Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marta Isabel Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19311
Resumo: O presente relatório realiza-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. A PES foi realizada em contexto de Creche numa Instituição Particular de Solidariedade Social,com um grupo de vinte crianças de dois anos de idade,em contexto de Educação Pré-escolar, numa instituição pertencente à rede pública de jardins de infância com um grupo de catorze crianças de três anos de idade. Os objetivos deste relatório são refletir, investigar e dar a conhecer o trabalho realizado em ambos os contextos e esclarecer o impacto das rotinas no desenvolvimento da autonomia e iniciativa das crianças. A prática foi centrada em respeitar a individualidade da criança, considerando as suas necessidades e vontades. As experiências de aprendizagem apresentavam como principal objetivo desenvolver a autonomia e iniciativa da criança. A questão-problema do trabalho levantada foi: “Será que a existência de rotina diária favorece o desenvolvimento da autonomia e iniciativa da criança?”. Esta questão constitui o ponto de partida para esta investigação, a partir da qual foram propostos os seguintes objetivos: (i) refletir sobre a importância da rotina diária na Creche/jardim de infância; (ii) identificar os momentos da rotina diária que melhor favorecem o desenvolvimento da autonomia e iniciativa da criança; (iii) observar a existência ou ausência de rotinas de qualidade na Creche/jardim de infância; (iv) criar momentos da rotina diária; A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa de natureza interpretativa, recolhendo dados sobre as rotinas das crianças com recurso à observação participante, notas de campo, entrevista e fotografia. Apresento resultados através de narrativa com descrições contextuais e citações dos participantes em experiências de aprendizagem significativas que favoreceram as rotinas diárias da criança tornando-as mais autonómas, com iniciativa e criatividade.
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