A intenção de prevenção e de gastos futuros durante a COVID-19: um estudo considerando a tomada de decisões sob risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, André Francisco Alcântara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do, Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva, Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/18516
Resumo: Objetivo: O objetivo principal do estudo foi analisar os aspectos que influenciam na intenção de se prevenir de Covid-19, o objetivo secundário foi analisar a influência da intenção de se prevenir de Covid-19 na intenção de gastos futuros.Método: Para testar o modelo proposto, foi feito um levantamento com 402 pessoas. O modelo foi analisado por meio de Modelagem de Equações Estruturais baseada em variâncias (PLS-SEM).Originalidade/Relevância: Um modelo foi proposto, testado e validado para analisar a intenção de se prevenir de Covid-19.Resultados: Os resultados indicam que 49,4% da variância da intenção de se prevenir de Covid-19 é explicada pelo modelo proposto, sendo gravidade percebida e norma subjetiva antecessores de crença de autoeficácia (R2=0,326), que por sua vez é antecessor da intenção de se prevenir de Covid-19. Ademais, observou-se uma leve influência da gravidade percebida na intenção de gastos futuros (R2=0,008; β = 0,104; p 0,01).Contribuições teóricas: As principais contribuições deste estudo foram: identificar um modelo com relevante capacidade explicativa da intenção de se prevenir da Covid-19; demonstrar novas relações entre construtos ainda não testados na literatura, especificamente a influência da norma subjetiva na crença de autoeficácia e desta na intenção de gastos futuros; e demonstrar que alguns aspectos sociodemográficos influenciam a gravidade percebida, a crença de autoeficácia e a intenção de se prevenir de Covid-19.
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spelling A intenção de prevenção e de gastos futuros durante a COVID-19: um estudo considerando a tomada de decisões sob riscoPrevention and future spending intentions during COVID-19: a study considering decision-making under riskConsumo; Covid-19; Intenção; Risco; Modelagem de Equações Estruturais.Consumption; Covid-19; Intention; Risk; Structural Equation ModelingObjetivo: O objetivo principal do estudo foi analisar os aspectos que influenciam na intenção de se prevenir de Covid-19, o objetivo secundário foi analisar a influência da intenção de se prevenir de Covid-19 na intenção de gastos futuros.Método: Para testar o modelo proposto, foi feito um levantamento com 402 pessoas. O modelo foi analisado por meio de Modelagem de Equações Estruturais baseada em variâncias (PLS-SEM).Originalidade/Relevância: Um modelo foi proposto, testado e validado para analisar a intenção de se prevenir de Covid-19.Resultados: Os resultados indicam que 49,4% da variância da intenção de se prevenir de Covid-19 é explicada pelo modelo proposto, sendo gravidade percebida e norma subjetiva antecessores de crença de autoeficácia (R2=0,326), que por sua vez é antecessor da intenção de se prevenir de Covid-19. Ademais, observou-se uma leve influência da gravidade percebida na intenção de gastos futuros (R2=0,008; β = 0,104; p 0,01).Contribuições teóricas: As principais contribuições deste estudo foram: identificar um modelo com relevante capacidade explicativa da intenção de se prevenir da Covid-19; demonstrar novas relações entre construtos ainda não testados na literatura, especificamente a influência da norma subjetiva na crença de autoeficácia e desta na intenção de gastos futuros; e demonstrar que alguns aspectos sociodemográficos influenciam a gravidade percebida, a crença de autoeficácia e a intenção de se prevenir de Covid-19.Goal: The primary goal of this study was to analyze the aspects influencing the intention to prevent Covid-19; the secondary goal was to analyze the influence of the intention to prevent Covid-19 on future spending intentions.Method: To test the proposed model, we conducted a survey with 402 people. The model was analyzed using partial least squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM).Originality/Relevance: A model was proposed, tested and validated to analyze the intention to prevent Covid-19, considering decision-making under risk.Findings: The findings indicate that 49.4% of the variance in intention to prevent Covid-19 can be explained by the model proposed, with perceived severity and subjective norms being predictors of self-efficacy belief (R2=0.326), which, in turn, is a predictor of the intention to prevent Covid-19. In addition, we found a slight influence of perceived severity on future spending intentions (R2=0.008; β = 0.104; p 0.01).Theoretical Contributions: The main contributions of this study were: determining a model with a significant ability to explain the intention to prevent Covid-19; demonstrating new relationships between constructs so far untested in the literature, specifically the influence of subjective norms on the self-efficacy belief, and of the latter on future spending intentions; and demonstrating that some sociodemographic aspects influence the perceived severity, the self-efficacy belief and the intention to prevent Covid-19.Universidade Nove de Julho - UninoveFagundes, André Francisco AlcântaraPrado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira doGabriel, Marcelo Luiz Dias da SilvaMoretti, Sérgio Luiz do Amaral2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1851610.5585/remark.v19i4.18516ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 4 (2020): (out./dez.); 924-9482177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/18516/8667Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-09T20:16:16Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/18516Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-03-09T20:16:16REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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