Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47604 |
Resumo: | O presente artigo centra-se na sugestão de atividades para o treino da consciência fonológica ao longo do primeiro ciclo de escolaridade. Parte-se de ume perspetiva articulada entre anos e ciclos de ensino, visando a exploração continuada e gradual deste domínio do Conhecimento Explícito da Língua. As abordagens propostas centram-se, sobretudo, no uso de diversas tipologias textuais para o trabalho efetivo e transversal da consciência fonológica. |
id |
RCAP_002a6fa9a0b85ef5d5a6d4dfab753b81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textualConsciência FonológicaDiversidade TextualDidática da Língua PortuguesaPhonological AwarenessTextsPortuguese LanguageO presente artigo centra-se na sugestão de atividades para o treino da consciência fonológica ao longo do primeiro ciclo de escolaridade. Parte-se de ume perspetiva articulada entre anos e ciclos de ensino, visando a exploração continuada e gradual deste domínio do Conhecimento Explícito da Língua. As abordagens propostas centram-se, sobretudo, no uso de diversas tipologias textuais para o trabalho efetivo e transversal da consciência fonológica.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumCorreia, IsabelGonzalez, Rita Maria Ribeiro2023-10-27T12:36:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:22.410151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
title |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
spellingShingle |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual Correia, Isabel Consciência Fonológica Diversidade Textual Didática da Língua Portuguesa Phonological Awareness Texts Portuguese Language |
title_short |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
title_full |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
title_fullStr |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
title_full_unstemmed |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
title_sort |
Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textual |
author |
Correia, Isabel |
author_facet |
Correia, Isabel Gonzalez, Rita Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Gonzalez, Rita Maria Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Isabel Gonzalez, Rita Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência Fonológica Diversidade Textual Didática da Língua Portuguesa Phonological Awareness Texts Portuguese Language |
topic |
Consciência Fonológica Diversidade Textual Didática da Língua Portuguesa Phonological Awareness Texts Portuguese Language |
description |
O presente artigo centra-se na sugestão de atividades para o treino da consciência fonológica ao longo do primeiro ciclo de escolaridade. Parte-se de ume perspetiva articulada entre anos e ciclos de ensino, visando a exploração continuada e gradual deste domínio do Conhecimento Explícito da Língua. As abordagens propostas centram-se, sobretudo, no uso de diversas tipologias textuais para o trabalho efetivo e transversal da consciência fonológica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2023-10-27T12:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47604 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134145255833601 |