Os bancos virtuais e avaliação do risco percebido e das expectativas de desempenho e de esforço na intenção comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangini, Eduardo Roque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Natali Gutierrez, Carvalho, Joana Rosa Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16283
Resumo: Objetivo: O objetivo do artigo consiste em entender como é o processo de adoção de bancos virtuais por parte dos consumidores e analisar o impacto do risco percebido na intenção comportamental de adoção.Método: O método de pesquisa adotado é dividido em duas fases, sendo primeira de natureza qualitativa e caráter exploratório, e a segunda com direcionamento quantitativo e caráter descritivo, substanciada no desenvolvimento de hipóteses e na análise estatística realizada com modelagem de equações estruturais (MEE).Originalidade/Relevância: O comportamento do consumidor de serviços bancários influencia as instituições financeiras e implica em adoção de inovações nos serviços prestados. O artigo apresenta os aspectos que influenciam na intenção de adoção de inovação representada pela Fintech.Resultados: A fase exploratória revelou que a falta de interesse em migrar para conta virtual é relacionada com insegurança por falta de uma comunicação adequada. Na fase descritiva foi possível afirmar que a Expectativa de Desempenho e a Expectativa de Esforço têm influência positiva na Intenção Comportamental, mas o maior receio dos consumidores é o risco de perda financeira ou roubo de dados.Contribuições teórico/metodológicas: o uso de variação do modelo UTUAT, propiciou o entendimento do processo de adoção de tecnologia em um novo tipo de serviço bancário bem como a utilização de MEE para avaliar a relação entre as variáveis independente e dependente do modelo UTUAT.Contribuições sociais/gerenciais: a pesquisa mostra a importância da comunicação mercadológica para as Start-ups, pois somente uma comunicação focada no público alvo irá gerar expectativa, de desempenho e de esforço, bem como reduzir o risco percebido.  
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