Elaboração de jogo educacional na farmacologia: A validação por especialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zepponi, Karla Meira Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Braccialli , Luzmarina Aparecida Doretto, Pinheiro, Osni Lázaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.476-489
Resumo: A utilização de tecnologia educacional, por meio de estratégia lúdica, pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Construir um jogo  para os estudantes do Curso Técnico de Farmácia de uma Instituição Pública de Ensino  do Estado de São Paulo e o validar, por juizes da área da Educação e Farmacologia. Estudo qualitativo, de natureza descritiva e observacional, realizando a coleta de dados prospectiva, com quatro juízes da área de Educação e quatro de Farmacologia. O juízes validaram o jogo, preenchendo os instrumentos, que foram analisados, readequados e submetidos novamente aos juízes, para nova validação. Os dados qualitativos foram organizados a partir de núcleos de sentido, e a análise foi de conteúdo, na modalidade temática. Emergiram três categorias: o papel do jogo e o papel do professor, a jogabilidade e a importância da aprendizagem significativa no jogo. A abordagem do jogo educativo pelos juízes foi relevante como estratégia lúdica e ferramenta de aprendizagem. Os juízes apontaram melhorias na construção do jogo para ensino em Farmacologia, apresentando  conteúdo adequado para o ensino técnico, com temas da prática farmacêutica, articulando o conhecimento e o raciocínio e despertando o interesse do estudante.
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spelling Elaboração de jogo educacional na farmacologia: A validação por especialistasElaboration of educational game in pharmacology: Validation by specialistsAprendizagem; Ensino; Jogo; Material Didático.Learning; Education; Game; Teaching Materials.A utilização de tecnologia educacional, por meio de estratégia lúdica, pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Construir um jogo  para os estudantes do Curso Técnico de Farmácia de uma Instituição Pública de Ensino  do Estado de São Paulo e o validar, por juizes da área da Educação e Farmacologia. Estudo qualitativo, de natureza descritiva e observacional, realizando a coleta de dados prospectiva, com quatro juízes da área de Educação e quatro de Farmacologia. O juízes validaram o jogo, preenchendo os instrumentos, que foram analisados, readequados e submetidos novamente aos juízes, para nova validação. Os dados qualitativos foram organizados a partir de núcleos de sentido, e a análise foi de conteúdo, na modalidade temática. Emergiram três categorias: o papel do jogo e o papel do professor, a jogabilidade e a importância da aprendizagem significativa no jogo. A abordagem do jogo educativo pelos juízes foi relevante como estratégia lúdica e ferramenta de aprendizagem. Os juízes apontaram melhorias na construção do jogo para ensino em Farmacologia, apresentando  conteúdo adequado para o ensino técnico, com temas da prática farmacêutica, articulando o conhecimento e o raciocínio e despertando o interesse do estudante.The use of educational technological resources, through the development of a game, provides a playful strategy to facilitate student learning. Build an amusing game for students enrolled in the Technical Pharmacy course at a Public Teaching Institution in Sao Paulo State, and validate it by judges specialized in the areas of Education and Pharmacology. Descriptive and observational qualitative study, prospective data collection, with eight judges in the areas of Education and Pharmacology. These judges validated the game by filling in the instruments, which were analyzed, readjusted and submitted again to the judges, for further validation. The qualitative data were organized from the core of meanings and the analysis was by content, in the thematic modality. Three categories emerged: the role of the game and the role of the teacher, gameplay and the importance of meaningful learning in the game. The approach of the educational game by the judges was relevant as a ludic strategy and learning tool. The judges pointed out improvements in the construction of the game for teaching in Pharmacology, presenting a clear content, with context and real issues in the professional area, articulating knowledge, reasoning and arousing the student's interest.  Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.476-489https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.476-489New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 476-489New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 476-489New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 476-4892184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/112https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/112/110Zepponi, Karla Meira CastroBraccialli , Luzmarina Aparecida DorettoPinheiro, Osni Lázaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:17Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.690530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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