Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31112 |
Resumo: | Este relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB. |
id |
RCAP_001484d08f48ce0d74b18d261db8eca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridadeInterdisciplinaridadeLiteracia EstatísticaTrabalho CooperativoEste relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumCosta, Sofia Laura Nogueira da2020-01-28T13:27:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31112TID:202381307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:04:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:04:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
title |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade Costa, Sofia Laura Nogueira da Interdisciplinaridade Literacia Estatística Trabalho Cooperativo |
title_short |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
title_full |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
title_sort |
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade |
author |
Costa, Sofia Laura Nogueira da |
author_facet |
Costa, Sofia Laura Nogueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sofia Laura Nogueira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Literacia Estatística Trabalho Cooperativo |
topic |
Interdisciplinaridade Literacia Estatística Trabalho Cooperativo |
description |
Este relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-28T13:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31112 TID:202381307 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31112 |
identifier_str_mv |
TID:202381307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546149767151616 |