Dislexia de desenvolvimento: análise comparativa do perfil neurocognitivo de crianças disléxicas e normoleitoras com a mesma idade de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Liliane Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28152
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Dislexia de desenvolvimento: análise comparativa do perfil neurocognitivo de crianças disléxicas e normoleitoras com a mesma idade de leituraDislexia, criançaDéfices neurocognitivosDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraOs dados disponíveis e que fazem referência ao perfil neurocognitivo das crianças com dislexia de desenvolvimento (DD) são escassos, principalmente quando se reportam a comparações com crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura. A maior parte dos estudos existentes neste campo focam-se muitas vezes num único domínio, como a linguagem, a memória ou as funções executivas, sendo poucos os que conjugam o estudo das diversas funções. O objetivo do presente estudo consiste na comparação do desempenho de um grupo de crianças disléxicas e um grupo de controlo com a mesma idade de leitura em diversas funções neurocognitivas, uma vez que só este procedimento nos permitirá analisar o carácter idiossincrático, ou não, do funcionamento neurocognitivo das crianças disléxicas. Ou seja, o perfil neuropsicológico das crianças com DD é singular e está associado a uma perturbação neurodesenvolvimental, ou, simplesmente, está associado a um atraso. Relativamente aos participantes, são 30 crianças diagnosticadas com DD e 30 crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura, sem sinalização ou diagnóstico de dificuldades de aprendizagem gerais ou específicas ou outros problemas do neurodesenvolvimento, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos de idade. O protocolo de avaliação incluiu o Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura: “O Rei”, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Forma Paralela e vários subtestes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) com intuito de avaliar a consciência fonológica e aptidões de nomeação rápida de estímulos, a atenção seletiva e sustentada, a memória visual a curto prazo, a capacidade de organização visuoespacial, a flexibilidade cognitiva, a capacidade de planificação e resolução de problemas e a memória de trabalho espacial. Posto isto, através dos dados obtidos na presente investigação podemos verificar que há efetivamente défices neuropsicológicos específicos e que traduzem um défice desenvolvimental, sendo eles a consciência fonológica, a atenção sustentada e seletiva e a flexibilidade cognitiva e que há funções neurocognitivas que traduzem um atraso no seu desenvolvimento, sendo elas a nomeação rápida de estímulos, a memória de trabalho espacial e organização visuoespacial.The available data, which refers to the neurocognitive profile of children with developmental dyslexia (DD), is limited, especially in relation to comparisions with normal readers children in the same reading age. Most of the existing studies in this field usually focus on a single domain, such as language, memory and executive functions, few are the ones that combine the study of the diferent functions. The aim of this study is to compare the performance of a group of dyslexic children with the control group of the same age in reading in various neurocognitive tasks, since this procedure only allows us to analyze the idiosyncratic nature of the neurocognitive functioning of dyslexic children. In other words, the neuropsychological profile of children with DD is unique and is associated with a neurodevelopmental disorder, or simply associated with a delay. The study participants consist in 30 children who were diagnosed with DD and 30 normal readers in the same reading age, without signs or diagnosis of general or specific learning disabilities or other neurodevelopmental problems, aged between 6 and 9 years old. The assessment protocol included the Test for Assessment of Reading Fluency and Accuracy: The King, the Raven's Progressive Matrices - Parallel Form and several subtests of the Neuropsychological Assessment Battery of Coimbra (BANC from portuguese, Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra) in order to analyse the phonological awareness, rapid naming of stimuli, selective and sustained attention, visual short term memory, visuospatial organization, cognitive flexibility, planning, problem solving and spatial working memory. In the comparative analysis the results reveal that children with DD show deficits in phonological awareness, selective and sustained attention and cognitive flexibility. Using the data obtained in this study we can see that there are specific neuropsychological deficits, which reflect a developmental deficit, namely phonological awareness, sustained and selective attention and cognitive flexibility, also there are neurocognitive functions that translate a delay in their development, like the rapid naming of stimuli to spatial working memory and visuospatial organization.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28152http://hdl.handle.net/10316/28152TID:201442957porCosta, Liliane Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:38.043883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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