Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela Filipa Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18877
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES foi desenvolvida em três contextos: em Creche, numa instituição pertencente à rede privada, com crianças de dois anos de idade; em Educação Pré-escolar, numa instituição da rede pública com crianças de 3 anos de idade; e, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na mesma instituição com crianças de 6 anos de idade. Neste documento apresentam-se as experiências de ensino-aprendizagem que dão conta do trabalho que foi desenvolvido com as crianças ao longo da PES. Na prática que desenvolvemos, bem como na sua documentação, seguimos as linhas orientadoras dos documentos oficiais, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e o Programa e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos processos e desafios experienciados nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo das práticas, aqui descritas e analisadas, realizamos também, e a par, uma investigação sobre a importância das relações estabelecidas entre a escola e a comunidade. O interesse pela investigação das nossas práticas surgiu por considerarmos importante o contacto direto das crianças com o conhecimento sobre factos do mundo e com experiências mais participadas por elas, sobretudo em espaços plurais. A área do conhecimento do mundo encontra-se presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, alertando-nos que os seres humanos se desenvolvem e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. Neste sentido, partindo do tema Colaboração escola/comunidade(s) pretendeu-se dar resposta à seguinte questão problema: Em que medida a colaboração de outros membros da comunidade, bem como o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo, se constitui num meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem das crianças? Para dar resposta a esta questão, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (i) Envolver os membros da comunidade no processo educativo das crianças; (ii) Desenvolver experiências que promovam o contacto e a descoberta com a comunidade e instituições (serviços); (iii) Promover um clima de comunicação, de troca e procura de saberes entre crianças, adultos e comunidade. Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a dados qualitativos em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Deste modo, recorremos à entrevista realizada com os grupos de crianças com quem mantivemos contacto ao longo do ano letivo, ao inquérito por questionário à educadora do contexto da Educação Pré-escolar e à professora titular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, notas de campo, registos fotográficos e observação participante. Este estudo permitiu compreender a importância atribuída à relação escola/comunidade, nomeadamente com os vários elementos e instituições do meio local, o que revelou ser uma mais-valia visto que a qualidade do ensino e o significado da escola saem valorizados. Assim, para uma aprendizagem de qualidade, tornou-se necessário valorizar e envolver as crianças em atividades que proporcionassem o contacto com espaços plurais e outros membros da comunidade, para benefício das aprendizagens das mesmas, permitindo também a troca e procura de saberes entre a criança e o adulto, através de um clima de comunicação participada.
id RCAP_8fbe1961d834d03915b178db406d441b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCrecheEducação pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES foi desenvolvida em três contextos: em Creche, numa instituição pertencente à rede privada, com crianças de dois anos de idade; em Educação Pré-escolar, numa instituição da rede pública com crianças de 3 anos de idade; e, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na mesma instituição com crianças de 6 anos de idade. Neste documento apresentam-se as experiências de ensino-aprendizagem que dão conta do trabalho que foi desenvolvido com as crianças ao longo da PES. Na prática que desenvolvemos, bem como na sua documentação, seguimos as linhas orientadoras dos documentos oficiais, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e o Programa e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos processos e desafios experienciados nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo das práticas, aqui descritas e analisadas, realizamos também, e a par, uma investigação sobre a importância das relações estabelecidas entre a escola e a comunidade. O interesse pela investigação das nossas práticas surgiu por considerarmos importante o contacto direto das crianças com o conhecimento sobre factos do mundo e com experiências mais participadas por elas, sobretudo em espaços plurais. A área do conhecimento do mundo encontra-se presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, alertando-nos que os seres humanos se desenvolvem e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. Neste sentido, partindo do tema Colaboração escola/comunidade(s) pretendeu-se dar resposta à seguinte questão problema: Em que medida a colaboração de outros membros da comunidade, bem como o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo, se constitui num meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem das crianças? Para dar resposta a esta questão, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (i) Envolver os membros da comunidade no processo educativo das crianças; (ii) Desenvolver experiências que promovam o contacto e a descoberta com a comunidade e instituições (serviços); (iii) Promover um clima de comunicação, de troca e procura de saberes entre crianças, adultos e comunidade. Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a dados qualitativos em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Deste modo, recorremos à entrevista realizada com os grupos de crianças com quem mantivemos contacto ao longo do ano letivo, ao inquérito por questionário à educadora do contexto da Educação Pré-escolar e à professora titular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, notas de campo, registos fotográficos e observação participante. Este estudo permitiu compreender a importância atribuída à relação escola/comunidade, nomeadamente com os vários elementos e instituições do meio local, o que revelou ser uma mais-valia visto que a qualidade do ensino e o significado da escola saem valorizados. Assim, para uma aprendizagem de qualidade, tornou-se necessário valorizar e envolver as crianças em atividades que proporcionassem o contacto com espaços plurais e outros membros da comunidade, para benefício das aprendizagens das mesmas, permitindo também a troca e procura de saberes entre a criança e o adulto, através de um clima de comunicação participada.This internship report was accomplished in scope of the curricular unit of Practice of Supervised Teaching (PST), integrated in the syllabus of the Master’s degrees in the Pre-School and First Cycle of Basic Education, of the Superior School of Education in the Polytechnic Institute of Bragança. PST was developed in three contexts: in Kindergarten, in an institution belonging to a private network, with two year’s old children; in