Limitações do uso do e-mail como estratégia de comunicação no marketing social downstream para o público capixaba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14894 |
Resumo: | Objetivos: Tendo por base a teoria social cognitiva (i) identificar as atitudes dos receptores no tocante deciso de ler ou deletar a mensagem de marketing social enviada por e-mail; (ii) discutir a intrusividade percebida nas intenes dos receptores em atenderem aos apelos da mensagem; iii) identificar os fatores cognitivos que predizem a inteno dos receptores em atender aos apelos da mensagem, aps a tomada de deciso de l-la. Mtodo: Estudo quantitativo, de corte transversal, com 349 alunos de uma instituio de ensino superior capixaba, cujos dados foram interpretados por meio de trs anlises: modelagem de equaes estruturadas, Probit e frequncia cruzada. Originalidade/relevncia: Esta pesquisa avana o estudo exploratrio de Wilson et al. (2015) ao analisar as atitudes dos destinatrios de e-mail baseado em permisso, alm de considerar o aspecto intrusivo percebido. Resultados: Metade dos respondentes optaram por ler a mensagem de e-mail, mostrando que a percepo quanto pouca utilidade, relevncia e familiaridade com o assunto pode ter contribudo para as atitudes negativas em relao ao e-mail. E a renda pode impactar a mudana de comportamento voltado doao, afetando tambm a percepo dos esforos, e dos custos para agir, especialmente em regies cuja renda per capita baixa. Contribuies tericas: Como o foco do marketing social downstream est na mudana do comportamento individual, a confiana na estratgia de comunicao baseada apenas no envio de uma mensagem de marketing social por e-mail pode estar comprometida. Ou seja, pode limitar a eficcia de uma mudana de comportamento, principalmente para ajudar pessoas que morem em outros continentes. Contribuies para a gesto: Os resultados tambm podem atuar como fatores contributivos para a formulao de aes estratgicas de marketing social mais efetivas para instigar novas atitudes e comportamentos, no tocante ajuda a estranhos. |
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Limitações do uso do e-mail como estratégia de comunicação no marketing social downstream para o público capixabaLimitations of the use of e-mail as communication strategy in downstream social marketing for the people from Espirito Santo- BrazilAtitudes; Mudança de comportamento; Teoria Cognitiva Social; Marketing Downstream; Decisão de ler o e-mail.Attitudes. Behaviour change; Social cognitive theory; Downstream marketing; Decision to read the e-mail.Objetivos: Tendo por base a teoria social cognitiva (i) identificar as atitudes dos receptores no tocante deciso de ler ou deletar a mensagem de marketing social enviada por e-mail; (ii) discutir a intrusividade percebida nas intenes dos receptores em atenderem aos apelos da mensagem; iii) identificar os fatores cognitivos que predizem a inteno dos receptores em atender aos apelos da mensagem, aps a tomada de deciso de l-la. Mtodo: Estudo quantitativo, de corte transversal, com 349 alunos de uma instituio de ensino superior capixaba, cujos dados foram interpretados por meio de trs anlises: modelagem de equaes estruturadas, Probit e frequncia cruzada. Originalidade/relevncia: Esta pesquisa avana o estudo exploratrio de Wilson et al. (2015) ao analisar as atitudes dos destinatrios de e-mail baseado em permisso, alm de considerar o aspecto intrusivo percebido. Resultados: Metade dos respondentes optaram por ler a mensagem de e-mail, mostrando que a percepo quanto pouca utilidade, relevncia e familiaridade com o assunto pode ter contribudo para as atitudes negativas em relao ao e-mail. E a renda pode impactar a mudana de comportamento voltado doao, afetando tambm a percepo dos esforos, e dos custos para agir, especialmente em regies cuja renda per capita baixa. Contribuies tericas: Como o foco do marketing social downstream est na mudana do comportamento individual, a confiana na estratgia de comunicao baseada apenas no envio de uma mensagem de marketing social por e-mail pode estar comprometida. Ou seja, pode limitar a eficcia de uma mudana de comportamento, principalmente para ajudar pessoas que morem em outros continentes. Contribuies para a gesto: Os resultados tambm podem atuar como fatores contributivos para a formulao de aes estratgicas de marketing social mais efetivas para instigar novas atitudes e comportamentos, no tocante ajuda a estranhos. Objective: Based on social cognitive theory, this study has three objectives: i) identify receivers attitudes regarding the decision to read or delete a message sent via e-mail; ii) discuss the perceived intrusiveness in the intentions of receivers to respond to the appeals of the message; and iii) identify cognitive factors that predict receivers intention, after deciding to read, toward compliance with an e-mail appeal.Methodology: It is quantitative, cross-sectional research with students from a higher education institution, in the state of Esprito Santo, Brazil. The data were interpreted through three analyses: structural equation modeling, Probit and cross-frequency.Originality / relevance: This research advances the exploratory study of Wilson et al. (2015) by analyzing the attitudes of email recipients based on permission, in addition to considering the perceived intrusive aspect.Results: Evidence show that, although half of the respondents chose to read the e-mail message, their perception of little utility, relevance, and familiarity with the subject may have contributed to negative attitudes towards e-mail. This perception may be interfering with the respondents social cognitive factors, preventing them from changing and maintaining new attitudes, especially in regions with low per capita income.Theoretical contributions: The focus of downstream social marketing lies in changing individual behaviour, therefore, reliance on communication strategy is based on sending a social marketing message via e-mail only and may limit its effectiveness to change behaviour, especially to help people in other continents.Management contributions: Results can also act as contributory factors for the formulation of more effective social marketing strategic actions to instigate new attitudes and behaviours, regarding the help of strangers.Universidade Nove de Julho - Uninove2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1489410.5585/remark.v18i2.4004ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 18, n. 2 (2019): (abr./jun.); 198-2232177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14894/7124https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14894/7125Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marcello Franciscod'Angelo, Marcia Juliana2020-01-17T14:47:26Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14894Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2020-01-17T14:47:26REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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