing initiatives of a Brazilian credit union, from the viewpoint of its employees.Method: A descriptive quantitative research (911 individuals) was applied, using structural equation and cross-sectional modeling, with an instrument based on Dessler (2006), Lings and Greenley (2005), Tortosa, Moliner and Sánchez (2009) and Park and Tran (2018).Originality/Relevance: The study of specific aspects of Internal Marketing (communication, leadership and information systems) is new in the context of Marketing. Previous work has focused especially in communication, as it already satisfies the most visible need for Marketing activities in organizations.Results: The results indicated that there is an effective contribution of internal communication to organizational objectives, and that the process of communication and leadership play a key role in these objectives. However, it was found that information technology systems, acquired to facilitate the organization’s communication process, have a negative influence on internal communication and its objectives.Theoretical/Methodological contributions: This work contributes to the Marketing literature, addressing elements of the Internal Marketing process little studied so far.Managerial contributions: For managerial purposes, the results allow generations-adjusted internal communication decisions, especially gen Y.Universidade Nove de Julho - UninoveScharf, Edson RobertoGomes, GiancarloHuck, Nikolas Könzgen2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1612210.5585/remark.v19i4.16122ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 4 (2020): (out./dez.); 809-8372177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16122/8663Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-13T16:05:25Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16122Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-13T16:05:25REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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