Os bancos virtuais e avaliação do risco percebido e das expectativas de desempenho e de esforço na intenção comportamental
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16283 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo do artigo consiste em entender como é o processo de adoção de bancos virtuais por parte dos consumidores e analisar o impacto do risco percebido na intenção comportamental de adoção.Método: O método de pesquisa adotado é dividido em duas fases, sendo primeira de natureza qualitativa e caráter exploratório, e a segunda com direcionamento quantitativo e caráter descritivo, substanciada no desenvolvimento de hipóteses e na análise estatística realizada com modelagem de equações estruturais (MEE).Originalidade/Relevância: O comportamento do consumidor de serviços bancários influencia as instituições financeiras e implica em adoção de inovações nos serviços prestados. O artigo apresenta os aspectos que influenciam na intenção de adoção de inovação representada pela Fintech.Resultados: A fase exploratória revelou que a falta de interesse em migrar para conta virtual é relacionada com insegurança por falta de uma comunicação adequada. Na fase descritiva foi possível afirmar que a Expectativa de Desempenho e a Expectativa de Esforço têm influência positiva na Intenção Comportamental, mas o maior receio dos consumidores é o risco de perda financeira ou roubo de dados.Contribuições teórico/metodológicas: o uso de variação do modelo UTUAT, propiciou o entendimento do processo de adoção de tecnologia em um novo tipo de serviço bancário bem como a utilização de MEE para avaliar a relação entre as variáveis independente e dependente do modelo UTUAT.Contribuições sociais/gerenciais: a pesquisa mostra a importância da comunicação mercadológica para as Start-ups, pois somente uma comunicação focada no público alvo irá gerar expectativa, de desempenho e de esforço, bem como reduzir o risco percebido. |
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Os bancos virtuais e avaliação do risco percebido e das expectativas de desempenho e de esforço na intenção comportamentalVirtual banks and the perceived risk and development and effort expectancy on behavioral intentionFintech; Avaliação de Risco; Intenção ComportamentalFintech; Risk Evaluation; Behavioral IntentionObjetivo: O objetivo do artigo consiste em entender como é o processo de adoção de bancos virtuais por parte dos consumidores e analisar o impacto do risco percebido na intenção comportamental de adoção.Método: O método de pesquisa adotado é dividido em duas fases, sendo primeira de natureza qualitativa e caráter exploratório, e a segunda com direcionamento quantitativo e caráter descritivo, substanciada no desenvolvimento de hipóteses e na análise estatística realizada com modelagem de equações estruturais (MEE).Originalidade/Relevância: O comportamento do consumidor de serviços bancários influencia as instituições financeiras e implica em adoção de inovações nos serviços prestados. O artigo apresenta os aspectos que influenciam na intenção de adoção de inovação representada pela Fintech.Resultados: A fase exploratória revelou que a falta de interesse em migrar para conta virtual é relacionada com insegurança por falta de uma comunicação adequada. Na fase descritiva foi possível afirmar que a Expectativa de Desempenho e a Expectativa de Esforço têm influência positiva na Intenção Comportamental, mas o maior receio dos consumidores é o risco de perda financeira ou roubo de dados.Contribuições teórico/metodológicas: o uso de variação do modelo UTUAT, propiciou o entendimento do processo de adoção de tecnologia em um novo tipo de serviço bancário bem como a utilização de MEE para avaliar a relação entre as variáveis independente e dependente do modelo UTUAT.Contribuições sociais/gerenciais: a pesquisa mostra a importância da comunicação mercadológica para as Start-ups, pois somente uma comunicação focada no público alvo irá gerar expectativa, de desempenho e de esforço, bem como reduzir o risco percebido. Objective: This article aims to understand the consumers’ adoption to virtual banks and analyze the perceived risk on the intentional behavior.Methodology: The methodology consists in two parts: the first being quantitative and exploratory; and the second being quantitative and descriptive, substantiated by development of hypothesis and statistical analysis Structural Equation Modelling (SEM).Originality/Relevance: Banking consumers’ behavior influences financial institutions and involves adoption of innovative services. The article brings the influence of performance and effort expectancies, risk and how these aspects influence Fintech’s innovation adoption.Results: The explanatory phase revealed that the lack of interest to migrate to a virtual account is connected to the lack of adequate communication. In the descriptive phase, it was possible to affirm that the Performance Expectancy and Effort Expectancy influences the Behavioral Intention, but consumers’ concern is financial loss and data theft. Theorical/Methodological Contributions: the variation of the UTUAT model allowed the understanding of adopting technology for a new type of banking service, as well as using MEE to evaluate the relation between the dependent and independent variables from UTUAT model.Social/Management Contributions: this research shows the importance of market communication for Start-ups because only a public-focused communication will create expectancy, both performance and effort, as well as reduce perceived risk.Universidade Nove de Julho - UninoveMangini, Eduardo RoqueSilva, Natali GutierrezCarvalho, Joana Rosa Cardoso de2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1628310.5585/remark.v19i4.16283ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 4 (2020): (out./dez.); 838-8612177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16283/8664Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-13T16:05:31Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16283Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-13T16:05:31REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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