Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sofia Laura Nogueira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31112
Resumo: Este relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB.
id RCAP_001484d08f48ce0d74b18d261db8eca6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridadeInterdisciplinaridadeLiteracia EstatísticaTrabalho CooperativoEste relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumCosta, Sofia Laura Nogueira da2020-01-28T13:27:58Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31112202381307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:39.949567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
title Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
spellingShingle Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
Costa, Sofia Laura Nogueira da
Interdisciplinaridade
Literacia Estatística
Trabalho Cooperativo
title_short Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
title_full Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
title_fullStr Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
title_sort Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
author Costa, Sofia Laura Nogueira da
author_facet Costa, Sofia Laura Nogueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sofia Laura Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Literacia Estatística
Trabalho Cooperativo
topic Interdisciplinaridade
Literacia Estatística
Trabalho Cooperativo
description Este relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-28T13:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31112
202381307
url http://hdl.handle.net/10400.26/31112
identifier_str_mv 202381307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030173847552