O que podemos mudar lá fora? : relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Vanessa Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19451
Resumo: O presente relatório evidencia as aprendizagens realizadas ao longo da prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste é apresentado o meu percurso formativo realizado em contexto de jardim de infância. Numa primeira parte do trabalho destaca-se a caraterização do contexto educativo, com o intuito de compreender as origens, hábitos e rotinas das crianças. Numa segunda parte é apresentado o projeto desenvolvido, sob metodologia de trabalho de projeto, identificando todos os processos dependentes do mesmo: a definição do problema, a planificação e desenvolvimento do trabalho, a execução, a divulgação e a consequente avaliação. Posteriormente é ainda apresentado um capítulo, no qual estão patentes as considerações finais. Neste ponto apresentam-se as dificuldades sentidas na execução do projeto, bem como as oportunidades resultantes do mesmo. Verifica-se ainda uma apreciação por parte da educadora, conseguida por meio de uma entrevista, na qual se compreende a sua visão do contexto exterior, bem como se verificam as vantagens do projeto, nomeadamente no desenvolvimento de determinadas competências nas crianças. Por último, é ainda apresentado um ponto reflexivo a nível pessoal, no qual constam as principais aprendizagens resultantes de um projeto desta dimensão.
id RCAP_0023b7ad7f736ab2d8cd150a0f8ab2f0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que podemos mudar lá fora? : relatório finalEducação Pré-EscolarAprendizagemProjetoExteriorO presente relatório evidencia as aprendizagens realizadas ao longo da prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste é apresentado o meu percurso formativo realizado em contexto de jardim de infância. Numa primeira parte do trabalho destaca-se a caraterização do contexto educativo, com o intuito de compreender as origens, hábitos e rotinas das crianças. Numa segunda parte é apresentado o projeto desenvolvido, sob metodologia de trabalho de projeto, identificando todos os processos dependentes do mesmo: a definição do problema, a planificação e desenvolvimento do trabalho, a execução, a divulgação e a consequente avaliação. Posteriormente é ainda apresentado um capítulo, no qual estão patentes as considerações finais. Neste ponto apresentam-se as dificuldades sentidas na execução do projeto, bem como as oportunidades resultantes do mesmo. Verifica-se ainda uma apreciação por parte da educadora, conseguida por meio de uma entrevista, na qual se compreende a sua visão do contexto exterior, bem como se verificam as vantagens do projeto, nomeadamente no desenvolvimento de determinadas competências nas crianças. Por último, é ainda apresentado um ponto reflexivo a nível pessoal, no qual constam as principais aprendizagens resultantes de um projeto desta dimensão.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumAugusto, Vanessa Sofia Ferreira2017-11-21T14:58:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19451201751933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:54.470591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que podemos mudar lá fora? : relatório final
title O que podemos mudar lá fora? : relatório final
spellingShingle O que podemos mudar lá fora? : relatório final
Augusto, Vanessa Sofia Ferreira
Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Projeto
Exterior
title_short O que podemos mudar lá fora? : relatório final
title_full O que podemos mudar lá fora? : relatório final
title_fullStr O que podemos mudar lá fora? : relatório final
title_full_unstemmed O que podemos mudar lá fora? : relatório final
title_sort O que podemos mudar lá fora? : relatório final
author Augusto, Vanessa Sofia Ferreira
author_facet Augusto, Vanessa Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Vanessa Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Projeto
Exterior
topic Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Projeto
Exterior
description O presente relatório evidencia as aprendizagens realizadas ao longo da prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste é apresentado o meu percurso formativo realizado em contexto de jardim de infância. Numa primeira parte do trabalho destaca-se a caraterização do contexto educativo, com o intuito de compreender as origens, hábitos e rotinas das crianças. Numa segunda parte é apresentado o projeto desenvolvido, sob metodologia de trabalho de projeto, identificando todos os processos dependentes do mesmo: a definição do problema, a planificação e desenvolvimento do trabalho, a execução, a divulgação e a consequente avaliação. Posteriormente é ainda apresentado um capítulo, no qual estão patentes as considerações finais. Neste ponto apresentam-se as dificuldades sentidas na execução do projeto, bem como as oportunidades resultantes do mesmo. Verifica-se ainda uma apreciação por parte da educadora, conseguida por meio de uma entrevista, na qual se compreende a sua visão do contexto exterior, bem como se verificam as vantagens do projeto, nomeadamente no desenvolvimento de determinadas competências nas crianças. Por último, é ainda apresentado um ponto reflexivo a nível pessoal, no qual constam as principais aprendizagens resultantes de um projeto desta dimensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T14:58:12Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19451
201751933
url http://hdl.handle.net/10400.26/19451
identifier_str_mv 201751933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130023594033152