Quanto vale o show? O ingresso de futebol sob uma perspectiva hedônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forti, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Lima, Lilian Maluf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15802
Resumo: Objetivo: Este artigo visa atribuir valor à influência de alguns aspectos característicos do futebol presentes no processo de precificação dos ingressos dos jogos, tendo como foco o torcedor.Método: Segundo o enfoque quantitativo, é utilizado um modelo regressivo à luz da metodologia hedônica aplicada sobre uma base de dados primária, coletada no Estado de São Paulo, Brasil, com intuito de obter os preços implícitos de cada fator no preço realizado dos ingressos.Originalidade/Relevância: Apresenta-se um estudo que, através de uma proposta de modelagem inédita ao contexto do marketing esportivo aplicada a uma base de dados primários, busca o entendimento do quanto, em termos monetários, aspectos estruturais ou individuais afetam o preço realizado dos ingressos de jogos esportivos.Resultados: Algumas características relativas ao jogo se mostraram relevantes e tiveram seus preços implícitos estimados em relação a um chamado preço-base, como o clube mandante (com estratos de acréscimo no preço entre 31,31 a 163,10%), forma de aquisição (com a bilheteria e o cambismo incrementando o preço em 14,74% e 166,28% em relação aos programas de relacionamento, respectivamente) e qualidade do estádio (aumento de 61,75% no preço para os estádios mais bem classificados nesse quesito).Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição teórica é a aplicação da teoria hedônica ao composto de preço à realidade dos torcedores de futebol e sua sensibilidade a esse constructo. Valeu-se para tanto como proposta metodológica da modelagem hedônica, que permitiu determinar alguns dos principais atributos de segmentação destes consumidores e o impacto que tiveram na precificação dos ingressos por parte dos clubes e organizadores.Contribuições para a gestão: Diante da inciativa de profissionalizar a gestão esportiva no Brasil, com a ocorrência recente de grandes investimentos tanto públicos e privados (como os estádios da Copa do Mundo), espera-se que tal conhecimento possa ser relevante no sentido de aproximar as preferências de torcedores como consumidores da ação dos clubes e entidades gestoras do esporte (confederações, consórcios e patrocinadores).
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Football tickets from a hedonic perspectivePreços hedônicos, Ingressos, Futebol, Valoração, ConsumidorHedonic prices; Tickets; Football; Valuation; ConsumerObjetivo: Este artigo visa atribuir valor à influência de alguns aspectos característicos do futebol presentes no processo de precificação dos ingressos dos jogos, tendo como foco o torcedor.Método: Segundo o enfoque quantitativo, é utilizado um modelo regressivo à luz da metodologia hedônica aplicada sobre uma base de dados primária, coletada no Estado de São Paulo, Brasil, com intuito de obter os preços implícitos de cada fator no preço realizado dos ingressos.Originalidade/Relevância: Apresenta-se um estudo que, através de uma proposta de modelagem inédita ao contexto do marketing esportivo aplicada a uma base de dados primários, busca o entendimento do quanto, em termos monetários, aspectos estruturais ou individuais afetam o preço realizado dos ingressos de jogos esportivos.Resultados: Algumas características relativas ao jogo se mostraram relevantes e tiveram seus preços implícitos estimados em relação a um chamado preço-base, como o clube mandante (com estratos de acréscimo no preço entre 31,31 a 163,10%), forma de aquisição (com a bilheteria e o cambismo incrementando o preço em 14,74% e 166,28% em relação aos programas de relacionamento, respectivamente) e qualidade do estádio (aumento de 61,75% no preço para os estádios mais bem classificados nesse quesito).Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição teórica é a aplicação da teoria hedônica ao composto de preço à realidade dos torcedores de futebol e sua sensibilidade a esse constructo. Valeu-se para tanto como proposta metodológica da modelagem hedônica, que permitiu determinar alguns dos principais atributos de segmentação destes consumidores e o impacto que tiveram na precificação dos ingressos por parte dos clubes e organizadores.Contribuições para a gestão: Diante da inciativa de profissionalizar a gestão esportiva no Brasil, com a ocorrência recente de grandes investimentos tanto públicos e privados (como os estádios da Copa do Mundo), espera-se que tal conhecimento possa ser relevante no sentido de aproximar as preferências de torcedores como consumidores da ação dos clubes e entidades gestoras do esporte (confederações, consórcios e patrocinadores).Objective: This article aims to attribute value to the influence of some characteristic aspects of football in the pricing process on game tickets, focusing on the fan.Method: According to the quantitative approach, a regressive model is used from the perspective of the hedonic methodology applied to a primary database, collected in the State of São Paulo, Brazil, in order to obtain the implicit prices of each factor in the actual price of tickets.Originality / Relevance: A study is presented that uses an unprecedented modelling proposal in the context of sports marketing to try to understand how much, in monetary terms, structural or individual aspects affect the actual price of sports game tickets.Results: Some characteristics related to the game proved to be relevant and their implicit prices were estimated in relation to a base price, such as the home club (increased ticket price in a range from 31.31 to 163.10%), form of acquisition (increased the price by 14.74% for box office and 166.28% for ticket scalping in relation to membership programs, respectively) and quality of the stadium (increased price by 61.75% for the best ranked stadiums in this regard).Theoretical/Methodological contributions: The main theoretical contribution is the application of hedonic theory on pricing strategies in the context of football fans and their sensitivity to this construct. As such, it was used as a methodological proposal for the hedonic modelling, which allowed to determine some of the main segmentation attributes of these consumers and the impact they had on ticket pricing by clubs and organizers.Managerial Contributions: In view of the initiative to professionalize sports management in Brazil, with the recent occurrence of large investments, both public and private (such as the World Cup stadiums), it is expected that such knowledge may be relevant in order to align the preferences of fans as consumers with the action of clubs and sports management entities (confederations, consortia and sponsors).Universidade Nove de Julho - UninoveForti, Pedrode Lima, Lilian Maluf2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1580210.5585/remark.v20i3.15802ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 3 (2021): (jul./set.); 518-5472177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15802/9159Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-12T18:51:52Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15802Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-08-12T18:51:52REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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