Pre-School education, in a public institution with three year’s old children and in the context of first cycle of basic education in the same institution with six year’s old children. In this document are presented teaching-learning experiences which account the work developed with the children during the Practice of Supervised Teaching. In the practice we developed, as well as in its documentation, we followed the guidelines of the official documents, namely the Curricular Guidelines for Pre-school Education and the Program and Goals for the 1st Cycle of Basic Education. In addition to assuming a critical and reflective attitude regarding the processes and challenges experienced in the contexts of Kindergarten, Pre-school and 1st Cycle of Basic Education, throughout the practices, described and analyzed here, we performed also an investigation into the importance of the relationships established between the school and the community. The interest for the investigation of our practices arose because we consider important the direct contact between the children and the knowledge about facts of the world and with experiences more participated by them, especially in plural spaces. Thus, the world's knowledge area is present in the Curriculum Guidelines for Pre-school Education, alerting us that human beings develop and learn in interaction with the world around them. In this sense, starting from the topic Collaboration school/community(s), it was intended to answer the following problem question: to what extent the collaboration of other members of the community, as well as the contribution of their knowledge and skills to the educational work, constitutes in a way to broaden and enrich children's learning situations? To answer this question, the following objectives were established: (i) To involve community members in the educational process of children; (ii) To develop experiences that promote contact and discovery with the community and institutions (services); (iii) To promote a climate of communication, exchange and search for knowledge among children, adults and the community. We carry out qualitative research using qualitative data in accordance with the data collection instruments used. In this way, we used interviews with the groups of children with whom we had contact throughout the school year, the questionnaire survey of the educator in the context of Pre-school Education and the first teacher of the 1st Cycle of Basic Education, field notes, photographic records and participant observation. This study allowed us to understand the importance attributed to the school / community relationship, namely with the various elements and institutions of the local environment, which proved to be an added value since the quality of teaching and the meaning of the school are valued. Thus, for a quality learning, it became necessary to value and involve children’s in activities that provided contact with plural spaces and other members of the community, for the benefit of their learning, also allowing the exchange and search for knowledge among the child and the adult, through a climate of participatory communication.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBMartins, Daniela Filipa Pinto2019-02-12T15:41:09Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18877TID:202130479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:08.170186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Martins, Daniela Filipa Pinto
Creche
Educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, Daniela Filipa Pinto
author_facet Martins, Daniela Filipa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniela Filipa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES foi desenvolvida em três contextos: em Creche, numa instituição pertencente à rede privada, com crianças de dois anos de idade; em Educação Pré-escolar, numa instituição da rede pública com crianças de 3 anos de idade; e, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na mesma instituição com crianças de 6 anos de idade. Neste documento apresentam-se as experiências de ensino-aprendizagem que dão conta do trabalho que foi desenvolvido com as crianças ao longo da PES. Na prática que desenvolvemos, bem como na sua documentação, seguimos as linhas orientadoras dos documentos oficiais, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e o Programa e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos processos e desafios experienciados nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo das práticas, aqui descritas e analisadas, realizamos também, e a par, uma investigação sobre a importância das relações estabelecidas entre a escola e a comunidade. O interesse pela investigação das nossas práticas surgiu por considerarmos importante o contacto direto das crianças com o conhecimento sobre factos do mundo e com experiências mais participadas por elas, sobretudo em espaços plurais. A área do conhecimento do mundo encontra-se presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, alertando-nos que os seres humanos se desenvolvem e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. Neste sentido, partindo do tema Colaboração escola/comunidade(s) pretendeu-se dar resposta à seguinte questão problema: Em que medida a colaboração de outros membros da comunidade, bem como o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo, se constitui num meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem das crianças? Para dar resposta a esta questão, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (i) Envolver os membros da comunidade no processo educativo das crianças; (ii) Desenvolver experiências que promovam o contacto e a descoberta com a comunidade e instituições (serviços); (iii) Promover um clima de comunicação, de troca e procura de saberes entre crianças, adultos e comunidade. Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a dados qualitativos em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Deste modo, recorremos à entrevista realizada com os grupos de crianças com quem mantivemos contacto ao longo do ano letivo, ao inquérito por questionário à educadora do contexto da Educação Pré-escolar e à professora titular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, notas de campo, registos fotográficos e observação participante. Este estudo permitiu compreender a importância atribuída à relação escola/comunidade, nomeadamente com os vários elementos e instituições do meio local, o que revelou ser uma mais-valia visto que a qualidade do ensino e o significado da escola saem valorizados. Assim, para uma aprendizagem de qualidade, tornou-se necessário valorizar e envolver as crianças em atividades que proporcionassem o contacto com espaços plurais e outros membros da comunidade, para benefício das aprendizagens das mesmas, permitindo também a troca e procura de saberes entre a criança e o adulto, através de um clima de comunicação participada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T15:41:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18877
TID:202130479
url http://hdl.handle.net/10198/18877
identifier_str_mv TID:202130479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352097603584